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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentação na resenha crítica

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Argumentação na resenha crítica

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. O gênero trabalhado é resenha crítica de um programa de televisão conhecido dos estudantes (Malhação). Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor para despertar-lhe o interesse em conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado e também para que possa empregar argumentos no momento em que for produzir suas resenhas críticas.

Materiais necessários:

Computador e telão.

Texto impresso.

Informações sobre o gênero: Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou espectador da resenha crítica em vídeo. Nesta aula será utilizada uma resenha crítica sobre o programa de televisão Malhação.

Fonte: Com muitos defeitos, Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade por Viva a Diferença, Gabriel Vaquer, publicado no site Observatório da Televisão, disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/03/com-muitos-defeitos-malhacao-vidas-brasileiras-so-fez-aumentar-a-saudade-por-viva-a-diferenca. Acesso em 23/07/2018.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para compreender a força dos argumentos utilizados pelo autor em resenha crítica de produto de mídia voltado ao público infantil.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles.
  • Explique aos alunos que nesta aula serão estudados os argumentos utilizados pelo autor em uma resenha crítica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles vão ler uma resenha crítica sobre o programa de televisão Malhação.
  • Retome com a turma que esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (neste caso o programa de televisão Malhação) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
  • Convide os alunos a lerem o título do texto. Pergunte-lhes se a partir do título é possível supor qual é a opinião do autor sobre o programa televisivo que é objeto da resenha crítica. Convide-os a observar os trechos “Com muitos defeitos” e “só faz aumentar a saudade”. Proponha uma reflexão sobre o que sugerem esses trechos.
  • Pergunte aos alunos de que forma o autor pode influenciar os leitores a concordarem ou não com ele. Nesse momento é importante convidar os alunos a pensarem sobre o recurso que autor utiliza (a escolha do vocabulário, argumentos), para convencer os leitores a concordarem com ele. Se o autor diz no título que Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade da temporada anterior (Viva a Diferença), como ele vai convencer os leitores de seu texto a concordarem como o que ele pensa?
  • Convide a turma a fazer uma leitura silenciosa do texto.

Materiais complementares:

Para imprimir o texto, acesse aqui

Fonte: Com muitos defeitos, Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade por Viva a Diferença, Gabriel Vaquer, publicado no site Observatório da Televisão, disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/03/com-muitos-defeitos-malhacao-vidas-brasileiras-so-fez-aumentar-a-saudade-por-viva-a-diferenca. Acesso em 23/07/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de ideias sobre o texto e a atividade.
  • Apresente a resenha crítica, se possível, em seu suporte original para que os alunos tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola, pois contribui para melhor compreensão da função social da resenha crítica, além de permitir a exploração dos elementos que aparecem na página da internet em que o texto está publicado (imagens, anúncios, links, ícones de compartilhamento). Aproveite para explorar com os alunos esses elementos e mostrar-lhes que o texto digital oportuniza diferentes percursos de leitura, o que não ocorre com o texto impresso.
  • Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto.
  • Após a leitura, faça uma síntese oral coletiva do texto com o objetivo de garantir que todos tenham compreendido o texto lido. Caso você perceba que há alunos com lacunas no entendimento, retome os trechos que provocaram a dúvida, pergunte à turma se alguém pode contribuir complementando ideias, indicando pistas no texto que contribuem para a compreensão da leitura, retome a leitura de trechos, faça perguntas que ajudem o aluno a esclarecer suas dúvidas. A compreensão do texto é fundamental para a continuidade da atividade proposta nesta aula.
  • Explique aos alunos que, por ser um texto que apresenta a opinião de quem o escreveu, o autor utiliza argumentos para fortalecer seu ponto de vista e convencer seu interlocutor. São os argumentos consistentes que convencem, ajudam a construir conhecimento e a desenvolver a criticidade de quem lê gêneros textuais argumentativos, além de deixar claro para o leitor os motivos que levaram o autor do texto a apresentar essa opinião e não outra. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes” p. 38. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém” p. 43. Para que o texto tenha uma progressão de ideias e argumentos é necessário um planejamento do que se pretende escrever, como a escolha do tema ou questão polêmica, escolha de argumentos favoráveis e desfavoráveis ao assunto escolhido, definição do posicionamento que o autor assumirá e organização do texto com articulação dos argumentos para convencer o leitor.

Para saber mais sobre o assunto, consulte o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

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Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

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Slide Plano Aula

Orientações: Continuação do texto.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue a atividade aos alunos e oriente as duplas a compararem as duas colunas da atividade (texto original e outra possibilidade de escrever o mesmo trecho). Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o desenvolvimento do trabalho das duplas e oriente os alunos, mas evite oferecer respostas prontas; prefira fazer questionamentos que levem à reflexão, como: “Por que será que o autor optou por escrever como está no texto e não como as opções apresentadas na segunda coluna da folha de atividades?” “Qual das duas formas de expressar a ideia você considera mais convincente?” “Por quê?” “Se você fosse produzir uma resenha crítica e escolhesse as possibilidades de escrita apresentadas na segunda coluna, o que faltaria para que seu texto cumprisse a função social desse gênero textual?”
  • Oriente os alunos a registrarem suas descobertas na terceira coluna. É importante que esse registro não seja apenas algo como “Foi retirado um trecho” ou “Está faltando a frase que diz…”. O registro precisa contemplar a descoberta de que o que falta são os argumentos que fundamentam a opinião negativa do autor em relação a essa temporada do programa Malhação.
  • Promova um momento de socialização dos registros das descobertas das duplas, incentive a participação e a troca de ideias sobre as explicações apresentadas pelos alunos e retome os pontos que precisam de mais esclarecimento.

Materiais complementares:

Para imprimir a atividade, acesse aqui

Para ler a resolução da atividade, acesse aqui

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Slide Plano Aula

Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Slide Plano Aula

Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Slide Plano Aula

Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Slide Plano Aula

Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a registrarem no caderno os conhecimentos que adquiriram a respeito da importância da argumentação no gênero resenha crítica.
  • Espera-se que os alunos tenham compreendido que a construção da argumentação é importante para sustentar a opinião do autor e convencer leitor, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos em relação aos produtos culturais (filmes, livros, séries, HQs, games, livros, programas de TV) destinados a eles.
  • Esse registro no fechamento da aula é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de resenhas críticas que os alunos farão nas próximas aulas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Resenha crítica / Vlog infantil de crítica e no campo de atuação Vida cotidiana / Vida pública / Todos os campos. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística / Semiótica, prática de linguagem Análise Linguística / Semiótica. O gênero trabalhado é resenha crítica de um programa de televisão conhecido dos estudantes (Malhação). Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. Ao analisar a argumentação do autor, os alunos têm a oportunidade de concordar ou não com ele, utilizar argumentos para fundamentar sua forma de pensar, construir sua habilidade argumentativa e desenvolver sua criticidade. Em situações em que se pretende o desenvolvimento do espírito crítico do estudante, é importante encorajá-lo a não aceitar como verdade única tudo o que lê, sem antes refletir sobre o assunto, conhecer opiniões diferentes sobre o tema, conversar com outros colegas para formar sua opinião. O foco desta aula é reflexão e análise dos argumentos utilizados pelo autor do texto para que o aluno reconheça a força da argumentação na persuasão do leitor para despertar-lhe o interesse em conhecer ou não, na íntegra, o produto resenhado e também para que possa empregar argumentos no momento em que for produzir suas resenhas críticas.

Materiais necessários:

Computador e telão.

Texto impresso.

Informações sobre o gênero: Esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (livro, programa de televisão, HQ, filme, série, peça de teatro, espetáculo de dança) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada. O autor do texto utiliza argumentos para fundamentar sua opinião e convencer o leitor da resenha crítica escrita ou espectador da resenha crítica em vídeo. Nesta aula será utilizada uma resenha crítica sobre o programa de televisão Malhação.

Fonte: Com muitos defeitos, Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade por Viva a Diferença, Gabriel Vaquer, publicado no site Observatório da Televisão, disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/03/com-muitos-defeitos-malhacao-vidas-brasileiras-so-fez-aumentar-a-saudade-por-viva-a-diferenca. Acesso em 23/07/2018.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldade para compreender a força dos argumentos utilizados pelo autor em resenha crítica de produto de mídia voltado ao público infantil.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/. Acesso em 15/09/2018.

MORAIS,A.G.;SILVA, A. Produção de textos escritos e análise linguística na escola. In: Leal, T. F.; BRANDÃO, A.C.P. A.(org). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica,2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 10/09/2018.

VAL, Maria da Graça Costa. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador / Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles.
  • Explique aos alunos que nesta aula serão estudados os argumentos utilizados pelo autor em uma resenha crítica.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas para facilitar a troca de ideias entre eles.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles vão ler uma resenha crítica sobre o programa de televisão Malhação.
  • Retome com a turma que esta resenha crítica é um gênero textual argumentativo da esfera jornalística em que o autor apresenta e avalia um produto cultural (neste caso o programa de televisão Malhação) para influenciar o leitor a conhecer ou não, na íntegra, a obra resenhada.
  • Convide os alunos a lerem o título do texto. Pergunte-lhes se a partir do título é possível supor qual é a opinião do autor sobre o programa televisivo que é objeto da resenha crítica. Convide-os a observar os trechos “Com muitos defeitos” e “só faz aumentar a saudade”. Proponha uma reflexão sobre o que sugerem esses trechos.
  • Pergunte aos alunos de que forma o autor pode influenciar os leitores a concordarem ou não com ele. Nesse momento é importante convidar os alunos a pensarem sobre o recurso que autor utiliza (a escolha do vocabulário, argumentos), para convencer os leitores a concordarem com ele. Se o autor diz no título que Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade da temporada anterior (Viva a Diferença), como ele vai convencer os leitores de seu texto a concordarem como o que ele pensa?
  • Convide a turma a fazer uma leitura silenciosa do texto.

Materiais complementares:

Para imprimir o texto, acesse aqui

Fonte: Com muitos defeitos, Malhação: Vidas Brasileiras só fez aumentar a saudade por Viva a Diferença, Gabriel Vaquer, publicado no site Observatório da Televisão, disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/critica-de-tv/2018/03/com-muitos-defeitos-malhacao-vidas-brasileiras-so-fez-aumentar-a-saudade-por-viva-a-diferenca. Acesso em 23/07/2018.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Mantenha os alunos organizados em duplas para facilitar a troca de ideias sobre o texto e a atividade.
  • Apresente a resenha crítica, se possível, em seu suporte original para que os alunos tenham contato com o texto em seu meio de circulação fora da escola, pois contribui para melhor compreensão da função social da resenha crítica, além de permitir a exploração dos elementos que aparecem na página da internet em que o texto está publicado (imagens, anúncios, links, ícones de compartilhamento). Aproveite para explorar com os alunos esses elementos e mostrar-lhes que o texto digital oportuniza diferentes percursos de leitura, o que não ocorre com o texto impresso.
  • Convide os alunos a lerem silenciosamente o texto.
  • Após a leitura, faça uma síntese oral coletiva do texto com o objetivo de garantir que todos tenham compreendido o texto lido. Caso você perceba que há alunos com lacunas no entendimento, retome os trechos que provocaram a dúvida, pergunte à turma se alguém pode contribuir complementando ideias, indicando pistas no texto que contribuem para a compreensão da leitura, retome a leitura de trechos, faça perguntas que ajudem o aluno a esclarecer suas dúvidas. A compreensão do texto é fundamental para a continuidade da atividade proposta nesta aula.
  • Explique aos alunos que, por ser um texto que apresenta a opinião de quem o escreveu, o autor utiliza argumentos para fortalecer seu ponto de vista e convencer seu interlocutor. São os argumentos consistentes que convencem, ajudam a construir conhecimento e a desenvolver a criticidade de quem lê gêneros textuais argumentativos, além de deixar claro para o leitor os motivos que levaram o autor do texto a apresentar essa opinião e não outra. No texto Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador (Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p.), as autoras explicam que “os textos de opinião procuram convencer, influenciar, através da argumentação em favor de determinada posição assumida, mas também apresentando e refutando posições divergentes” p. 38. “Nunca se argumenta sem o objetivo de modificar de alguma maneira o pensamento ou o julgamento de alguém” p. 43. Para que o texto tenha uma progressão de ideias e argumentos é necessário um planejamento do que se pretende escrever, como a escolha do tema ou questão polêmica, escolha de argumentos favoráveis e desfavoráveis ao assunto escolhido, definição do posicionamento que o autor assumirá e organização do texto com articulação dos argumentos para convencer o leitor.

Para saber mais sobre o assunto, consulte o texto:

Fonte: Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais: caderno do formador, Maria da Graça Costa Val et al. - Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007. 68p. Disponível em:

http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/PRODUCAO_ESCRITA-prof.pdf

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Orientações: Continuação do texto.

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Orientações: Continuação do texto.

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Orientações:

  • Entregue a atividade aos alunos e oriente as duplas a compararem as duas colunas da atividade (texto original e outra possibilidade de escrever o mesmo trecho). Durante a realização da atividade, circule pela sala, acompanhe o desenvolvimento do trabalho das duplas e oriente os alunos, mas evite oferecer respostas prontas; prefira fazer questionamentos que levem à reflexão, como: “Por que será que o autor optou por escrever como está no texto e não como as opções apresentadas na segunda coluna da folha de atividades?” “Qual das duas formas de expressar a ideia você considera mais convincente?” “Por quê?” “Se você fosse produzir uma resenha crítica e escolhesse as possibilidades de escrita apresentadas na segunda coluna, o que faltaria para que seu texto cumprisse a função social desse gênero textual?”
  • Oriente os alunos a registrarem suas descobertas na terceira coluna. É importante que esse registro não seja apenas algo como “Foi retirado um trecho” ou “Está faltando a frase que diz…”. O registro precisa contemplar a descoberta de que o que falta são os argumentos que fundamentam a opinião negativa do autor em relação a essa temporada do programa Malhação.
  • Promova um momento de socialização dos registros das descobertas das duplas, incentive a participação e a troca de ideias sobre as explicações apresentadas pelos alunos e retome os pontos que precisam de mais esclarecimento.

Materiais complementares:

Para imprimir a atividade, acesse aqui

Para ler a resolução da atividade, acesse aqui

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Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Orientações: Tabela para realização da atividade.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos a registrarem no caderno os conhecimentos que adquiriram a respeito da importância da argumentação no gênero resenha crítica.
  • Espera-se que os alunos tenham compreendido que a construção da argumentação é importante para sustentar a opinião do autor e convencer leitor, além de contribuir para o desenvolvimento do espírito crítico dos alunos em relação aos produtos culturais (filmes, livros, séries, HQs, games, livros, programas de TV) destinados a eles.
  • Esse registro no fechamento da aula é importante para a construção e sistematização de conhecimentos necessários à futura produção de resenhas críticas que os alunos farão nas próximas aulas.

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