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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisão sobre o emprego de acento em palavras paroxítonas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Revisão sobre o emprego de acento em palavras paroxítonas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Cartas do jogo, folhas de sulfite, envelopes, quadro/projetor

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e peça que se organizem em grupos de 4 ou 5 alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo e explique-as aos alunos. Você pode utilizar as cartas para ajudar na explicação.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continuação das instruções do jogo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo e explique-as aos alunos.
  • Se achar pertinente, você pode limitar os pedidos de ajuda, por exemplo, a três vezes. Isso deve ser decidido de acordo com o tamanho do repertório que os alunos já conhecem.
  • O preenchimento da folha de respostas deve ocorrer da seguinte maneira:
  • 1ª coluna: palavra formada em cada rodada, já considerando a presença do acento ou do til indicada pelo uso das cartas acessório.
  • 2ª coluna: a carta utilizada na posição A. Pode ser grafado o acento ou o seu nome, o professor pode decidir isso conforme a dinâmica da sala. No caso da carta vazio, deve-se escrever a palavra “vazio”.
  • 3ª coluna: a carta utilizada na posição B. Pode ser grafado o til ou o seu nome, o professor pode decidir isso conforme a dinâmica da sala. No caso da carta vazio, deve-se escrever a palavra “vazio”.
  • 4ª coluna: Ao final da atividade, deve-se escrever a quantidade de pontos marcada em cada rodada, considerando 5 pontos para cada acerto em cada posição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as cartas para os alunos, colocando em cada mesa um envelope de cartas de palavra e um envelope para cada aluno de cartas acessório, bem como a folha onde os alunos irão depositar as cartas e a folha de respostas.
  • São 14 cartas palavra, contento palavras sem til e sem acento, palavras apenas com til e palavras acentuadas com til. As palavras que não possuem nem acento e nem til contém sons nasais realizados pelo n após vogal, de modo que o aluno tenha que considerar que o til só é usado no final da palavra para criar o som nasalado. As cartas devem ser impressas, recortadas e colocadas em um envelope de modo a não se misturarem. Será um envelope de cartas palavra para cada grupo, um envelope de cartas acessório para cada aluno, bem como uma folha depositária e uma folha de respostas para cada aluno. O arquivo da folha depositária está desenhado para que seja dividido ao meio, de modo a formar duas folhas depositárias, assim, esse arquivo deve ser impresso na quantidade de 1 para 2 alunos.

Materiais complementares:

Acesse o arquivo que contém as cartas palavra: aqui

Acesse o arquivo que contém as cartas acessório: aqui

Acesse o arquivo que contém a folha depositária: aqui

Acesse o arquivo que contém a folha de respostas: aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou apresente oralmente as respostas corretas para que os alunos marquem a pontuação. Em seguida, verifique a pontuação deles e anuncie o vencedor.
  • Pergunte aos alunos se possuem alguma dúvida e como se sentiram ao realizar a atividade.

Materiais complementares:

Acesse o arquivo que contém a resolução da atividade

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Cartas do jogo, folhas de sulfite, envelopes, quadro/projetor

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos e peça que se organizem em grupos de 4 ou 5 alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo e explique-as aos alunos. Você pode utilizar as cartas para ajudar na explicação.
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Orientações: Continuação das instruções do jogo.

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Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro as orientações para o jogo e explique-as aos alunos.
  • Se achar pertinente, você pode limitar os pedidos de ajuda, por exemplo, a três vezes. Isso deve ser decidido de acordo com o tamanho do repertório que os alunos já conhecem.
  • O preenchimento da folha de respostas deve ocorrer da seguinte maneira:
  • 1ª coluna: palavra formada em cada rodada, já considerando a presença do acento ou do til indicada pelo uso das cartas acessório.
  • 2ª coluna: a carta utilizada na posição A. Pode ser grafado o acento ou o seu nome, o professor pode decidir isso conforme a dinâmica da sala. No caso da carta vazio, deve-se escrever a palavra “vazio”.
  • 3ª coluna: a carta utilizada na posição B. Pode ser grafado o til ou o seu nome, o professor pode decidir isso conforme a dinâmica da sala. No caso da carta vazio, deve-se escrever a palavra “vazio”.
  • 4ª coluna: Ao final da atividade, deve-se escrever a quantidade de pontos marcada em cada rodada, considerando 5 pontos para cada acerto em cada posição.
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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua as cartas para os alunos, colocando em cada mesa um envelope de cartas de palavra e um envelope para cada aluno de cartas acessório, bem como a folha onde os alunos irão depositar as cartas e a folha de respostas.
  • São 14 cartas palavra, contento palavras sem til e sem acento, palavras apenas com til e palavras acentuadas com til. As palavras que não possuem nem acento e nem til contém sons nasais realizados pelo n após vogal, de modo que o aluno tenha que considerar que o til só é usado no final da palavra para criar o som nasalado. As cartas devem ser impressas, recortadas e colocadas em um envelope de modo a não se misturarem. Será um envelope de cartas palavra para cada grupo, um envelope de cartas acessório para cada aluno, bem como uma folha depositária e uma folha de respostas para cada aluno. O arquivo da folha depositária está desenhado para que seja dividido ao meio, de modo a formar duas folhas depositárias, assim, esse arquivo deve ser impresso na quantidade de 1 para 2 alunos.

Materiais complementares:

Acesse o arquivo que contém as cartas palavra: aqui

Acesse o arquivo que contém as cartas acessório: aqui

Acesse o arquivo que contém a folha depositária: aqui

Acesse o arquivo que contém a folha de respostas: aqui

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete ou apresente oralmente as respostas corretas para que os alunos marquem a pontuação. Em seguida, verifique a pontuação deles e anuncie o vencedor.
  • Pergunte aos alunos se possuem alguma dúvida e como se sentiram ao realizar a atividade.

Materiais complementares:

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