14698
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Analisando as rimas em textos poéticos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Analisando as rimas em textos poéticos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Foco da aula: rima na composição de textos versificados.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Textos do plano (disponíveis aqui).
* Sites sugeridos para este plano adaptado:
Poema de Ruth Rocha declamado, disponível aqui;
Texto do poema de Ruth Rocha, disponível aqui;
Vídeo do cordel Marmelo, o jacaré banguelo, disponível aqui;
Vídeo da música A casa, disponível aqui.

Introdução
Nesta sequência (planos 7, 8 e 9), será trabalhada a rima para, além de conhecer este recurso, se apropriar dele. O título do tema deste plano é bastante sugestivo (“O que aparece em um poema que vai além do tema e tem a ver com fonema?”) e pode ser enviado por escrito, pelo WhatsApp, para suscitar reflexões sobre o assunto da aula. Ainda de forma antecipatória, o professor pode enviar um áudio do poema que está na introdução, criado especialmente para este plano:

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula por videochamada e inicie questionando-os sobre o poema que ouviram, se descobriram a resposta. Fale que o tema da aula é reconhecer as rimas em poemas; para isso, devem ouvir atentamente alguns desses textos, para compreender e descobrir as rimas. Leia o poema de Ruth Rocha, “Direito das crianças”, em voz alta, valorizando as rimas. No entanto, se preferir, faça o compartilhamento de tela e apresente um vídeo com alguns estudantes declamando este poema, disponível aqui. Pergunte se gostaram e se notaram algo especial, algo que apareceu em várias partes do texto, em palavras diferentes. O poema versificado está disponível aqui, e basta o professor, antecipadamente, colar o texto no mural do Padlet para a realização da atividade. Ouça algumas respostas e, caso as crianças tenham pontuado a questão das rimas, pergunte se se lembram de algumas que apareceram no poema e escreva-as no mural do Padlet, compartilhando com a turma as anotações. Apresente também a narração de um cordel e explique o que é a Literatura de Cordel (se for preciso, veja o detalhamento no plano original). Escreva o nome do cordel no mural do Padlet: “Marmelo, o jacaré banguelo”, para que as crianças identifiquem a rima, e mostre o vídeo disponível aqui. Ao final, converse sobre as impressões do poema e tente resgatar oralmente algumas rimas com as crianças. Você pode digitar o texto no mural, circular ou destacar a parte que rima com a ajuda das crianças. Tente se lembrar de mais algumas palavras que poderiam rimar com essas. Em seguida, para a atividade de sistematização, organize os alunos em duplas produtivas e explique que será enviado outro poema por WhatsApp, e-mail ou impresso, para ser retirado na escola. As duplas devem encontrar as palavras que rimam, escrevê-las uma ao lado da outra, numa tabela que será enviada junto com o poema, identificar as letras que fazem parte da rima e completar a tabela com mais cinco palavras. Para impressão do poema “A casa” de Vinícius de Moraes, foi sugerido o texto do site oficial do poeta, disponível aqui. Pelo WhatsApp, coloque-se à disposição das duplas e faça as intervenções necessárias para que todos compreendam que os poetas e compositores gostam de brincar com as palavras repetindo alguns sons para dar ritmo e musicalidade ao que eles criam, e que é isso que a rima faz: dá ritmo e vida para os textos.

Fechamento
Para concluir a atividade, peça que as crianças registrem as descobertas sobre as rimas no caderno. Caso queira, pode escrever coletivamente, com eles, frases curtas que podem servir de modelo para o registro e encaminhar pelo WhatsApp. Por fim, quando tiverem concluído, encaminhe o vídeo deste poema em forma de canção, disponível aqui, para despertar ainda mais o gosto deles por poesia.

Convite às famílias
Divirta-se com poesia, assistindo ao cordel e à música d'A casa junto com a criança, incentivando a realização das atividades propostas.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_05SQA08

(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas