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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Representar números decimais no quadro de ordens

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre identificar o valor posicional dos algarismos de um número representados na forma decimal e representar números decimais no quadro de ordens, explorando sua composição e decomposição.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 e EF05MA03 - Reconhecimento de números racionais expressos na forma fracionária e decimal e representação na reta numerada (relação entre frações decimais e números decimais; representação na reta numerada; leitura e escrita de decimais; composição e decomposição de números decimais.

Objetivos específicos

Identificar o valor posicional dos algarismos de um número representados na forma decimal;

Representar números decimais no quadro de ordens, explorando sua composição e decomposição.

Conceito-chave

Representação  de números decimais no quadro de ordens.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Atividade impressa,
  • Moedas de R$1,00, R$0,10 e R$0,05 impressas,
  • Quadro,
  • Pincéis ou giz coloridos,
  • Lápis de cor,
  • Lápis de escrever,
  • Régua,
  • Borrachas.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Ler o objetivo para os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração de todos para que ele seja alcançado.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer a pergunta para os alunos, deixando que respondam. A partir das respostas obtidas, observar se reconhece que valor do algarismo corresponde à posição que o mesmo se encontra.

Propósito: Retomar o conceito de valor posicional, ordens e classes.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre número e algarismo?
  • O que é valor posicional?
  • Qual o valor posicional dos algarismos apresentados no referido número?
  • Quantas ordens tem o número apresentado?
  • Em que ordem se encontra o algarismo 6? E o algarismo 3?
  • O que são classes? Quantas classes possui o número apresentado?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Para realizar esta atividade, é interessante deixar à disposição dos alunos moedas impressas, possibilitando aos mesmos manusear o material e construir o valor apresentado. Deixe os alunos a vontade para formarem o valor e analisar que moedas utilizarão, pois esta atividade tem parte da realidade do aluno e dos conhecimentos prévios que possui para, assim, construir o conhecimento de registrar esse número no quadro de ordens.

Propósito: Com o uso de moedas, representar um número decimal, conceituando a parte decimal do mesmo.

Discuta com a turma:

  • Quantas moedas de R$1,00 vocês utilizaram?
  • Quantas moedas de R$0,10 vocês utilizaram?
  • Que moedas você utilizou para representar o valor que está à esquerda da vírgula?
  • Que moedas você utilizou para formar o valor que está à direita da vírgula?
  • Os números que estão à direita da vírgula são maiores ou menores que R$1,00?
  • Para que serve a vírgula nos números decimais?
  • Quantas moedas de R$0,10 Cauê tinha no bolso?
  • Quantas moedas de R$0,10 formam R$1,00?
  • Uma moeda de R$0,10 corresponde a que parte de R$1,00?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, aproveite as atividades anteriores para proporcionar aos alunos observarem que nos números as quantidades inteiras e as não inteiras são separadas pelo uso da vírgula e assim, as moedas que representam quantidades menores que uma unidade estão a direita da mesma. Logo, é bom definir com os mesmos a função da vírgula.

Dessa forma, esse QVL apresentado, destaca a vírgula e é uma oportunidade de, mediante as atividades desenvolvidas, provocar que a unidade é a décima parte da dezena, os décimos a décima parte da unidade e consequentemente os centésimos a décima parte dos décimos.

Propósito: Representar números decimais no quadro de ordens, relacionando-os a valores que utilizamos no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • O que representam os décimos?
  • Se pudéssemos trocar a moeda de R$0,05 por moedas de R$0,01, de quantas precisaríamos?
  • Quantas moedas de R$0,05 precisamos para formar R$1,00?
  • O que representam os centésimos?
  • Qual o primeiro número que você colocou no quadro? Por quê?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da solução. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para corrigir e discutir a atividade é necessário, inicialmente, pedir que os alunos falem que agrupamento fizeram para chegar ao valor solicitado. Analisar todas as possibilidades e encaminhar, por meio da discussão, ao valor correto. Durante a correção, lembrar aos alunos que as moedas de R$1,00 representam os inteiros, as moedas de R$0,10 representam os décimos e as de R$0,05 representam os centésimos. Como também que a vírgula serve para separar inteiros de partes menores que o inteiro, ou seja, ela separará os reais dos centavos.

Propósito: Analisar os possíveis agrupamentos de moedas para se chegar ao valor desejado.

Discuta com a turma:

  • Quais moedas vocês utilizaram?
  • Quanto Cauê tinha no bolso?
  • Com as moedas que Cauê tinha no bolso, quais agrupamentos são possíveis se formar para chegar ao valor exato do sorvete?
  • Quantas moedas de R$0,10 podem ser agrupadas para formar R$1,00?
  • Uma moeda de R$0,10 representa que parte de R$1,00?
  • Se houvesse a possibilidade de utilizar moedas de R$0,01, quantas seriam necessárias para compor R$1,00?
  • Então, cada R$0,01 representa que parte de R$1,00.

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, resgate com a turma o que foi visto no slide anterior em relação às moedas de R$0,10, esclarecendo que ele representa um décimo de um real e, então, ocupa a ordem dos décimos. Da mesma forma, os cinco centavos representam cinco centésimos de um real, portanto, se encontra na ordem dos centésimos.

Esclareça que é mais viável colocar primeiro os inteiros (à esquerda da vírgula) para, depois posicionar os décimos e centésimos. Assim, utiliza-se a vírgula como referência para organizar os números.

Propósito: Organizar números decimais no quadro de ordens.

Discuta com a turma:

  • Que número vocês colocaram primeiro no quadro? Por quê?
  • O que representam os décimos? E os centésimos?
  • Quantas unidades possui esse número?
  • Entre quais ordens a vírgula aparece? Por quê?
  • Se retirássemos a vírgula ou a trocássemos de lugar, o número permaneceria o mesmo? Por quê?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Deixar que os alunos falem o que entenderam a respeito da atividade principal, evidenciando se compreenderam ou não o objetivo da mesma. Então, colocar no quadro o conceito principal, chegando à conclusão relacionada a valor posicional e ordens e classes prevista no slide.

Propósito: Sistematizar como podemos organizar os números decimais no quadro de ordens.

Discuta com a turma:

  • O que foi possível compreender com a atividade principal?
  • Qual a diferença entre as ordens e classes posicionadas à direita e à esquerda da vírgula?
  • Qual a importância do valor posicional dos algarismos na composição dos números?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Pergunte aos alunos o que aprenderam durante a aula e deixe-os a vontade para se manifestarem e discutirem suas respostas. Ao final, formule uma frase coletiva que envolva os conceitos dos alunos acerca do que foi trabalhado e atenda ao objetivo da aula. Esclareça aos alunos que existem outras ordens e classes, porém não serão exploradas nesse momento.

Propósito: Sintetizar a representação dos números decimais no quadro de ordens até centésimos, enfatizando o papel da vírgula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao posicionar o número no quadro de ordens?
  • O que determina cada ordem que se encontra no quadro de ordens?
  • É possível colocar os algarismos em qualquer ordem, independente de seu valor posicional? Por quê?

Título: Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para facilitar a realização da atividade, a sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando, se necessário, uma fita métrica para visualizar melhor a medida da altura de Guilherme.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como organizar os números decimais no quadro de ordens até centésimos.

Discuta com a turma:

  • O que representam os centavos? E as cédulas?
  • Quantos reais Guilherme tem?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Ler o objetivo para os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração de todos para que ele seja alcançado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 e EF05MA03 - Reconhecimento de números racionais expressos na forma fracionária e decimal e representação na reta numerada (relação entre frações decimais e números decimais; representação na reta numerada; leitura e escrita de decimais; composição e decomposição de números decimais.

Objetivos específicos

Identificar o valor posicional dos algarismos de um número representados na forma decimal;

Representar números decimais no quadro de ordens, explorando sua composição e decomposição.

Conceito-chave

Representação  de números decimais no quadro de ordens.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • Atividade impressa,
  • Moedas de R$1,00, R$0,10 e R$0,05 impressas,
  • Quadro,
  • Pincéis ou giz coloridos,
  • Lápis de cor,
  • Lápis de escrever,
  • Régua,
  • Borrachas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Fazer a pergunta para os alunos, deixando que respondam. A partir das respostas obtidas, observar se reconhece que valor do algarismo corresponde à posição que o mesmo se encontra.

Propósito: Retomar o conceito de valor posicional, ordens e classes.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre número e algarismo?
  • O que é valor posicional?
  • Qual o valor posicional dos algarismos apresentados no referido número?
  • Quantas ordens tem o número apresentado?
  • Em que ordem se encontra o algarismo 6? E o algarismo 3?
  • O que são classes? Quantas classes possui o número apresentado?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Para realizar esta atividade, é interessante deixar à disposição dos alunos moedas impressas, possibilitando aos mesmos manusear o material e construir o valor apresentado. Deixe os alunos a vontade para formarem o valor e analisar que moedas utilizarão, pois esta atividade tem parte da realidade do aluno e dos conhecimentos prévios que possui para, assim, construir o conhecimento de registrar esse número no quadro de ordens.

Propósito: Com o uso de moedas, representar um número decimal, conceituando a parte decimal do mesmo.

Discuta com a turma:

  • Quantas moedas de R$1,00 vocês utilizaram?
  • Quantas moedas de R$0,10 vocês utilizaram?
  • Que moedas você utilizou para representar o valor que está à esquerda da vírgula?
  • Que moedas você utilizou para formar o valor que está à direita da vírgula?
  • Os números que estão à direita da vírgula são maiores ou menores que R$1,00?
  • Para que serve a vírgula nos números decimais?
  • Quantas moedas de R$0,10 Cauê tinha no bolso?
  • Quantas moedas de R$0,10 formam R$1,00?
  • Uma moeda de R$0,10 corresponde a que parte de R$1,00?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Professor, aproveite as atividades anteriores para proporcionar aos alunos observarem que nos números as quantidades inteiras e as não inteiras são separadas pelo uso da vírgula e assim, as moedas que representam quantidades menores que uma unidade estão a direita da mesma. Logo, é bom definir com os mesmos a função da vírgula.

Dessa forma, esse QVL apresentado, destaca a vírgula e é uma oportunidade de, mediante as atividades desenvolvidas, provocar que a unidade é a décima parte da dezena, os décimos a décima parte da unidade e consequentemente os centésimos a décima parte dos décimos.

Propósito: Representar números decimais no quadro de ordens, relacionando-os a valores que utilizamos no cotidiano.

Discuta com a turma:

  • O que representam os décimos?
  • Se pudéssemos trocar a moeda de R$0,05 por moedas de R$0,01, de quantas precisaríamos?
  • Quantas moedas de R$0,05 precisamos para formar R$1,00?
  • O que representam os centésimos?
  • Qual o primeiro número que você colocou no quadro? Por quê?

Materiais complementares

Atividade principal para impressão

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Para corrigir e discutir a atividade é necessário, inicialmente, pedir que os alunos falem que agrupamento fizeram para chegar ao valor solicitado. Analisar todas as possibilidades e encaminhar, por meio da discussão, ao valor correto. Durante a correção, lembrar aos alunos que as moedas de R$1,00 representam os inteiros, as moedas de R$0,10 representam os décimos e as de R$0,05 representam os centésimos. Como também que a vírgula serve para separar inteiros de partes menores que o inteiro, ou seja, ela separará os reais dos centavos.

Propósito: Analisar os possíveis agrupamentos de moedas para se chegar ao valor desejado.

Discuta com a turma:

  • Quais moedas vocês utilizaram?
  • Quanto Cauê tinha no bolso?
  • Com as moedas que Cauê tinha no bolso, quais agrupamentos são possíveis se formar para chegar ao valor exato do sorvete?
  • Quantas moedas de R$0,10 podem ser agrupadas para formar R$1,00?
  • Uma moeda de R$0,10 representa que parte de R$1,00?
  • Se houvesse a possibilidade de utilizar moedas de R$0,01, quantas seriam necessárias para compor R$1,00?
  • Então, cada R$0,01 representa que parte de R$1,00.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Nesse momento, resgate com a turma o que foi visto no slide anterior em relação às moedas de R$0,10, esclarecendo que ele representa um décimo de um real e, então, ocupa a ordem dos décimos. Da mesma forma, os cinco centavos representam cinco centésimos de um real, portanto, se encontra na ordem dos centésimos.

Esclareça que é mais viável colocar primeiro os inteiros (à esquerda da vírgula) para, depois posicionar os décimos e centésimos. Assim, utiliza-se a vírgula como referência para organizar os números.

Propósito: Organizar números decimais no quadro de ordens.

Discuta com a turma:

  • Que número vocês colocaram primeiro no quadro? Por quê?
  • O que representam os décimos? E os centésimos?
  • Quantas unidades possui esse número?
  • Entre quais ordens a vírgula aparece? Por quê?
  • Se retirássemos a vírgula ou a trocássemos de lugar, o número permaneceria o mesmo? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Deixar que os alunos falem o que entenderam a respeito da atividade principal, evidenciando se compreenderam ou não o objetivo da mesma. Então, colocar no quadro o conceito principal, chegando à conclusão relacionada a valor posicional e ordens e classes prevista no slide.

Propósito: Sistematizar como podemos organizar os números decimais no quadro de ordens.

Discuta com a turma:

  • O que foi possível compreender com a atividade principal?
  • Qual a diferença entre as ordens e classes posicionadas à direita e à esquerda da vírgula?
  • Qual a importância do valor posicional dos algarismos na composição dos números?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Pergunte aos alunos o que aprenderam durante a aula e deixe-os a vontade para se manifestarem e discutirem suas respostas. Ao final, formule uma frase coletiva que envolva os conceitos dos alunos acerca do que foi trabalhado e atenda ao objetivo da aula. Esclareça aos alunos que existem outras ordens e classes, porém não serão exploradas nesse momento.

Propósito: Sintetizar a representação dos números decimais no quadro de ordens até centésimos, enfatizando o papel da vírgula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao posicionar o número no quadro de ordens?
  • O que determina cada ordem que se encontra no quadro de ordens?
  • É possível colocar os algarismos em qualquer ordem, independente de seu valor posicional? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Para facilitar a realização da atividade, a sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando, se necessário, uma fita métrica para visualizar melhor a medida da altura de Guilherme.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como organizar os números decimais no quadro de ordens até centésimos.

Discuta com a turma:

  • O que representam os centavos? E as cédulas?
  • Quantos reais Guilherme tem?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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