Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Ler o objetivo para os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração de todos para que ele seja alcançado.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Fazer a pergunta para os alunos, deixando que respondam. A partir das respostas obtidas, observe se estudantes reconheceram que o valor do algarismo corresponde à posição em que ele se encontra.
Propósito: Retomar o conceito de valor posicional, ordens e classes.
Discuta com a turma:
- Qual a diferença entre número e algarismo?
- O que é valor posicional?
- Qual o valor posicional dos algarismos apresentados no referido número?
- Quantas ordens tem o número apresentado?
- Em que ordem se encontra o algarismo 6? E o algarismo 3?
- O que são classes? Quantas classes possui o número apresentado?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Para realizar esta atividade, é interessante deixar à disposição dos alunos moedas impressas, possibilitando aos mesmos manusear o material e construir o valor apresentado. Deixe os alunos a vontade para formarem o valor e analisarem quais moedas utilizarão, pois essa atividade tem parte da realidade do aluno e dos conhecimentos prévios que possui para, assim, construir o conhecimento de registrar esse número no quadro de ordens.
Propósito: Com o uso de moedas, representar um número decimal, conceituando a parte decimal do mesmo.
Discuta com a turma:
- Quantas moedas de R$1,00 vocês utilizaram?
- Quantas moedas de R$0,10 vocês utilizaram?
- Quais moedas você utilizou para representar o valor que está à esquerda da vírgula?
- Quais moedas você utilizou para formar o valor que está à direita da vírgula?
- Os números que estão à direita da vírgula são maiores ou menores que R$1,00?
- Para que serve a vírgula nos números decimais?
- Quantas moedas de R$0,10 Cauê tinha no bolso?
- Quantas moedas de R$0,10 formam R$1,00?
- Uma moeda de R$0,10 corresponde a que parte de R$1,00?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Aproveite as atividades anteriores para proporcionar aos alunos observarem que nos números as quantidades inteiras e as não inteiras são separadas pelo uso da vírgula e, assim, as moedas que representam quantidades menores que uma unidade estão a direita da mesma. Logo, é bom definir com os mesmos a função da vírgula.
Dessa forma, esse QVL apresentado, destaca a vírgula e é uma oportunidade de, mediante as atividades desenvolvidas, provocar que a unidade é a décima parte da dezena, os décimos a décima parte da unidade e consequentemente os centésimos a décima parte dos décimos.
Propósito: Representar números decimais no quadro de ordens, relacionando-os a valores que utilizamos no cotidiano.
Discuta com a turma:
- O que representam os décimos?
- Se pudéssemos trocar a moeda de R$0,05 por moedas de R$0,01, de quantas precisaríamos?
- Quantas moedas de R$0,05 precisamos para formar R$1,00?
- O que representam os centésimos?
- Qual o primeiro número que você colocou no quadro? Por quê?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Para corrigir e discutir a atividade é necessário, inicialmente, pedir que os alunos falem qual agrupamento fizeram para chegar ao valor solicitado. Analisar todas as possibilidades e encaminhar, por meio da discussão, ao valor correto. Durante a correção, lembrar aos alunos que as moedas de R$1,00 representam os inteiros, as moedas de R$0,10 representam os décimos e as de R$0,05 representam os centésimos. Ressalte que a vírgula serve para separar inteiros de partes menores que o inteiro, ou seja, ela separará os reais dos centavos.
Propósito: Analisar os possíveis agrupamentos de moedas para se chegar ao valor desejado.
Discuta com a turma:
- Quais moedas vocês utilizaram?
- Quanto Cauê tinha no bolso?
- Com as moedas que Cauê tinha no bolso, quais agrupamentos são possíveis de se formar para chegar ao valor exato do sorvete?
- Quantas moedas de R$0,10 podem ser agrupadas para formar R$1,00?
- Uma moeda de R$0,10 representa que parte de R$1,00?
- Se houvesse a possibilidade de utilizar moedas de R$0,01, quantas seriam necessárias para compor R$1,00?
- Então, cada R$0,01 representa qual parte de R$1,00?
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nesse momento, resgate com a turma o que foi visto no slide anterior em relação às moedas de R$0,10, esclarecendo que ele representa um décimo de um real e, então, ocupa a ordem dos décimos. Da mesma forma, os cinco centavos representam cinco centésimos de um real, portanto, se encontra na ordem dos centésimos.
Esclareça que é mais viável colocar primeiro os inteiros (à esquerda da vírgula) para, depois, posicionar os décimos e centésimos. Assim, utiliza-se a vírgula como referência para organizar os números.
Propósito: Organizar números decimais no quadro de ordens.
Discuta com a turma:
- Qual número vocês colocaram primeiro no quadro? Por quê?
- O que representam os décimos? E os centésimos?
- Quantas unidades possui esse número?
- Entre quais ordens a vírgula aparece? Por quê?
- Se retirássemos a vírgula ou a trocássemos de lugar, o número permaneceria o mesmo? Por quê?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Deixe que os alunos falem o que entenderam a respeito da atividade principal, evidenciando se compreenderam ou não o objetivo dela. Então, coloque no quadro o conceito principal, chegando à conclusão relacionada a valor posicional e ordens e classes prevista no slide.
Propósito: Sistematizar como podemos organizar os números decimais no quadro de ordens.
Discuta com a turma:
- O que foi possível compreender com a atividade principal?
- Qual a diferença entre as ordens e classes posicionadas à direita e à esquerda da vírgula?
- Qual a importância do valor posicional dos algarismos na composição dos números?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Pergunte aos alunos o que aprenderam durante a aula e deixe-os a vontade para se manifestarem e comentarem as respostas. Ao final, formule uma frase coletiva que envolva os conceitos dos alunos acerca do que foi trabalhado e atenda ao objetivo da aula. Esclareça aos alunos que existem outras ordens e classes, porém não serão exploradas nesse momento.
Propósito: Sintetizar a representação dos números decimais no quadro de ordens até centésimos, enfatizando o papel da vírgula.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam ao posicionar o número no quadro de ordens?
- O que determina cada ordem que se encontra no quadro de ordens?
- É possível colocar os algarismos em qualquer ordem, independentemente de seu valor posicional? Por quê?
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Para facilitar a realização da atividade, a sala de aula deve estar organizada em semicírculo. Em seguida, peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando, se necessário, uma fita métrica para visualizar melhor a medida da altura de Guilherme.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como organizar os números decimais no quadro de ordens até centésimos.
Discuta com a turma:
- O que representam os centímetros? E o metro?
- Você sabe a sua altura?
Materiais complementares
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar