Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui);
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios. Em vez de dividir a turma em duplas, faça essa atividade coletivamente, com toda a turma; se não for possível, você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo. Atente-se à participação de todos os estudantes.
Desenvolvimento
Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem as manchetes como no slide, nos cadernos dos estudantes. Envie as orientações 1, 2 e 3 do slide de Desenvolvimento, e peça que digitem suas atividades pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, podendo ser utilizado o smartphone para isso. Oriente-os a prestar atenção para que a tecla da letra maiúscula esteja ativada todo o tempo. Depois, faça uma videochamada e siga as orientações 4 e 5 do slide de Desenvolvimento, ou grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios, a fim de promover uma discussão. Tome cuidado para que todos participem.
Fechamento
Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a escreverem a atividade no caderno dos estudantes. Envie as orientações do slide de Fechamento e peça que os estudantes enviem suas respostas através de fotos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Faça as intervenções necessárias pelo mesmo canal. Você pode enviar áudios ou vídeos a um estudante em específico, ou falar com ele por videochamada.
Convite às famílias
Que tal uma brincadeira de amigo oculto por mensagens? Convide a família a participar, mas peça que confirmem a participação antes do sorteio. No final desta aula, faça o sorteio e envie os nomes por mensagens privadas. Convide a família a incentivar as crianças a enviarem uma mensagem de texto com textos curtos e objetivos, sob supervisão de um adulto, pelo WhatsApp, para o colega sorteado. Na aula seguinte, você pode promover uma conversa, a fim de que os estudantes compartilhem suas experiências.
Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Código: LPO2_04SQA08
(EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes