Atividade para impressão - Manchete
Plano de Aula
Plano de aula: Relacionando letras e sons a partir de manchetes de jornal
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Manchetes e lides em notícias
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides. Caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos. Folhas xerografadas com manchetes e atividades complementares.
Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em perceber que uma mesma letras pode representar sons diferentes nas palavras e dificuldade em relacionar as letras de imprensa maiúscula com as letras minúsculas.
Referências sobre o assunto:
FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.
MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual: Proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.
MORAIS, A. G.; Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
1- Apresente a proposta da aula para os alunos. Tente envolver o aluno na temática da da aula.
Nesta aula, as manchetes serão utilizadas para servirem de contexto no trabalho e relação entre as letras dos nomes e os sons que elas produzem. Dentro dessa perspectiva, o princípio acrofônico será abordado como uma estratégia para sistematização da relação entre a letra e o fonema. As formas das letras de imprensa (maiúscula e minúscula) também serão analisadas e comparadas a partir das manchetes de jornal.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
1- Inicie a aula com a organização dos alunos em grupos. Tente organizar grupos com, no máximo, 5 alunos. Esse agrupamento ajudará no andamento de toda a atividade proposta, pois os alunos com mais dificuldades poderão ser auxiliados pelos alunos que já estão mais avançados.
2- Apresente para os grupos uma manchete e faça um breve levantamento dos conhecimentos dos alunos acerca deste gênero:
- Vocês já leram uma manchete, não é mesmo?
- Para que serve uma machete?
- Qual é a importância da manchete?
- Onde ela aparece?
- Como ela aparece?
É Importante que neste momento os alunos respondam que já tiveram contato com manchetes em sala de aula e a manchete serve para chamar a atenção do leitor para a notícia. A manchete pode aparecer em jornais, revistas, sites de notícias, etc. Como o objetivo das manchetes é chamar a atenção, ela deve aparecer sempre em destaque, e antes da notícia.
Leve os alunos a refletirem sobre a importância da manchete na notícia. Estimule a participação das crianças nas formulações das respostas ao questionamento acima. É importante que eles compartilhem o que já sabem e consigam resgatar coletivamente a definição do que é uma manchete:
“Uma manchete é um título de uma notícia num jornal ou revista, escrito com letras grandes e vistosas e, muitas vezes, colocada na primeira página.”
Se preferir, escolha outra manchete para apresentar para a turma.
3- Realize os questionamentos sobre o texto lido:
- O que que esta manchete diz? Diz que uma escola de São Paulo foi premiada.
- A manchete lida pode despertar o interesse do leitor? Espera-se que os alunos apontem que sim, pois as pessoas podem se interessar em saber qual foi a escola e/ou qual foi o prêmio.
- A manchete é suficiente para informar ao leitor toda informação da notícia? Espera-se que respondam que não, pois ela apenas apresenta o que será noticiado.
- As letras das manchetes são do mesmo tipo das letras que usamos para escrever em nossas atividades? Nesta questão, espera-se que os alunos respondam que não, pois neste caso (e em vários outros) a manchete apresenta letras de imprensa minúsculas, iguais às encontradas em muitos livros, que não são as mesmas letras que costumam usar.
Nos primeiros anos da alfabetização, é comum que no trabalho com leitura e escrita seja priorizado o uso da letra bastão (ou letra de fôrma). Assim, por mais que a letra imprensa (que envolve maiúsculas e minúsculas) esteja muito presente em portadores textuais como livros e jornais, por exemplo, a letra bastão costuma ser mais frequentes nas atividades de leitura e escrita dos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental. Assim, o questionamento sobre essa questão pretende dar início às observações dos alunos quanto às características e contextos de uso da letra imprensa.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
1- Distribua a folha xerografada com as manchetes para os grupos.
Se preferir, leve outras manchetes do seu interesse. Neste momento, solicite que os alunos analisem as letras usadas (maiúsculas e minúsculas). Peça que comparem as formas das letras para que possam identificar as diferentes possibilidades de tipos de letras existentes nas manchetes. Para conduzir essa análise, levante as seguintes questões:
- Algumas letras são maiores que as outras? A ideia é que os alunos observem que as manchetes apresentam letra imprensa maiúscula e minúscula.
- Em qual lugar da manchete essas letras maiores apareceram? Espera-se que os alunos percebam que aparecem no início das primeiras palavras e em nome de pessoa e de lugares.
- Você conhece todas as letras que formam a manchete que seu grupo recebeu? Espera-se que os alunos já conheçam todas as letras do alfabeto.
2- Conduza a discussão acima nos grupos de trabalho. Mesmo que nem todos os alunos conheçam as letras de imprensa nas versões maiúscula e minúscula, esse é o momento de apresentar e fazer relações entre elas. Esclareça as dúvidas que surgirem sobre alguma letra que o grupo não reconhecer, e caso o perceba que a maioria dos alunos ainda não identificam a maior parte do alfabeto em imprensa, a sugestão é a expor um cartaz com as letras maiúsculas e minúsculas para que possam consultar. O trabalho realizado coletivamente ajudará na interação e colaboração entre os alunos. Aqueles que possuem um conhecimento mais amplo irão auxiliar os outros alunos no processo de construção do conhecimento da escrita alfabética.
3- Peça que cada grupo socialize com os colegas as discussões e as descobertas realizadas. Chame a atenção dos alunos para a formatação da manchete, peça para que eles observem que as letras utilizadas na manchete são letras de imprensa. Questione os alunos sobre quais lugares eles já observaram a presença da letra imprensa.
Explique que a letra de fôrma (letra bastão ou letra imprensa maiúscula) é a que conhecemos também como “caixa alta”. A letra de imprensa podem ser grafada em jornais, revistas, gibis, etc.
4- Peça aos alunos que observem com mais calma a manchete de número 3. Proponha que eles circulem as palavras que tenham a letras C.
- Quais palavras você circulou? COMER, DOCES.
- A letra C possui o mesmo som nas palavras que vocês localizou? Não.
5- Agora, oriente a análise da letra C nas palavras comer e doce. E peça para que eles se atentem para os sons produzidos por ela.
Reflita com os alunos:
- Com que letra começa a palavra comer? Que som tem essa letra? Letra C, som de /k/.
- E a palavra doce? Qual é som produzida pela letra C nessa palavra? Letra C, som de /s/.
6- Conduza a discussão para que comecem a se familiarizar com a ideia de que só obtemos o mesmo som representado por c em comer, quando o c está diante das vogais a, o, u. Explique que a letra c, seguida das vogais e e i, representa o som de s (fonema /s/). Caso haja necessidade, apresente outros exemplos para mostrar para os alunos.
Materiais complementares: Para acessar as manchete para impressão clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1- Retome as palavras destacadas na manchete 3 e proponha que os grupos criem uma lista com palavras pesquisadas nas outras manchetes que foram distribuídas. Oriente a organização em dois grupos: palavras com c que apresentam o mesmo som de COMER e palavras e palavras com c que apresentam o mesmo som de DOCE.
Peça para que eles pensem em outras palavras para compor os dois grupos.
2- Essa lista deve ser feita na folha xerografada que cada grupo receberá. Espera-se que os alunos percebam que uma letra pode representar o mesmo som de como a chamamos, no caso “cê” (princípio acrofônico), mas pode também representar outros sons (no caso do exemplo “k”, “s”, ”š”).
3- É importante que haja um acompanhamento nas produções dos alunos e que o professor realize as intervenções necessárias.
Atenção: Se julgar necessário, faça uma outra lista no quadro com mais palavras que apresentam esse mesmo tipo de diferença. É importante que os alunos participem desse processo.
Materiais complementares: Para acessar a atividade clique aqui.
Para acessar a resolução da atividade clique aqui.
Para o aluno
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail;
Padlet;
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Aplicativo para gravação da tela do celular, como o XRecorder, disponível para Android, ou do computador, como o Acethinker.com (tutorial disponível aqui); Caneta touch (tutorial para construir uma caneta touch para smartphones e tablets disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada e compartilhe sua tela pelo Google Meet, para apresentar o slide Introdução aos estudantes, seguindo as orientações desta etapa. Se não for possível, envie as imagens e os questionamentos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação, e peça que respondam através de áudios.
Desenvolvimento
Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Em vez de dividir a turma em pequenos grupos, faça essa atividade coletivamente, com toda a turma. Se não for possível, você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo. Se for necessário expor as letras maiúsculas e minúsculas para consulta dos estudantes, utilize o Google Jamboard. Crie também um novo frame no Google Jamboard, colando a imagem da atividade, para auxiliá-los na análise da letra C nas palavras comer e doce. Faça os questionamentos de acordo com as orientações do primeiro slide de Desenvolvimento, através de uma videochamada ou de foto enviada por mensagem. Se não estiver em uma aula síncrona, grave vídeos ou áudios com os questionamentos, um a um, e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando. Peça que os estudantes enviem suas respostas através de áudios, promovendo uma discussão. Tome cuidado para que todos participem.
Fechamento
Deixe a atividade (disponível aqui) impressa na escola para que os pais possam retirá-la, ou envie-a digitalmente para que imprimam. Se não for possível nenhuma das opções, oriente os pais a construírem, no caderno dos estudantes, uma tabela como no slide. Crie um Padlet, escolhendo o modelo coluna. Compartilhe sua tela e utilize-o para complementar a atividade, escrevendo, na primeira coluna, os itens indicados na tabela do slide de Fechamento, e, na outra coluna, as respostas dos estudantes, de modo a promover uma discussão. Se não for possível realizar uma aula síncrona, envie uma foto do slide de Fechamento pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e faça os questionamentos por áudios ou vídeos. Da mesma forma, peça que os estudantes respondam através de áudios.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer uma nova lista de palavras com c que apresentam o mesmo som de COMER, e palavras com c que apresentam o mesmo som de DOCE, como feito em aula, mas agora com objetos que encontrarem em casa.
Alfabetização
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