14690
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reescrita de verbete: revisando a utilização de sinônimos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Reescrita de verbete: revisando a utilização de sinônimos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação como o WhatsApp; Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie áudios ou vídeos com os questionamentos à turma, de acordo com as orientações do slide Introdução. Se for possível, faça uma videochamada para a introdução do tema.

Desenvolvimento
Deixe o verbete e a atividade principal da aula, disponíveis aqui, impressos na escola para que os pais possam retirá-los, ou envie-os para que imprimam. Organize uma videochamada e compartilhe sua tela projetando o slide Desenvolvimento, ou envie uma foto do slide pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. Peça que os estudantes leiam o verbete e os termos técnicos destacados, de acordo com as orientações do slide. Crie um quadro no Google Jamboard e escreva as palavras destacadas, em forma de lista, utilizando post-its de uma cor só. Depois, peça que os estudantes completem seus quadros da atividade. Para o momento de socialização das respostas, de acordo com o segundo slide Desenvolvimento, escreva os sinônimos que os estudantes forem ditando, com post-its de cor diferente das palavras ao lado, no Google Jamboard. Forme grupos pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação e peça que compartilhem, através de áudios, os sinônimos pensados. Depois, oriente aos grupos que sugiram outros sinônimos; porém, em vez de cada um escrever na atividade do colega, o próprio estudante deve escrever no outro espaço a palavra sugerida pelo grupo.

Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos, de acordo com as orientações do slide Fechamento. Escreva os sinônimos escolhidos pelos grupos para a versão final do verbete em post-its, de cor diferente das palavras ao lado, em uma terceira coluna no Google Jamboard. Em seguida, escreva os sinônimos corretos, orientando os estudantes a corrigirem o verbete, se necessário, em post-its da mesma cor com que escreveram os termos técnicos destacados no início da aula.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, e fazer um jogo de descobrir, junto com o estudante, outros sinônimos para os termos técnicos de verbetes. Um componente lê o termo científico e seu adversário tenta encontrar um sinônimo para esse termo, como aprendido na aula.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_03SQA09

(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas