Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada com o Google Meet e compartilhe sua tela. Depois, peça que um estudante leia o verbete do leopardo, disponível aqui, de acordo com as orientações do slide Introdução. Caso não esteja em uma aula síncrona, solicite que um estudante envie um áudio com a leitura do verbete. Deixe a atividade disponível aqui impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie digitalmente para que imprimam. Depois, siga as orientações do slide Introdução, através da videochamada ou de áudios/vídeos gravados, lançando as questões do slide. Peça que os estudantes enviem as devolutivas das descobertas feitas, se estiver em aula assíncrona.
Desenvolvimento
Organize uma videochamada e compartilhe sua tela, projetando o slide Desenvolvimento, ou envie uma foto do slide pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. No Google Jamboard, crie um quadro com o texto lacunado, como o do slide. Realize a atividade conforme as orientações do slide Desenvolvimento, completando o verbete com post-its a partir das respostas dos estudantes. Deixe a atividade principal da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Se não for possível fazer uma videochamada, grave um vídeo com as instruções da aula e peça que os estudantes enviem suas devolutivas pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. Crie um quadro no Google Jamboard com o texto lacunado e realize a atividade a partir das respostas dos estudantes, enviadas por áudio, completando o verbete com post-its. Depois, envie aos estudantes a foto do quadro por mensagem. Seguindo as orientações do terceiro slide Desenvolvimento, peça que os estudantes socializem suas respostas aos questionamentos feitos por você, pela videochamada ou através de áudios enviados pelos canal de comunicação utilizado. Volte ao quadro no Google Jamboard e realize as respectivas correções durante a videochamada ou por mensagens aos estudantes, junto a suas colocações.
Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos, seguindo as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, e procurar por um outro animal e um verbete sobre ele; depois, tentar trocar os termos técnicos por sinônimos, como aprendido na aula.
Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Código: LPO2_03SQA08
(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.
AULA 03
AULA 05
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes