14689
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos sinônimos no verbete

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre O uso dos sinônimos no verbete

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes,

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta piloto, computador e projetor, cópias do verbete do leopardo (clique aqui para acessar), cópias da atividade principal (clique aqui para acessar) e exemplares de dicionários.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em encontrar sinônimos para realizar as substituições.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. (org) SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma. A proposta dessa aula é analisar os termos técnicos identificados no verbete do leopardo e substituí-los por seus sinônimos, a favor da compreensão do texto. Trata-se de um recorte da habilidade proposta.
  • Faça a leitura prévia do verbete do leopardo e analise as atividades gabaritadas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando o verbete do leopardo, disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/leopardo/481727.
  • Solicite a um aluno que já é leitor fluente para que realize a leitura do verbete.
  • Após a leitura do aluno, faça outra leitura, para garantir que todos compreenderam. Em seguida, discuta com a turma:
  • Quem pode me dizer o peso e o tamanho do leopardo?

Os alunos devem dizer que o leopardo tem o peso entre 50 a 90 quilos. Tendo 2m de comprimento, fora a cauda.

  • Os leopardos vivem sozinhos ou em bandos? Quem pode me indicar essa resposta no texto?

Eles devem indicar o seguinte trecho: ”Os leopardos vivem sozinhos”.

  • Na opinião de vocês, o que essa frase do verbete quis dizer: “O nome científico do leopardo é panthera pardus.”

Espera-se que eles digam que é o nome pelo qual o animal é conhecido pelos cientistas e especialistas. Caso eles não saibam explicar, informe que cada animal apresenta um nome científico dado pelos cientistas, que dão um nome exato para cada espécie. Dentro desse contexto, reafirme que o verbete traz informações do mundo da ciência, e o nome científico é uma delas.

  • Vocês devem ter percebido que algumas palavras ou termos usados no texto são mais técnicos, não é? Como por exemplo, o termo “nome científico”. Nesse momento, faça uma breve retomada antes de propor a atividade principal. Questione:
  • Por que encontramos esses tipos de termos/palavras no verbete?

Os alunos devem retomar a ideia de que os verbetes são textos que trazem explicações e informações científicas. Destaque que a intenção é aproximar o aluno dos conhecimentos científicos e específicos de um determinado tema, ou seja, textos produzidos para divulgação científica. Assim, os alunos devem associar que os verbetes, por serem textos que trazem informações mais científicas e específicas, os especialistas usam uma linguagem mais técnica ou termos mais técnicos.

  • O que já sabemos, então, sobre o tipo de linguagem usada nos verbetes?

A ideia é que os alunos utilizem os conhecimento que fizeram na aula de descoberta para afirmarem que nos verbetes encontraremos palavras ou termos mais técnicos, ou que retomem a afirmação feita há pouco.

  • O verbete disse que o leopardo é um gato. Quem pode me justificar/confirmar essa informação no texto?

Eles devem afirmar que no texto a palavra felino pode ser substituída por gato.

  • E se estivermos lendo um verbete e não entendermos alguma palavra técnica usada. O que poderíamos fazer para compreender melhor o texto?

Eles devem sugerir a substituição delas por outras ou por sinônimos.

  • Essas palavras que são substituídas devem apresentar sentidos iguais, semelhantes ou diferentes?

Espera-se que eles citem: sentidos semelhantes.

  • Como chamamos as palavras que apresentam sentidos semelhantes? O que vocês já sabem sobre elas?

Os alunos devem dizer sinônimos. E destacar são palavras que apresentam sentidos semelhantes dentro do texto.

4. Informe que eles agora terão um novo desafio: ler um trecho do verbete e, pensando nessa questão das palavras técnicas que o compõem, tentar ajudar os leitores a compreenderem melhor o trecho em questão.

Materiais complementares: Verbete do leopardo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Essa primeira parte deve durar de 10 a 15 minutos.

  • Entregue a atividade principal e informe que eles terão que encontrar possíveis sinônimos para as palavras destacadas nos trechos dos verbetes. A ideia é que eles identifiquem essas palavras e usem o conceito de sinônimos para substituí-las, ou seja, a palavra terá que fazer sentido. Para essa atividade será necessário que o aluno busque em seu acervo pessoal palavras que apresentam sentidos semelhantes e que sejam coerentes com a ideia da da frase, garantindo que o sentido seja mantido. Se preciso faça intervenções, usando a palavra em outros exemplos que atendam o mesmo sentido.Segue um exemplo de intervenção:
  • Hábeis… Os jogadores da seleção brasileira são hábeis com a bola!

Ou, se a turma apresentar autonomia, proponha o uso do dicionário. Se necessário, pedindo sua ajuda para isso.

Estabeleça um prazo de 10 minutos.

  • Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando da atividade. Aproveite também para selecionar duplas que responderam corretamente para compartilharem suas respostas.

Materiais complementares: Atividade principal.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Essa primeira parte deve durar de 10 a 15 minutos.

  • Entregue a atividade principal e informe que eles terão que encontrar possíveis sinônimos para as palavras destacadas nos trechos dos verbetes. A ideia é que eles identifiquem essas palavras e usem o conceito de sinônimos para substituí-las, ou seja, a palavra terá que fazer sentido. Para essa atividade será necessário que o aluno busque em seu acervo pessoal palavras que apresentam sentidos semelhantes e que sejam coerentes com a ideia da da frase, garantindo que o sentido seja mantido. Se preciso faça intervenções, usando a palavra em outros exemplos que atendam o mesmo sentido.Segue um exemplo de intervenção:
  • Hábeis… Os jogadores da seleção brasileira são hábeis com a bola!

Ou, se a turma apresentar autonomia, proponha o uso do dicionário. Se necessário, pedindo sua ajuda para isso.

Estabeleça um prazo de 10 minutos.

  • Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando da atividade. Aproveite também para selecionar duplas que responderam corretamente para compartilharem suas respostas.

Materiais complementares: Atividade principal.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Essa segunda parte deve durar de 15 a 30 minutos.

  • Ao término da atividade principal, peça que as duplas socializem as respostas oralmente. Registre no quadro as possíveis respostas dadas por eles. Questione:
  • No primeiro trecho, vocês substituíram habitats por qual sinônimo?

Considere as respostas: meio/meio ambiente/ambiente/lugares.

  • E a palavra “rochosos”?

Eles devem responder formados por rochas. Neste caso, destaque que eles substituíram por um termo.

  • Por hábeis, qual foi o sinônimo usado para substituí-lo?

É provável que eles respondam habilidosos e eficientes. Pode ocorrer deles sugerirem o termo “muito bons”, o que não fica fora do contexto.

  • No segundo trecho, pode-se substituir a palavra “procriar” por qual sinônimo?

Considere a resposta reproduzir/ proliferar.

  • Vamos para o 3º trecho! Temos as palavras predadores e presa.Quais foram as substituições?

Eles devem dizer caçadores para predadores e presa para caça.

  • Já no último trecho, temos a palavra extinção.Qual o sinônimo para essa palavra?

Considere eliminação.

2. As sugestões acima são as possíveis respostas, podendo a turma apresentar outras. Atente-se em garantir que dentro do contexto do texto elas mantenham o sentido da frase.

3. Caso eles apresentem palavras equivocadas, volte para o texto e releia o trecho usando a suposta palavra errada e permitindo que eles percebam que a palavra não apresentou sentido semelhante.

4. Ao final da socialização, garanta que todos tenham registrados as respostas corretas.

Materiais complementares: Atividade principal - gabarito.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Ao final da socialização/correção das resposta, questione:
  • Vocês perceberam que no verbete do leopardo foi possível encontrar diversas palavras técnicas. De que maneira o uso dos sinônimos na substituição das palavras técnicas ajudou na compreensão do texto?

Eles devem afirmar que essa substituição ajuda a compreender melhor o texto, pois muitos trechos podem ficar mais confusos por conta do uso dessas palavras técnicas.

2. Por fim, informe de maneira mais contextualizada que os verbetes são produzidos por especialistas que usam uma linguagem mais técnica. Porém, é possível pensarmos em palavras que apresentam sentido semelhantes para substituí-las, auxiliando na compreensão do texto.

3. Se apresentaram muitas dificuldades na resolução das atividades, sugere-se retomar as ideias realizando a leitura das conclusões da aula anterior.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero verbete de enciclopédia infantil e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta piloto, computador e projetor, cópias do verbete do leopardo (clique aqui para acessar), cópias da atividade principal (clique aqui para acessar) e exemplares de dicionários.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em encontrar sinônimos para realizar as substituições.

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. Conversas entre textos. In: Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. (org) SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M. C. B. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Leia o tema da aula para a turma. A proposta dessa aula é analisar os termos técnicos identificados no verbete do leopardo e substituí-los por seus sinônimos, a favor da compreensão do texto. Trata-se de um recorte da habilidade proposta.
  • Faça a leitura prévia do verbete do leopardo e analise as atividades gabaritadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando o verbete do leopardo, disponível em: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/leopardo/481727.
  • Solicite a um aluno que já é leitor fluente para que realize a leitura do verbete.
  • Após a leitura do aluno, faça outra leitura, para garantir que todos compreenderam. Em seguida, discuta com a turma:
  • Quem pode me dizer o peso e o tamanho do leopardo?

Os alunos devem dizer que o leopardo tem o peso entre 50 a 90 quilos. Tendo 2m de comprimento, fora a cauda.

  • Os leopardos vivem sozinhos ou em bandos? Quem pode me indicar essa resposta no texto?

Eles devem indicar o seguinte trecho: ”Os leopardos vivem sozinhos”.

  • Na opinião de vocês, o que essa frase do verbete quis dizer: “O nome científico do leopardo é panthera pardus.”

Espera-se que eles digam que é o nome pelo qual o animal é conhecido pelos cientistas e especialistas. Caso eles não saibam explicar, informe que cada animal apresenta um nome científico dado pelos cientistas, que dão um nome exato para cada espécie. Dentro desse contexto, reafirme que o verbete traz informações do mundo da ciência, e o nome científico é uma delas.

  • Vocês devem ter percebido que algumas palavras ou termos usados no texto são mais técnicos, não é? Como por exemplo, o termo “nome científico”. Nesse momento, faça uma breve retomada antes de propor a atividade principal. Questione:
  • Por que encontramos esses tipos de termos/palavras no verbete?

Os alunos devem retomar a ideia de que os verbetes são textos que trazem explicações e informações científicas. Destaque que a intenção é aproximar o aluno dos conhecimentos científicos e específicos de um determinado tema, ou seja, textos produzidos para divulgação científica. Assim, os alunos devem associar que os verbetes, por serem textos que trazem informações mais científicas e específicas, os especialistas usam uma linguagem mais técnica ou termos mais técnicos.

  • O que já sabemos, então, sobre o tipo de linguagem usada nos verbetes?

A ideia é que os alunos utilizem os conhecimento que fizeram na aula de descoberta para afirmarem que nos verbetes encontraremos palavras ou termos mais técnicos, ou que retomem a afirmação feita há pouco.

  • O verbete disse que o leopardo é um gato. Quem pode me justificar/confirmar essa informação no texto?

Eles devem afirmar que no texto a palavra felino pode ser substituída por gato.

  • E se estivermos lendo um verbete e não entendermos alguma palavra técnica usada. O que poderíamos fazer para compreender melhor o texto?

Eles devem sugerir a substituição delas por outras ou por sinônimos.

  • Essas palavras que são substituídas devem apresentar sentidos iguais, semelhantes ou diferentes?

Espera-se que eles citem: sentidos semelhantes.

  • Como chamamos as palavras que apresentam sentidos semelhantes? O que vocês já sabem sobre elas?

Os alunos devem dizer sinônimos. E destacar são palavras que apresentam sentidos semelhantes dentro do texto.

4. Informe que eles agora terão um novo desafio: ler um trecho do verbete e, pensando nessa questão das palavras técnicas que o compõem, tentar ajudar os leitores a compreenderem melhor o trecho em questão.

Materiais complementares: Verbete do leopardo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

Essa primeira parte deve durar de 10 a 15 minutos.

  • Entregue a atividade principal e informe que eles terão que encontrar possíveis sinônimos para as palavras destacadas nos trechos dos verbetes. A ideia é que eles identifiquem essas palavras e usem o conceito de sinônimos para substituí-las, ou seja, a palavra terá que fazer sentido. Para essa atividade será necessário que o aluno busque em seu acervo pessoal palavras que apresentam sentidos semelhantes e que sejam coerentes com a ideia da da frase, garantindo que o sentido seja mantido. Se preciso faça intervenções, usando a palavra em outros exemplos que atendam o mesmo sentido.Segue um exemplo de intervenção:
  • Hábeis… Os jogadores da seleção brasileira são hábeis com a bola!

Ou, se a turma apresentar autonomia, proponha o uso do dicionário. Se necessário, pedindo sua ajuda para isso.

Estabeleça um prazo de 10 minutos.

  • Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando da atividade. Aproveite também para selecionar duplas que responderam corretamente para compartilharem suas respostas.

Materiais complementares: Atividade principal.

Slide Plano Aula

Orientações:

Essa primeira parte deve durar de 10 a 15 minutos.

  • Entregue a atividade principal e informe que eles terão que encontrar possíveis sinônimos para as palavras destacadas nos trechos dos verbetes. A ideia é que eles identifiquem essas palavras e usem o conceito de sinônimos para substituí-las, ou seja, a palavra terá que fazer sentido. Para essa atividade será necessário que o aluno busque em seu acervo pessoal palavras que apresentam sentidos semelhantes e que sejam coerentes com a ideia da da frase, garantindo que o sentido seja mantido. Se preciso faça intervenções, usando a palavra em outros exemplos que atendam o mesmo sentido.Segue um exemplo de intervenção:
  • Hábeis… Os jogadores da seleção brasileira são hábeis com a bola!

Ou, se a turma apresentar autonomia, proponha o uso do dicionário. Se necessário, pedindo sua ajuda para isso.

Estabeleça um prazo de 10 minutos.

  • Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando da atividade. Aproveite também para selecionar duplas que responderam corretamente para compartilharem suas respostas.

Materiais complementares: Atividade principal.

Slide Plano Aula

Orientações:

Essa segunda parte deve durar de 15 a 30 minutos.

  • Ao término da atividade principal, peça que as duplas socializem as respostas oralmente. Registre no quadro as possíveis respostas dadas por eles. Questione:
  • No primeiro trecho, vocês substituíram habitats por qual sinônimo?

Considere as respostas: meio/meio ambiente/ambiente/lugares.

  • E a palavra “rochosos”?

Eles devem responder formados por rochas. Neste caso, destaque que eles substituíram por um termo.

  • Por hábeis, qual foi o sinônimo usado para substituí-lo?

É provável que eles respondam habilidosos e eficientes. Pode ocorrer deles sugerirem o termo “muito bons”, o que não fica fora do contexto.

  • No segundo trecho, pode-se substituir a palavra “procriar” por qual sinônimo?

Considere a resposta reproduzir/ proliferar.

  • Vamos para o 3º trecho! Temos as palavras predadores e presa.Quais foram as substituições?

Eles devem dizer caçadores para predadores e presa para caça.

  • Já no último trecho, temos a palavra extinção.Qual o sinônimo para essa palavra?

Considere eliminação.

2. As sugestões acima são as possíveis respostas, podendo a turma apresentar outras. Atente-se em garantir que dentro do contexto do texto elas mantenham o sentido da frase.

3. Caso eles apresentem palavras equivocadas, volte para o texto e releia o trecho usando a suposta palavra errada e permitindo que eles percebam que a palavra não apresentou sentido semelhante.

4. Ao final da socialização, garanta que todos tenham registrados as respostas corretas.

Materiais complementares: Atividade principal - gabarito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Ao final da socialização/correção das resposta, questione:
  • Vocês perceberam que no verbete do leopardo foi possível encontrar diversas palavras técnicas. De que maneira o uso dos sinônimos na substituição das palavras técnicas ajudou na compreensão do texto?

Eles devem afirmar que essa substituição ajuda a compreender melhor o texto, pois muitos trechos podem ficar mais confusos por conta do uso dessas palavras técnicas.

2. Por fim, informe de maneira mais contextualizada que os verbetes são produzidos por especialistas que usam uma linguagem mais técnica. Porém, é possível pensarmos em palavras que apresentam sentido semelhantes para substituí-las, auxiliando na compreensão do texto.

3. Se apresentaram muitas dificuldades na resolução das atividades, sugere-se retomar as ideias realizando a leitura das conclusões da aula anterior.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano