Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp e e-mail; Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça uma videochamada, compartilhe sua tela e apresente para a turma o vídeo sobre o rinoceronte, disponível aqui, de acordo com as orientações do slide Introdução, ou envie o link pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação utilizado, seguindo as orientações do slide Introdução.
Desenvolvimento
Organize uma videochamada e compartilhe sua tela, projetando o slide Desenvolvimento, ou envie uma foto do slide pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. Faça a leitura do verbete de maneira coletiva. Depois, faça os questionamentos através da videochamada, ou envie-os por áudios ou vídeos, de forma que os estudantes possam enviar suas respostas, de acordo com as orientações do slide. Deixe a atividade principal da aula, disponível aqui, impressa na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Crie um quadro no Google Jamboard, de modo que você faça duas colunas com post-its: uma com os termos técnicos, grifados pelos estudantes; outra com os sinônimos. Se você estiver em uma videochamada, esse quadro pode ser criado e completado de maneira síncrona; se não, após a discussão, de acordo com as orientações do slide, envie a foto do quadro como resultado, ou envie um vídeo apresentando o quadro com as devidas considerações.
Fechamento
Faça uma videochamada ou grave um vídeo promovendo uma discussão a partir dos questionamentos desta etapa, seguindo as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a acessar o site da Escola Britannica, disponível aqui, e procurar por um outro animal e um verbete sobre ele; depois, tentar trocar os termos técnicos por sinônimos, como aprendido na aula.
Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Código: LPO2_03SQA07
(EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 08
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes