Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).
Introdução
Deixe o texto da história “João e Maria”, que se encontra na aba do plano, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Introdução; porém, em vez de dividir a turma em grupos, realize a proposta coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Se possível, faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela, projetando a história para os estudantes e fazendo os questionamentos da aula. Se não for possível, grave um vídeo com os questionamentos e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando, pedindo que os estudantes enviem suas respostas.
Desenvolvimento
Deixe a atividade da aula e o banco de expressões, que se encontram na aba do plano, impressos na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Desenvolvimento, de forma que os estudantes realizem a atividade a partir dos questionamentos e da leitura feita por você, discutindo sobre as hipóteses, ou envie os questionamentos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que enviem áudios com suas respostas, promovendo uma discussão. Envie também vídeos ou áudios com a leitura dos parágrafos. Siga as orientações do slide Desenvolvimento.
Fechamento
Se estiver fazendo uma videochamada, você pode criar post-its; inserir a imagem do texto no Google Jamboard e completar, junto com os estudantes, as lacunas com os post-its criados, de forma que eles comparem com suas próprias produções.
Se não for possível, você pode enviar o texto e perguntar a estudantes específicos quais palavras completam as lacunas, promovendo uma discussão, seguindo o mesmo procedimento com todas as lacunas. Siga as orientações do slide Fechamento.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer a leitura de outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, para descobrir marcadores temporais em outras histórias.
Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Código: LPO2_02SQA08
(EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes