14686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Quais marcadores temporais podemos usar nesse conto de fadas?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Quais marcadores temporais podemos usar nesse conto de fadas?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Deixe o texto da história “João e Maria”, que se encontra na aba do plano, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Introdução; porém, em vez de dividir a turma em grupos, realize a proposta coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Se possível, faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela, projetando a história para os estudantes e fazendo os questionamentos da aula. Se não for possível, grave um vídeo com os questionamentos e envie pelo canal de comunicação que estiverem utilizando, pedindo que os estudantes enviem suas respostas.

Desenvolvimento
Deixe a atividade da aula e o banco de expressões, que se encontram na aba do plano, impressos na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Desenvolvimento, de forma que os estudantes realizem a atividade a partir dos questionamentos e da leitura feita por você, discutindo sobre as hipóteses, ou envie os questionamentos pelo canal de comunicação que estiverem utilizando e peça que enviem áudios com suas respostas, promovendo uma discussão. Envie também vídeos ou áudios com a leitura dos parágrafos. Siga as orientações do slide Desenvolvimento.

Fechamento
Se estiver fazendo uma videochamada, você pode criar post-its; inserir a imagem do texto no Google Jamboard e completar, junto com os estudantes, as lacunas com os post-its criados, de forma que eles comparem com suas próprias produções.

Se não for possível, você pode enviar o texto e perguntar a estudantes específicos quais palavras completam as lacunas, promovendo uma discussão, seguindo o mesmo procedimento com todas as lacunas. Siga as orientações do slide Fechamento.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer a leitura de outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, para descobrir marcadores temporais em outras histórias.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_02SQA08

(EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas