14685
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A passagem do tempo nos contos de fadas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre a passagem do tempo nos contos de fadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Padlet.

Introdução
Deixe o texto da história “Cinderela”, que se encontra na aba do plano, impresso na escola para que os pais possam retirar, ou envie para que imprimam. Siga as orientações do slide Introdução, mas, em vez de dividir a turma em grupos, realize a proposta coletivamente. Você pode dividir a turma em grupos menores e repetir a atividade com cada grupo, se for necessário. Se for possível, faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela, projetando a história para os estudantes e realizando a leitura. Se não for possível, grave um vídeo com a leitura da história e envie pelo canal de comunicação que estiver sendo utilizado.

Desenvolvimento
Siga as orientações do slide Desenvolvimento. Se estiver compartilhando a sua tela, projete o slide para a turma; se não, envie a imagem do slide pelo canal de comunicação que estiver sendo utilizado. Analise a história coletivamente com a turma. Depois, faça os questionamentos ou envie-os através de vídeos gravados ou áudios, um a um, e peça que os estudantes enviem as respostas através de áudios. Projete, se estiver em uma videochamada, ou envie a resolução da atividade, que se encontra na aba desta aula, seguindo as orientações do slide. Você pode compartilhar as expressões encontradas através do Padlet, em uma videochamada, ou enviar a imagem através do canal de comunicação que estiver sendo utilizado.

Fechamento
Se estiver fazendo uma videochamada, compartilhe sua tela, através do Google Meet, com o slide Fechamento projetado, e siga as orientações do slide. Se não for possível, envie a imagem do slide Fechamento, junto com vídeos ou áudios, pelo WhatsApp ou outro canal de comunicação. Peça que os estudantes enviem suas respostas por áudio, a fim de promover uma discussão e criar as explicações para as marcações coletivamente, de acordo com as orientações do slide.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a fazer a leitura de outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou livros audiovisuais, disponíveis aqui, para descobrir marcadores temporais em outras histórias.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_02SQA07

(EF02LP17) Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”, “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas