14684
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisando o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instruções de Montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre uso de pontuação em instruções de montagem

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo para o cartaz.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbos no imperativo ou no infinitivo e sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique os alunos que será lido um texto de instrução de montagem para eles, só que quem o escreveu cometeu alguns equívocos, deixando de pontuar e usar a letra maiúscula em alguns lugares necessários, e fazendo isso em alguns lugares em que não era preciso.

A proposta é que eles revisem o texto, ajudando na correção desses equívocos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Agrupe os alunos em duplas para facilitar a interação e favorecer a troca de experiências. Faça agrupamentos produtivos, colocando em cada dupla um aluno que esteja alfabético, para que contribua com sua habilidade de leitura. Isso não quer dizer que os demais não terão um papel ativo na realização da atividade.
  • Envolva os alunos resgatando o conhecimento deles por meio de uma reflexão. Coloque no quadro uma etapa do texto de instrução de montagem trabalhado na aula anterior: "pinte os palitos de sorvete cada um de uma cor, para ficar bem divertido deixe-os secar"
  • Explique aos alunos que trata-se de uma etapa do texto do jogo da velha e questione-os se eles sentem falta de alguma coisa. Aqui, espera-se que os alunos retomem a necessidade do uso da letra maiúscula e do ponto final. Caso não percebam, questione-os:
  • Essa etapa do texto que vimos na aula anterior não deveria começar com a letra de outra forma? E qual seria ela?
  • Quando se termina uma ação, o que se usa para encerrá-la? Qual a pontuação que está faltando nessa etapa ou ação?
  • Retome com os alunos o uso da pontuação e letra maiúscula dentro de um texto de instrução de montagem. Questione-os:
  • O que representa o ponto final dentro do texto de instrução de montagem?
  • Para que ele serve?
  • Se não houver o ponto final numa ação ou etapa, as pessoas vão entender que ela acabou?
  • E a letra maiúscula? Em que momentos ela deve ser usada?
  • Num texto de instrução de montagem há várias etapas a serem realizadas, e sabemos que uma etapa terminou quando é usado o ponto final. Só que dentro de uma etapa podem aparecer várias ações e para cada ação terminada se usa o ponto final. Qual a relação da letra maiúscula com os términos das ações ou etapas?

6. Aqui, espera-se que os alunos percebam a relação entre o término de uma frase e o ponto final, significando que ele dá encerramento à sentença; no caso do texto de instrução de montagem, encerra uma etapa ou ação, orientando o leitor na realização de cada etapa para a construção do brinquedo. Em relação a esses questionamentos, espera-se que os alunos reflitam sobre a ligação entre o uso da letra maiúscula e o ponto final, no início das frases após a pontuação. Por tratar-se de um texto de Instrução de Montagem, não será abordada nesta aula a questão do uso da letra maiúscula em nomes próprios.

7. Após esse momento, chame alguns alunos para colocar os pontos que faltam e a letra maiúscula no trecho que foi apresentado da aula anterior. Leia com eles como ficou a ação ou etapa apresentada. Questione os demais se houve algum grupo que pensou de maneira diferente e peça que justifique sua resposta e que faça a leitura da mesma para a sala. Em seguida, pergunte a eles qual das colocações apresentou mais sentido e permitiu que a etapa ou ação do texto de instrução de montagem fosse melhor compreendida e possível de se realizar.

Aqui, espera-se que os alunos comparem suas respostas com a dos outros grupos, refletindo sobre se as etapas ou ações do texto de instrução de montagem foram ou não encerradas com o uso da pontuação de maneira correta.

8. Retome com os alunos o cartaz elaborado com os alunos anteriormente, com o esquema do uso do ponto final e do emprego da maiúscula num texto de Instrução de Montagem, reforçando, assim, que nesse gênero textual o ponto e a letra maiúscula estão relacionados ao término das etapas ou ações do texto. Para cada passo concluído encerra-se com o ponto final, e em cada início, com uso da letra maiúscula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que você fará a leitura de um texto de instrução de montagem de um tambor de brinquedo. Diga que devem prestar bastante atenção na leitura, pois ela os ajudará na proposta de atividade que será feita em seguida, relacionando a pontuação e a letra maiúscula. Deixar claro ao aluno qual será a proposta a partir da leitura que será realizada, favorece a reflexão antes, durante e após a atividade, justamente porque a ideia é que o aluno resgate os conhecimentos sobre o assunto. Leia devagar, com entonação e fazendo as pausas que a pontuação exige ao final de cada ação, para que os alunos já na leitura possam ir identificando as possíveis pontuações.
  • Entregue uma folha para cada dupla e explique que o texto que foi lido é o mesmo que estão recebendo e que trata-se de um texto em que a pontuação e uso da letra maiúscula não aconteceu adequadamente, alguns pontos não foram colocados, e outros foram colocados sem necessidade, e o mesmo aconteceu com a letra maiúscula; e isso pode dificultar o leitor ter clareza das ações de cada etapa.
  • Diga aos alunos que irão revisar a pontuação e a letra maiúscula para que cada etapa do texto de Instrução de Montagem fique bem clara, e aquele que ler o texto possa realizar um passo de cada vez, percebendo quando termina uma etapa e quando começa outra.
  • Para que os alunos possam observar essa questão, faça perguntas como:
  • Vocês lembram da função do ponto final no texto de instrução de montagem?

Aqui, espera-se que os alunos, retomem que o ponto final tem a função de encerrar a ação. No caso, do texto de instrução de montagem, o ponto final encerra cada etapa dos passos de montagem.

  • E da letra maiúscula?

Para a letra maiúscula, espera-se que retomem que aparece no início de cada etapa de montagem e logo após o ponto final quando há continuação da sentença.

  • O que é preciso observar no texto para que a função de cada um seja cumprida?

Aqui, espera-se que os alunos digam que para que o ponto final e a letra maiúscula cumpram sua função, é preciso que sejam usados corretamente. Eles podem até citar que no texto do tambor é preciso colocar o ponto final em cada ação encerrada e a letra maiúscula no início das frases.

  • Vocês acham que os equívocos que aconteceram no texto de instrução de montagem atrapalham a compreensão das etapas ou ações?

Os alunos precisam perceber que apesar do ponto final e a letra maiúscula (utilizados de maneira equivocada), não impedirem a compreensão do texto, visto que as etapas são bem divididas e a estrutura do gênero favorece a compreensão do mesmo, o uso adequado destes elementos facilitam a leitura e a compreensão.

  • Essas questões irão favorecer a reflexão acerca da escrita durante a proposta de atividade.
  • Circule entre os grupos e quando for necessário faça intervenções auxiliando na compreensão do que está sendo lido pelos alunos, para assim terem condições de revisar adequadamente o texto.
  • Após a revisão peça que os alunos transcrevam o texto no caderno ou numa folha à parte com as correções que foram feitas pelas duplas. A transcrição favorece além da relação da leitura/escrita, um novo olhar para o texto, ou seja, o aluno olha de novo para o texto revisado, observando aquilo que foi arrumado e se o ponto final e a letra maiúscula cumpriram a função de destacar cada etapa a ser realizada dentro de um texto de Instrução de Montagem.

8. Conduza a reflexão de maneira que os alunos possam observar o texto, e que fique claro que a função do ponto final e da letra maiúscula é a de destacar o início e final das ações ou etapas dentro de um texto de instrução de montagem.

9. Para isso, além dos questionamentos, pode-se novamente retomar o cartaz do início da aula. Retomar as questões à medida que se concretiza a proposta favorece a apreensão do que se pretende que o aluno compreenda, nesse caso: a revisão do ponto final e o emprego da letra maiúscula num texto de instrução de montagem, de forma que destaque as etapas que permitem que a função social do texto também seja cumprida: montar um brinquedo a partir de um texto de instrução de montagem.

Materiais complementares: Para acessar o texto para atividade clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Após a transcrição no caderno ou numa folha, peça para que os alunos socializem lendo cada parte do texto por vez, começando pelo título, materiais necessários e modo de fazer.
  • À medida que os alunos fazem a socialização, realize a transcrição coletiva, de forma que possam analisar em seus textos se o uso do ponto final e da letra maiúscula está cumprindo sua função de destacar cada etapa ou ação dentro do texto de instrução de montagem.
  • Enquanto acontece essa transcrição coletiva, vá fazendo perguntas tais como:
  • Nessa parte do texto, como vocês pontuaram?
  • Onde colocaram a letra maiúscula?

Nessas duas questões, as respostas podem variar. Espera-se que os alunos apresentem a forma como usaram a letra maiúscula e o ponto final, e ao mesmo tempo argumentem quando um grupo usou de maneira diferente, colocando por exemplo o ponto final em lugares não esperados ou mesmo esquecidos pelos demais.

  • Todas as duplas colocaram as pontuações e letras maiúsculas no mesmo lugar?
  • Apareceram pontuações ou letras em locais que não deveriam estar?

Também essas duas questões estão relacionadas com as duas acima, pois de acordo com o lugar onde os grupos colocaram a pontuação ou a letra maiúscula irão surgir discussões acerca do uso dos mesmos. O que se espera, é que os alunos possam argumentar as possíveis diferenças entre os grupos, usando justificativas que estejam de acordo com o emprego do ponto final e da letra maiúscula. Alguns grupos, por exemplo, podem ter usado a letra maiúscula no meio da frase. Se esse uso se justificar por um nome próprio ou mesmo logo após o ponto final, está correto. Do contrário, o emprego da letra maiúscula, nesse caso, não teria justificativa adequada. Essa percepção é que se espera dos alunos. É possível que nem todos percebam, sendo assim, você deve conduzir a reflexão para que possam chegar a essa conclusão.

  • Essas e outras questões são para que os alunos reflitam sobre a revisão que realizaram e pensem em justificativas para as escolhas que fizeram, observando que no texto de instrução de montagem, é muito específico no uso da pontuação e da letra maiúscula: eles encerram ou iniciam uma ação ou etapa, respectivamente.
  • Para finalizar, faça a leitura do texto transcrito coletivamente reforçando que cada ação do texto instrucional é encerrada pelo ponto final ou iniciada pela letra maiúscula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 9ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada, cartolina ou papel pardo para o cartaz.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbos no imperativo ou no infinitivo e sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Explique os alunos que será lido um texto de instrução de montagem para eles, só que quem o escreveu cometeu alguns equívocos, deixando de pontuar e usar a letra maiúscula em alguns lugares necessários, e fazendo isso em alguns lugares em que não era preciso.

A proposta é que eles revisem o texto, ajudando na correção desses equívocos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Agrupe os alunos em duplas para facilitar a interação e favorecer a troca de experiências. Faça agrupamentos produtivos, colocando em cada dupla um aluno que esteja alfabético, para que contribua com sua habilidade de leitura. Isso não quer dizer que os demais não terão um papel ativo na realização da atividade.
  • Envolva os alunos resgatando o conhecimento deles por meio de uma reflexão. Coloque no quadro uma etapa do texto de instrução de montagem trabalhado na aula anterior: "pinte os palitos de sorvete cada um de uma cor, para ficar bem divertido deixe-os secar"
  • Explique aos alunos que trata-se de uma etapa do texto do jogo da velha e questione-os se eles sentem falta de alguma coisa. Aqui, espera-se que os alunos retomem a necessidade do uso da letra maiúscula e do ponto final. Caso não percebam, questione-os:
  • Essa etapa do texto que vimos na aula anterior não deveria começar com a letra de outra forma? E qual seria ela?
  • Quando se termina uma ação, o que se usa para encerrá-la? Qual a pontuação que está faltando nessa etapa ou ação?
  • Retome com os alunos o uso da pontuação e letra maiúscula dentro de um texto de instrução de montagem. Questione-os:
  • O que representa o ponto final dentro do texto de instrução de montagem?
  • Para que ele serve?
  • Se não houver o ponto final numa ação ou etapa, as pessoas vão entender que ela acabou?
  • E a letra maiúscula? Em que momentos ela deve ser usada?
  • Num texto de instrução de montagem há várias etapas a serem realizadas, e sabemos que uma etapa terminou quando é usado o ponto final. Só que dentro de uma etapa podem aparecer várias ações e para cada ação terminada se usa o ponto final. Qual a relação da letra maiúscula com os términos das ações ou etapas?

6. Aqui, espera-se que os alunos percebam a relação entre o término de uma frase e o ponto final, significando que ele dá encerramento à sentença; no caso do texto de instrução de montagem, encerra uma etapa ou ação, orientando o leitor na realização de cada etapa para a construção do brinquedo. Em relação a esses questionamentos, espera-se que os alunos reflitam sobre a ligação entre o uso da letra maiúscula e o ponto final, no início das frases após a pontuação. Por tratar-se de um texto de Instrução de Montagem, não será abordada nesta aula a questão do uso da letra maiúscula em nomes próprios.

7. Após esse momento, chame alguns alunos para colocar os pontos que faltam e a letra maiúscula no trecho que foi apresentado da aula anterior. Leia com eles como ficou a ação ou etapa apresentada. Questione os demais se houve algum grupo que pensou de maneira diferente e peça que justifique sua resposta e que faça a leitura da mesma para a sala. Em seguida, pergunte a eles qual das colocações apresentou mais sentido e permitiu que a etapa ou ação do texto de instrução de montagem fosse melhor compreendida e possível de se realizar.

Aqui, espera-se que os alunos comparem suas respostas com a dos outros grupos, refletindo sobre se as etapas ou ações do texto de instrução de montagem foram ou não encerradas com o uso da pontuação de maneira correta.

8. Retome com os alunos o cartaz elaborado com os alunos anteriormente, com o esquema do uso do ponto final e do emprego da maiúscula num texto de Instrução de Montagem, reforçando, assim, que nesse gênero textual o ponto e a letra maiúscula estão relacionados ao término das etapas ou ações do texto. Para cada passo concluído encerra-se com o ponto final, e em cada início, com uso da letra maiúscula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Explique aos alunos que você fará a leitura de um texto de instrução de montagem de um tambor de brinquedo. Diga que devem prestar bastante atenção na leitura, pois ela os ajudará na proposta de atividade que será feita em seguida, relacionando a pontuação e a letra maiúscula. Deixar claro ao aluno qual será a proposta a partir da leitura que será realizada, favorece a reflexão antes, durante e após a atividade, justamente porque a ideia é que o aluno resgate os conhecimentos sobre o assunto. Leia devagar, com entonação e fazendo as pausas que a pontuação exige ao final de cada ação, para que os alunos já na leitura possam ir identificando as possíveis pontuações.
  • Entregue uma folha para cada dupla e explique que o texto que foi lido é o mesmo que estão recebendo e que trata-se de um texto em que a pontuação e uso da letra maiúscula não aconteceu adequadamente, alguns pontos não foram colocados, e outros foram colocados sem necessidade, e o mesmo aconteceu com a letra maiúscula; e isso pode dificultar o leitor ter clareza das ações de cada etapa.
  • Diga aos alunos que irão revisar a pontuação e a letra maiúscula para que cada etapa do texto de Instrução de Montagem fique bem clara, e aquele que ler o texto possa realizar um passo de cada vez, percebendo quando termina uma etapa e quando começa outra.
  • Para que os alunos possam observar essa questão, faça perguntas como:
  • Vocês lembram da função do ponto final no texto de instrução de montagem?

Aqui, espera-se que os alunos, retomem que o ponto final tem a função de encerrar a ação. No caso, do texto de instrução de montagem, o ponto final encerra cada etapa dos passos de montagem.

  • E da letra maiúscula?

Para a letra maiúscula, espera-se que retomem que aparece no início de cada etapa de montagem e logo após o ponto final quando há continuação da sentença.

  • O que é preciso observar no texto para que a função de cada um seja cumprida?

Aqui, espera-se que os alunos digam que para que o ponto final e a letra maiúscula cumpram sua função, é preciso que sejam usados corretamente. Eles podem até citar que no texto do tambor é preciso colocar o ponto final em cada ação encerrada e a letra maiúscula no início das frases.

  • Vocês acham que os equívocos que aconteceram no texto de instrução de montagem atrapalham a compreensão das etapas ou ações?

Os alunos precisam perceber que apesar do ponto final e a letra maiúscula (utilizados de maneira equivocada), não impedirem a compreensão do texto, visto que as etapas são bem divididas e a estrutura do gênero favorece a compreensão do mesmo, o uso adequado destes elementos facilitam a leitura e a compreensão.

  • Essas questões irão favorecer a reflexão acerca da escrita durante a proposta de atividade.
  • Circule entre os grupos e quando for necessário faça intervenções auxiliando na compreensão do que está sendo lido pelos alunos, para assim terem condições de revisar adequadamente o texto.
  • Após a revisão peça que os alunos transcrevam o texto no caderno ou numa folha à parte com as correções que foram feitas pelas duplas. A transcrição favorece além da relação da leitura/escrita, um novo olhar para o texto, ou seja, o aluno olha de novo para o texto revisado, observando aquilo que foi arrumado e se o ponto final e a letra maiúscula cumpriram a função de destacar cada etapa a ser realizada dentro de um texto de Instrução de Montagem.

8. Conduza a reflexão de maneira que os alunos possam observar o texto, e que fique claro que a função do ponto final e da letra maiúscula é a de destacar o início e final das ações ou etapas dentro de um texto de instrução de montagem.

9. Para isso, além dos questionamentos, pode-se novamente retomar o cartaz do início da aula. Retomar as questões à medida que se concretiza a proposta favorece a apreensão do que se pretende que o aluno compreenda, nesse caso: a revisão do ponto final e o emprego da letra maiúscula num texto de instrução de montagem, de forma que destaque as etapas que permitem que a função social do texto também seja cumprida: montar um brinquedo a partir de um texto de instrução de montagem.

Materiais complementares: Para acessar o texto para atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Após a transcrição no caderno ou numa folha, peça para que os alunos socializem lendo cada parte do texto por vez, começando pelo título, materiais necessários e modo de fazer.
  • À medida que os alunos fazem a socialização, realize a transcrição coletiva, de forma que possam analisar em seus textos se o uso do ponto final e da letra maiúscula está cumprindo sua função de destacar cada etapa ou ação dentro do texto de instrução de montagem.
  • Enquanto acontece essa transcrição coletiva, vá fazendo perguntas tais como:
  • Nessa parte do texto, como vocês pontuaram?
  • Onde colocaram a letra maiúscula?

Nessas duas questões, as respostas podem variar. Espera-se que os alunos apresentem a forma como usaram a letra maiúscula e o ponto final, e ao mesmo tempo argumentem quando um grupo usou de maneira diferente, colocando por exemplo o ponto final em lugares não esperados ou mesmo esquecidos pelos demais.

  • Todas as duplas colocaram as pontuações e letras maiúsculas no mesmo lugar?
  • Apareceram pontuações ou letras em locais que não deveriam estar?

Também essas duas questões estão relacionadas com as duas acima, pois de acordo com o lugar onde os grupos colocaram a pontuação ou a letra maiúscula irão surgir discussões acerca do uso dos mesmos. O que se espera, é que os alunos possam argumentar as possíveis diferenças entre os grupos, usando justificativas que estejam de acordo com o emprego do ponto final e da letra maiúscula. Alguns grupos, por exemplo, podem ter usado a letra maiúscula no meio da frase. Se esse uso se justificar por um nome próprio ou mesmo logo após o ponto final, está correto. Do contrário, o emprego da letra maiúscula, nesse caso, não teria justificativa adequada. Essa percepção é que se espera dos alunos. É possível que nem todos percebam, sendo assim, você deve conduzir a reflexão para que possam chegar a essa conclusão.

  • Essas e outras questões são para que os alunos reflitam sobre a revisão que realizaram e pensem em justificativas para as escolhas que fizeram, observando que no texto de instrução de montagem, é muito específico no uso da pontuação e da letra maiúscula: eles encerram ou iniciam uma ação ou etapa, respectivamente.
  • Para finalizar, faça a leitura do texto transcrito coletivamente reforçando que cada ação do texto instrucional é encerrada pelo ponto final ou iniciada pela letra maiúscula.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano