9962
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - O princípio multiplicativo em probabilidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Utilizar o Princípio Multiplicativo para o cálculo de probabilidades.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_22PES01

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Portal OBMEP (https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/lista?serie=3)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
Use o aquecimento nas orientações. Ele é muito importante porque retoma conceitos essenciais para trabalhar probabilidades.

Atividade principal
Sugerimos que você encaminhe para os alunos um vídeo curto orientando a atividade e dando como exemplo o Aquecimento. Caso sua turma não tenha consolidado as aprendizagens do tema, é imprescindível retomar alguns conceitos, por isso a sugestão do vídeo. Encaminhe a versão impressa, via WhatsApp, e solicite que os alunos deem um retorno das produções para sua apreciação. Deixe que eles usem a estratégia que julgar mais conveniente. Nas discussões, você terá a oportunidade de focar no princípio multiplicativo. Para a produção de um vídeo você pode usar https://myhomestudio.com.br/ (que permite o trabalho com slides e é gratuito por um tempo). Mantenha um canal de comunicação aberto para esclarecer dúvidas e dá dicas.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de temas referentes à probabilidade. Você pode selecionar os materiais pertinentes e indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/pt-eventos-compostos-e-espao-amostral/v/compound-sample-spaces
https://pt.khanacademy.org/math/pt-8-ano/probabilidade-e-estatistica-8ano/probabilidade-teorica-basica/v/basic-probability

Discussão das soluções
Analise as respostas dos alunos para resgatar estratégias e erros que merecem discussão em seu feedback. Verifique se houve o uso do princípio multiplicativo na resolução e foque nessa estratégia. Se não houve, use os dados das discussões desse plano e considere a Sistematização do conceito para dar um ‘fechamento’ à aula. Como forma de revisão você pode usar o Raio X e as atividades complementares. Use o WhatsApp para o feedback. Se sua turma dispuser de ferramentas e internet, dê preferência por fazer a discussão em tempo real (ver sugestões de plataformas abaixo).
Para discussão em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/

Sistematização
Use nas discussões

Encerramento
xxxxx

Raio X
Proponha que os alunos resolvam posteriormente, junto com as atividades complementares. Não esqueça de fazer a retomada das discussões.

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas para discutir sobre resultados possíveis no lançamento de moedas e dados

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_22PES01

(EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

(EF08MA24) Classificar as frequências de uma variável contínua de uma pesquisa em classes, de modo que resumam os dados de maneira adequada para a tomada de decisões.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas