9962
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - O princípio multiplicativo em probabilidades

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Utilizar o Princípio Multiplicativo para o cálculo de probabilidades.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanoel Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

Utilizar o Princípio Multiplicativo para o cálculo de probabilidades

Conceito-chave

Cálculo de Probabilidades; Princípio Multiplicativo

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor
  • Dados
  • Bandeira do Brasil (ou desenho)

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Exponha aos alunos o objetivo da aula. Caso você julgue necessário, faça um comentário sobre probabilidade e sua área de abrangência.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Leve para a sala a bandeira do Brasil e recorde com os alunos as cores primárias. Levante as situações referente ao total de cores da bandeira disponíveis para ser escolhida e quantas cores da bandeira podem ser classificadas como primárias. Pergunte aos alunos a chance de escolher uma cor primária da bandeira. Observe as possíveis respostas dadas pelos grupos. Observe as respostas dadas pelos alunos e dê ênfase a estas:

R1 - O Espaço corresponde às cores da bandeira - E = {amarelo, azul, verde, branco}

R2 - As cores primárias correspondem ao evento (A) - A = {Azul, Amarelo}

R3 - A probabilidade de ser escolhida uma cor primária equivale escolher duas das quatro cores disponíveis, isto é, P = 2/4 = 50%

Destaque que são as cores primárias que compõem o evento, isto é, aquilo que interessa ao aluno e que deve-se encontrar a possibilidade de ocorrer.

Propósito:

Retomar o cálculo de probabilidade

Discuta com a turma:

  • Qual é o total de cores presente na bandeira representa o espaço amostral?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Leve para a sala a bandeira do Brasil e recorde com os alunos as cores primárias. Levante as situações referente ao total de cores da bandeira disponíveis para ser escolhida e quantas cores da bandeira podem ser classificadas como primárias. Pergunte aos alunos a chance de escolher uma cor primária da bandeira. Observe as possíveis respostas dadas pelos grupos. Observe as respostas dadas pelos alunos e dê ênfase a estas:

R1 - O Espaço corresponde às cores da bandeira - E = {amarelo, azul, verde, branco}

R2 - As cores primárias correspondem ao evento (A) - A = {Azul, Amarelo}

R3 - A probabilidade de ser escolhida uma cor primária equivale escolher duas das quatro cores disponíveis, isto é, P = 2/4 = 50%

Destaque que são as cores primárias que compõem o evento, isto é, aquilo que interessa ao aluno e que deve-se encontrar a possibilidade de ocorrer.

Propósito:

Retomar o cálculo de probabilidade

Discuta com a turma:

  • Qual é o total de cores presente na bandeira representa o espaço amostral?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Separe os alunos em grupo e proponha a cada grupo realizar as situações que aparecerão nos slides. Peça aos alunos que registrem no caderno as possibilidade neste lançamento.

Propósito:

Entender um fenômeno aleatório

Discuta com a turma:

  • Qual é o total de possibilidades?
  • Quais destas possibilidades são cara (c)
  • Quais destas possibilidades são coroa (k)?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Estimule os alunos a perceberem as diferenças entre a situação proposta no slide anterior e o atual.

Propósito:

Observar os eventos que podem surgir em um lançamento e em lançamentos sucessivos

Discuta com a turma:

  • Quais sequências que podem ser formadas em cada lançamento?
  • Quais destas possibilidades são formadas apenas por caras (c)?
  • Quais destas possibilidades são formados apenas por coroas (k)?
  • Quais destas possibilidades são formadas por caras e coroas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Ainda em grupos os alunos deverão observar todas as possibilidades da discussão.

Propósito:

Determinar o número de eventos favoráveis em contextos diferentes

Discuta com a turma:

  • Quais sequências que podem ser formadas em cada lançamento?
  • Quais destas possibilidades são formadas apenas por caras (c)?
  • Quais destas possibilidades são formados apenas por coroas (k)?
  • Quais destas possibilidades são formadas por caras e coroas?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Com a percepção da alteração dos eventos descrito nos slides anteriores, os grupos devem agora discutir a solução para este. Comente quais são os eventos mais prováveis e menos prováveis. Discuta com a turma como utilizar o cálculo de probabilidades utilizando o princípio multiplicativo para determinar o espaço e/ou o evento.

Propósito:

Associar número de possibilidades à probabilidade de quem poderá vencer.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor neste momento cada grupo deverá expor suas observações e em especial a maneira como chegaram às conclusões. A formalização do conceito deve ser citado a partir da observação dos alunos e de suas percepções mediante os experimentos realizados nos slides anteriores.

Propósito:

Compreender o mecanismo utilizado anteriormente.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 10 a 12)

Orientação: Ouça de um aluno de cada grupo a resposta que encontraram.

Propósito:

Compartilhar soluções indicando todas as possibilidades encontradas

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 10 a 12)

Orientação: Solicite que alunos citem ou possam ir ao quadro indicar como encontraram o total de possibilidades nos 4 lançamentos. Ao final, discuta com a turma o esquema apresentado.

Propósito:

Aplicar o Princípio Multiplicativo para encontrar o número de elementos do espaço amostral

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 10 a 12)

Orientação: Colete dos alunos as possibilidades que satisfazem a condição de Bruno e pergunte a turma se poderíamos utilizar o princípio multiplicativo, se algum grupo o utilizou cite o grupo e peça para demonstrarem no quadro. Ao final apresente o esquema proposto no slide.

Propósito:

Utilizar o princípio multiplicativo para determinar a quantidade de eventos favoráveis

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Sistematize com o aluno a utilização do princípio multiplicativo

Propósito:

Verificar o mecanismo de cálculo do princípio multiplicativo

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Encerra a aula destacando o que foi aprendido.

Propósito:

Compreender onde aplicou-se o Princípio Multiplicativo

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Solicite aos alunos que determinem a solução do problema e, ao final, peça a um aluno que compartilhe sua solução utilizando o Princípio Multiplicativo.

Propósito:

Calcular a probabilidade utilizando o princípio multiplicativo para determinar a quantidade de elementos do evento e do espaço.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Exponha aos alunos o objetivo da aula. Caso você julgue necessário, faça um comentário sobre probabilidade e sua área de abrangência.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

Utilizar o Princípio Multiplicativo para o cálculo de probabilidades

Conceito-chave

Cálculo de Probabilidades; Princípio Multiplicativo

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Projetor
  • Dados
  • Bandeira do Brasil (ou desenho)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Leve para a sala a bandeira do Brasil e recorde com os alunos as cores primárias. Levante as situações referente ao total de cores da bandeira disponíveis para ser escolhida e quantas cores da bandeira podem ser classificadas como primárias. Pergunte aos alunos a chance de escolher uma cor primária da bandeira. Observe as possíveis respostas dadas pelos grupos. Observe as respostas dadas pelos alunos e dê ênfase a estas:

R1 - O Espaço corresponde às cores da bandeira - E = {amarelo, azul, verde, branco}

R2 - As cores primárias correspondem ao evento (A) - A = {Azul, Amarelo}

R3 - A probabilidade de ser escolhida uma cor primária equivale escolher duas das quatro cores disponíveis, isto é, P = 2/4 = 50%

Destaque que são as cores primárias que compõem o evento, isto é, aquilo que interessa ao aluno e que deve-se encontrar a possibilidade de ocorrer.

Propósito:

Retomar o cálculo de probabilidade

Discuta com a turma:

  • Qual é o total de cores presente na bandeira representa o espaço amostral?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4)

Orientação: Leve para a sala a bandeira do Brasil e recorde com os alunos as cores primárias. Levante as situações referente ao total de cores da bandeira disponíveis para ser escolhida e quantas cores da bandeira podem ser classificadas como primárias. Pergunte aos alunos a chance de escolher uma cor primária da bandeira. Observe as possíveis respostas dadas pelos grupos. Observe as respostas dadas pelos alunos e dê ênfase a estas:

R1 - O Espaço corresponde às cores da bandeira - E = {amarelo, azul, verde, branco}

R2 - As cores primárias correspondem ao evento (A) - A = {Azul, Amarelo}

R3 - A probabilidade de ser escolhida uma cor primária equivale escolher duas das quatro cores disponíveis, isto é, P = 2/4 = 50%

Destaque que são as cores primárias que compõem o evento, isto é, aquilo que interessa ao aluno e que deve-se encontrar a possibilidade de ocorrer.

Propósito:

Retomar o cálculo de probabilidade

Discuta com a turma:

  • Qual é o total de cores presente na bandeira representa o espaço amostral?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Separe os alunos em grupo e proponha a cada grupo realizar as situações que aparecerão nos slides. Peça aos alunos que registrem no caderno as possibilidade neste lançamento.

Propósito:

Entender um fenômeno aleatório

Discuta com a turma:

  • Qual é o total de possibilidades?
  • Quais destas possibilidades são cara (c)
  • Quais destas possibilidades são coroa (k)?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Estimule os alunos a perceberem as diferenças entre a situação proposta no slide anterior e o atual.

Propósito:

Observar os eventos que podem surgir em um lançamento e em lançamentos sucessivos

Discuta com a turma:

  • Quais sequências que podem ser formadas em cada lançamento?
  • Quais destas possibilidades são formadas apenas por caras (c)?
  • Quais destas possibilidades são formados apenas por coroas (k)?
  • Quais destas possibilidades são formadas por caras e coroas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Ainda em grupos os alunos deverão observar todas as possibilidades da discussão.

Propósito:

Determinar o número de eventos favoráveis em contextos diferentes

Discuta com a turma:

  • Quais sequências que podem ser formadas em cada lançamento?
  • Quais destas possibilidades são formadas apenas por caras (c)?
  • Quais destas possibilidades são formados apenas por coroas (k)?
  • Quais destas possibilidades são formadas por caras e coroas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Com a percepção da alteração dos eventos descrito nos slides anteriores, os grupos devem agora discutir a solução para este. Comente quais são os eventos mais prováveis e menos prováveis. Discuta com a turma como utilizar o cálculo de probabilidades utilizando o princípio multiplicativo para determinar o espaço e/ou o evento.

Propósito:

Associar número de possibilidades à probabilidade de quem poderá vencer.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos (slides 5 a 9)

Orientação: Professor neste momento cada grupo deverá expor suas observações e em especial a maneira como chegaram às conclusões. A formalização do conceito deve ser citado a partir da observação dos alunos e de suas percepções mediante os experimentos realizados nos slides anteriores.

Propósito:

Compreender o mecanismo utilizado anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 10 a 12)

Orientação: Ouça de um aluno de cada grupo a resposta que encontraram.

Propósito:

Compartilhar soluções indicando todas as possibilidades encontradas

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 10 a 12)

Orientação: Solicite que alunos citem ou possam ir ao quadro indicar como encontraram o total de possibilidades nos 4 lançamentos. Ao final, discuta com a turma o esquema apresentado.

Propósito:

Aplicar o Princípio Multiplicativo para encontrar o número de elementos do espaço amostral

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos (slides 10 a 12)

Orientação: Colete dos alunos as possibilidades que satisfazem a condição de Bruno e pergunte a turma se poderíamos utilizar o princípio multiplicativo, se algum grupo o utilizou cite o grupo e peça para demonstrarem no quadro. Ao final apresente o esquema proposto no slide.

Propósito:

Utilizar o princípio multiplicativo para determinar a quantidade de eventos favoráveis

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Sistematize com o aluno a utilização do princípio multiplicativo

Propósito:

Verificar o mecanismo de cálculo do princípio multiplicativo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Encerra a aula destacando o que foi aprendido.

Propósito:

Compreender onde aplicou-se o Princípio Multiplicativo

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Solicite aos alunos que determinem a solução do problema e, ao final, peça a um aluno que compartilhe sua solução utilizando o Princípio Multiplicativo.

Propósito:

Calcular a probabilidade utilizando o princípio multiplicativo para determinar a quantidade de elementos do evento e do espaço.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 8º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem cálculo de probabilidade em eventos aleatórios e espaços amostrais equiprováveis, representação gráfica de espaços amostrais, pesquisa e processos de coleta de dados e medidas de tendência central.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA24 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano