Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Kahoot! (tutorial disponível aqui); Canva (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um quiz pelo Kahoot! para fazer a retomada dos conceitos trabalhados na aula anterior. Caso não seja possível, peça, por WhatsApp, que as crianças elaborem um pequeno cartaz, em folha A4, escrevendo e ilustrando o que aprenderam. Peça que fotografem e enviem a você.
Desenvolvimento
Envie um áudio contendo a apresentação da situação-problema e a proposta apresentada no plano. Na sequência, elabore, no Google Docs, uma tabela com apenas uma coluna e tantas linhas quanto o número de alunos na sua turma. Em cada linha, escreva o nome de um aluno. Compartilhe com as crianças o link para o arquivo e um áudio com as orientações propostas no plano, solicitando que preencham a tabela. Caso não seja possível, ao enviar o áudio, solicite à turma que envie as dicas a você por WhatsApp. Reúna todas as dicas que receber em uma lista (você pode elaborar uma lista com design lúdico e atrativo no Canva) e envie à turma; esse será seu material de consulta.
Crie um mural no Padlet e insira o texto e um áudio com a apresentação da situação-problema, juntamente com as orientações para realização da proposta apresentada no plano.
Para as crianças que ainda não têm fluência na leitura, grave e envie um áudio lendo o texto.
Marque um encontro pelo Meet e siga as orientações propostas, retomando os pontos indicados no plano. Caso não seja possível, faça uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web.
Fechamento
No mesmo encontro em que você fizer a síntese acima, siga as orientações desta etapa do plano.
Convite às famílias
Para conferir mais significado à tarefa da escola e auxiliar as crianças a compreenderem como os textos escritos podem se fazer presentes no nosso dia a dia, você pode convidá-las para construir, junto com você, o jogo descrito nesta aula.
Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele
Código: LPO2_01SQA08
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes