14683
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Pontuando um texto de instrução de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre pontuação em texto de montagem

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que nesta aula será explorada a pontuação, mais especificamente o ponto final num texto de instrução de montagem. Peça que se atentem a isso durante a aula. Diga também que irão identificar a letra maiúscula e seu uso dentro do texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Retome com os alunos a importância do uso da pontuação e da letra maiúscula dentro de um texto, e quando eles devem ser utilizados. Pergunte a eles:
  • Quem lembra porque usamos o ponto final no texto de instruções de montagem? Para que serve a pontuação em um texto?
  • Qual pontuação vocês já observaram que mais aparece em texto de instruções de montagem?

Baseado nos conhecimentos prévios dos alunos e no que já foi explorado em aulas anteriores, espera-se que percebam que no texto de instruções de montagem a pontuação mais frequente é o ponto final.

É importante destacar que a partir destes questionamentos, espera-se que os alunos percebam que no texto de instruções de montagem, o ponto final aparece sempre ao final de cada etapa ou ação descrita, sendo seguido de letra maiúscula ao iniciar uma nova ação ou uma nova etapa. A reflexão que pretende-se explorar com os alunos refere-se ao uso do ponto final de acordo com o aspecto discursivo, ou seja, para que os alunos percebam em qual situação do texto essa pontuação é utilizada, observando que sempre que houver uma ação descrita, este trecho precisa ser finalizado com um ponto, o mesmo quando se termina uma etapa do texto de instruções de montagem.

  • Agrupe os alunos em trios para favorecer a troca de experiências e o agrupamento produtivo. Como sugestão, coloque em cada trio um aluno que esteja alfabético, para que contribua com sua habilidade de leitura. Isso não quer dizer que os demais não terão um papel ativo na realização da atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Após a reflexão, apresente aos alunos o seguinte desafio:

“A professora de Ana deu a ela uma tarefa desafiadora: Entregou um texto onde estavam faltando as pontuações e letra maiúscula. Só que Ana está com muitas dúvidas, pois perdeu a aula em que a turma trabalhou com esse assunto. Vamos ajudá-la a pontuar o texto?”

  • A ideia do desafio é criar uma proposta onde os alunos interajam com uma situação problema fictícia, em que precisem mobilizar seus conhecimentos para ajudar a personagem. Desta forma, questione os alunos sobre qual dica dariam para Ana conseguir identificar onde utilizar o ponto final e a letra maiúscula, de maneira que estes dêem sentido a função do texto de instrução de montagem, encerrando cada etapa ou ação do texto. Anote essa informação no quadro para consulta dos alunos, se necessário, durante a realização da atividade. Aqui, espera-se que eles apontem que sempre que terminar uma ação ou uma etapa no texto, deverá ser colocado o ponto final, e sempre que iniciar uma ação ou etapa, é preciso aparecer a letra maiúscula.
  • Entregue a eles o texto: “Brinquedos com palitos de sorvete: Jogo da velha”. O texto que será entregue estará todo com letras minúsculas. O desafio está em pontuar o texto e encontrar o local e qual a letra precisaria ser maiúscula e circular, observando que são usadas no início das frases e logo após o ponto final.
  • Peça que leiam o texto, pontuem-no utilizando o ponto final e circulem onde deve haver letra maiúscula. Nesse momento, sugira que os alunos que ainda não apresentam autonomia na leitura, acompanhem a leitura junto com os colegas leitores que estão no grupo e procurem expor suas ideias sobre os locais em que a pontuação é necessária. A leitura faz parte desse processo reflexivo e de descoberta e é importante estimular os alunos a se atentarem, onde termina a orientação de cada ação, pois, essa observação será fundamental para localizar onde o ponto final e a letra maiúscula devem aparecer.
  • Terminado esse momento faça a escrita no quadro, sendo o escriba dos alunos, de maneira que eles ditem o texto e indiquem onde colocaram o ponto final e apontaram a necessidade da letra maiúscula. É possível que surjam respostas diferentes, o que será favorável para a discussão reflexiva. Os alunos que indicarem locais diferentes do uso do ponto ou da letra maiúscula, a partir das justificativas de suas escolhas irão favorecer a reflexão de toda classe acerca do uso e da finalidade que os dois elementos num texto de instrução de montagem, principalmente no modo de fazer. Esse será um momento valioso para se validar os conhecimentos ou corrigir possíveis entendimentos equivocados.
  • Por isso, é importante que você retome com os alunos essas duas questões: onde se usa o ponto final e onde se usa a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, para que fique claro a eles que a validação dessa questão, inclui favorecer o cumprimento da função maior do texto de instrução de montagem: ensinar a montar algo.

Materiais complementares: Para acessar o texto clique aqui.

Para acessar: https://leiturinha.com.br/blog/7-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, faça a leitura coletiva do texto que foi escrito por você com a participação da turma.
  • Retome com os alunos as dicas que foram mencionadas por eles no início da aula, e se essas dicas os ajudaram quando estavam pontuando o texto e colocando a letra maiúscula. Essa ação permitirá retomar o uso da pontuação e letra maiúscula e também validar os conhecimentos apresentados por eles.
  • Relembre os alunos que a pontuação organiza o texto em tópicos e dá o formato de acordo com o gênero instrucional. É importante que eles tenham essa percepção e para que isso fique claro, peça para que alguns alunos façam a leitura de cada passo do texto ou que cada um leia uma frase (visto que alguns passos têm mais de uma ação).
  • À medida que os alunos fazem a leitura de cada ação, chame a atenção para as questões já mencionadas (sobre a função do ponto final e uso da letra maiúscula e, principalmente, no favorecimento desses elementos no cumprimento da função do texto de instrução de montagem).
  • No quadro com o texto reescrito, destaque a pontuação trabalhada e a letra maiúscula para que fique bem claro onde os alunos identificaram os mesmos.
  • Reforce que num texto de instruções de montagem o ponto final é a pontuação que mais aparece.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 8ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Folha xerografada

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apóia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. O gênero “Instruções de Montagem” apresenta, portanto, uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, a que se seguem as orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão apresentar dificuldade na leitura do texto, visto que ainda há alunos em processo de alfabetização, prejudicando a identificação de cada ação do texto que precisa ser pontuada no final. Poderão apresentar dificuldade também em identificar o local de uso da letra maiúscula no texto.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que nesta aula será explorada a pontuação, mais especificamente o ponto final num texto de instrução de montagem. Peça que se atentem a isso durante a aula. Diga também que irão identificar a letra maiúscula e seu uso dentro do texto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Retome com os alunos a importância do uso da pontuação e da letra maiúscula dentro de um texto, e quando eles devem ser utilizados. Pergunte a eles:
  • Quem lembra porque usamos o ponto final no texto de instruções de montagem? Para que serve a pontuação em um texto?
  • Qual pontuação vocês já observaram que mais aparece em texto de instruções de montagem?

Baseado nos conhecimentos prévios dos alunos e no que já foi explorado em aulas anteriores, espera-se que percebam que no texto de instruções de montagem a pontuação mais frequente é o ponto final.

É importante destacar que a partir destes questionamentos, espera-se que os alunos percebam que no texto de instruções de montagem, o ponto final aparece sempre ao final de cada etapa ou ação descrita, sendo seguido de letra maiúscula ao iniciar uma nova ação ou uma nova etapa. A reflexão que pretende-se explorar com os alunos refere-se ao uso do ponto final de acordo com o aspecto discursivo, ou seja, para que os alunos percebam em qual situação do texto essa pontuação é utilizada, observando que sempre que houver uma ação descrita, este trecho precisa ser finalizado com um ponto, o mesmo quando se termina uma etapa do texto de instruções de montagem.

  • Agrupe os alunos em trios para favorecer a troca de experiências e o agrupamento produtivo. Como sugestão, coloque em cada trio um aluno que esteja alfabético, para que contribua com sua habilidade de leitura. Isso não quer dizer que os demais não terão um papel ativo na realização da atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Após a reflexão, apresente aos alunos o seguinte desafio:

“A professora de Ana deu a ela uma tarefa desafiadora: Entregou um texto onde estavam faltando as pontuações e letra maiúscula. Só que Ana está com muitas dúvidas, pois perdeu a aula em que a turma trabalhou com esse assunto. Vamos ajudá-la a pontuar o texto?”

  • A ideia do desafio é criar uma proposta onde os alunos interajam com uma situação problema fictícia, em que precisem mobilizar seus conhecimentos para ajudar a personagem. Desta forma, questione os alunos sobre qual dica dariam para Ana conseguir identificar onde utilizar o ponto final e a letra maiúscula, de maneira que estes dêem sentido a função do texto de instrução de montagem, encerrando cada etapa ou ação do texto. Anote essa informação no quadro para consulta dos alunos, se necessário, durante a realização da atividade. Aqui, espera-se que eles apontem que sempre que terminar uma ação ou uma etapa no texto, deverá ser colocado o ponto final, e sempre que iniciar uma ação ou etapa, é preciso aparecer a letra maiúscula.
  • Entregue a eles o texto: “Brinquedos com palitos de sorvete: Jogo da velha”. O texto que será entregue estará todo com letras minúsculas. O desafio está em pontuar o texto e encontrar o local e qual a letra precisaria ser maiúscula e circular, observando que são usadas no início das frases e logo após o ponto final.
  • Peça que leiam o texto, pontuem-no utilizando o ponto final e circulem onde deve haver letra maiúscula. Nesse momento, sugira que os alunos que ainda não apresentam autonomia na leitura, acompanhem a leitura junto com os colegas leitores que estão no grupo e procurem expor suas ideias sobre os locais em que a pontuação é necessária. A leitura faz parte desse processo reflexivo e de descoberta e é importante estimular os alunos a se atentarem, onde termina a orientação de cada ação, pois, essa observação será fundamental para localizar onde o ponto final e a letra maiúscula devem aparecer.
  • Terminado esse momento faça a escrita no quadro, sendo o escriba dos alunos, de maneira que eles ditem o texto e indiquem onde colocaram o ponto final e apontaram a necessidade da letra maiúscula. É possível que surjam respostas diferentes, o que será favorável para a discussão reflexiva. Os alunos que indicarem locais diferentes do uso do ponto ou da letra maiúscula, a partir das justificativas de suas escolhas irão favorecer a reflexão de toda classe acerca do uso e da finalidade que os dois elementos num texto de instrução de montagem, principalmente no modo de fazer. Esse será um momento valioso para se validar os conhecimentos ou corrigir possíveis entendimentos equivocados.
  • Por isso, é importante que você retome com os alunos essas duas questões: onde se usa o ponto final e onde se usa a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, para que fique claro a eles que a validação dessa questão, inclui favorecer o cumprimento da função maior do texto de instrução de montagem: ensinar a montar algo.

Materiais complementares: Para acessar o texto clique aqui.

Para acessar: https://leiturinha.com.br/blog/7-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar, faça a leitura coletiva do texto que foi escrito por você com a participação da turma.
  • Retome com os alunos as dicas que foram mencionadas por eles no início da aula, e se essas dicas os ajudaram quando estavam pontuando o texto e colocando a letra maiúscula. Essa ação permitirá retomar o uso da pontuação e letra maiúscula e também validar os conhecimentos apresentados por eles.
  • Relembre os alunos que a pontuação organiza o texto em tópicos e dá o formato de acordo com o gênero instrucional. É importante que eles tenham essa percepção e para que isso fique claro, peça para que alguns alunos façam a leitura de cada passo do texto ou que cada um leia uma frase (visto que alguns passos têm mais de uma ação).
  • À medida que os alunos fazem a leitura de cada ação, chame a atenção para as questões já mencionadas (sobre a função do ponto final e uso da letra maiúscula e, principalmente, no favorecimento desses elementos no cumprimento da função do texto de instrução de montagem).
  • No quadro com o texto reescrito, destaque a pontuação trabalhada e a letra maiúscula para que fique bem claro onde os alunos identificaram os mesmos.
  • Reforce que num texto de instruções de montagem o ponto final é a pontuação que mais aparece.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano