Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Amara Souza
Mentor: Anie Paruta
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de instruções de montagem.
Finalidade da aula: Observar o uso da pontuação e da letra maiúscula no texto de instrução de montagem.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Instrução de Montagem
Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético/Convenções da Escrita: pontuação
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01, EF02LP09
Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: folha xerografada e cartolina ou papel pardo para a confecção do cartaz que será exposto no quadro.
Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar os pontos e a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, bem como em perceber a regularidade do uso da letra maiúscula após o ponto final.
Referências sobre o assunto:
GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.
KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.