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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Observando a pontuação e uso da letra maiúscula em textos de instruções de montagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do Fundamental sobre pontuação e letra maiúscula em textos de montagem

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amara Maria Bicudo De Souza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: folha xerografada e cartolina ou papel pardo para a confecção do cartaz que será exposto no quadro.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar os pontos e a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, bem como em perceber a regularidade do uso da letra maiúscula após o ponto final.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Tema da aula select-down

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que nesta aula irão observar e tentar descobrir a pontuação e a letra maiúscula que aparecem no texto de instrução de montagem, mais especificamente o ponto final.

Introdução select-down

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicialmente, retome as características de um texto de instruções de montagem: sua função, suas partes principais e como se estrutura. Nesse momento, os alunos apresentarão tudo o que sabem sobre esse gênero a partir do que já aprenderam e é importante que retomem as características das etapas do modo de fazer, que apresentam ações a serem desenvolvidas.
  • Em seguida, cole na lousa um cartaz com o texto “Brinquedos educativos: Alfabeto de Tampinhas” e faça a leitura coletiva. É importante que neste cartaz as letras estejam num tamanho maior para facilitar a visualização do texto por toda a turma.
  • Tanto o cartaz como a folha que será entregue para os alunos devem estar em letra imprensa, justamente para que possam identificar o uso da letra maiúscula ao analisarem o texto. É importante ressaltar que, apesar de no início da alfabetização ser importante o uso da letra bastão (apenas maiúsculas), no decorrer deste processo é necessário que os alunos tenham contato e sejam desafiados a lerem diferentes tipos de letras, que estão presentes no cotidiano, e envolvem habilidades previstas na BNCC.

Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui.

Fonte do texto: https://leiturinha.com.br/blog/7-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/. Acesso em 05/10/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles observam, além das letras, no texto apresentado. É importante que eles também observem a pontuação no texto de instrução de montagem. Possivelmente os alunos irão comentar sobre a presença de números dos passos, ponto final, dois pontos, e vírgula (ainda que não nomeiem convencionalmente). Explique que neste momento, eles deverão investigar apenas o uso do ponto final.
  • Entregue, uma folha xerografada para cada criança com o mesmo texto e peça que identifiquem os pontos finais presentes nele, pintando-os de uma cor.
  • Peça aos alunos que compartilhem em quais trechos localizaram o ponto final. À medida que socializam a localização dos pontos finais, vá marcando no cartaz.
  • Após a identificação do ponto final, os alunos poderão comparar o texto do quadro com o texto em mãos, analisando se marcaram pontos diferentes ou esqueceram de identificar algum ponto.
  • Esse momento também é importante para a próxima etapa, onde os alunos identificarão a letra maiúscula. Como os pontos finais estarão marcados, ficará mais fácil perceberem que a letra maiúscula tem relação com essa pontuação.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agrupe os alunos em duplas para esse segundo momento para que possam trocar ideias e a discussão favoreça a descoberta.
  • Diga aos alunos: Agora que vocês identificaram os pontos finais, observem se há alguma semelhança na escrita depois desta pontuação.
  • Conduza a discussão para que os alunos analisem a letra seguinte à pontuação, observando que se trata da letra maiúscula.
  • Pergunte a eles: Vocês percebem algo diferente nas letras desse texto?

Aqui, espera-se que os alunos percebam que o texto possui letras maiúsculas e minúsculas.

  • Repita o mesmo processo, pedindo que identifiquem a letra maiúscula pintando, mas dessa vez devem escolher uma outra cor.
  • Retome o texto exposto no quadro e peça que compartilhem quais as pontuações foram identificadas e o que descobriram sobre o uso da letra maiúscula. Questione:
  • Em que trechos do texto, aparecem as letras maiúsculas?
  • Qual a relação da letra maiúscula com o ponto final? Aparece antes ou depois dele?

Espera-se que eles percebam que a letra maiúscula se faz presente no início das frases ou sempre após uma pontuação (isso sem contar nos nomes próprios, que não serão explorados nesta aula, pois não são comuns em textos de instrução de montagem).

É possível que surjam respostas diferentes, que será favorável para se discutir entre os alunos que indicarem locais diferentes do uso do ponto ou da letra maiúscula, a partir das justificativas de suas escolhas. Esse será um momento valioso para se validar os conhecimentos ou corrigir possíveis entendimentos equivocados.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Levante as hipóteses dos alunos sobre a função do ponto final:
  • Vocês já observaram o ponto final em outros textos?
  • Alguém pode citar um exemplo de uso do ponto final, num texto que já trabalhamos ou que vocês já viram em outros lugares?

Aqui, espera-se que os alunos citem diferentes textos, independente do que está sendo trabalhado. A ideia inicial é que percebam que a pontuação está presente em diferentes gêneros, além dos textos de instruções de montagem, para que no decorrer da aula descubram sua finalidade no texto de instrução de montagem.

  • Continue questionando e pedindo que justifiquem suas respostas. É importante que busquem essas justificativas para que de fato compreendam a relação entre a pontuação e o texto. Pergunte também:
  • Que situações ou parte do texto de instrução de montagem o ponto final dá encerramento?
  • Retomando a parte do “modo de fazer” num texto de instrução de montagem, o que o ponto final encerra?
  • Se não houvesse essa pontuação, a pessoa que usasse o texto para construir o brinquedo conseguiria identificar facilmente cada ação a ser realizada?

Aqui, espera-se que os alunos identifiquem o modo de fazer como a parte do texto que aparece o ponto final e que à medida que a discussão é conduzida percebam a função do texto sendo favorecida pelo uso do ponto final. O ponto final pode não necessariamente interferir na função do texto de instrução de montagem, mas ajuda a organizá-lo. Além disso, é possível que os alunos levantem várias hipóteses sobre o uso da pontuação, entre elas que o ponto final serve para terminar a frase, que ele aparece quando acabam as palavras da linha, quando acaba uma parte do texto, etc. Quando hipóteses equivocadas como estas forem levantadas, retome o cartaz e analise junto com os alunos se a ideia proposta é válida ou não.

6. Em seguida, convide alguns alunos para lerem as etapas, respeitando as pausas indicadas pelo ponto final. Os alunos devem perceber que a pontuação favorece a leitura, dando maior sentido ao texto.

7. Para finalizar, retome com os alunos que num texto de instrução de montagem o ponto final aparece a cada ação ou etapa terminada. Ou seja, ele encerra a ação ou etapa. Uma etapa pode ter mais de uma ação, então nela aparecerá mais de um ponto final. A letra maiúscula é usada da mesma maneira só que quando se inicia a ação ou etapa, por isso, ela aparece logo no início da frase ou logo após o ponto final.

8. Seja o escriba dos alunos colocando as conclusões que chegaram sobre o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instrução de Montagem. Faça um esquema num cartaz, para que, se for o caso possa ser usado futuramente ou para consulta dos alunos quando necessário.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 7ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Instrução de Montagem e no campo de atuação da vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: folha xerografada e cartolina ou papel pardo para a confecção do cartaz que será exposto no quadro.

Informações sobre o gênero: Esse gênero textual tem características bem específicas. Ele se apoia em frases curtas elencadas por meio de letras ou números, verbo no imperativo ou no infinitivo, sequências de ações que demandam recomendações para cada passo a ser realizado. Além disso, o gênero “Instruções de Montagem” apresenta uma série de orientações que devem ser seguidas por quem deseja criar algo. Em geral, o texto é composto pelo título - o nome do objeto a ser confeccionado, a lista dos materiais necessários, seguida das orientações de como se confecciona.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem encontrar dificuldade em identificar os pontos e a letra maiúscula no texto de instrução de montagem, bem como em perceber a regularidade do uso da letra maiúscula após o ponto final.

Referências sobre o assunto:

GARCIA-REIS, A. R.; BOTELHO, L. S.; MAGALHÃES, T. G. (Orgs.) Leitura e escrita de textos instrucionais. Recife: Pipa Comunicação, 2017. pp. 69-96.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUEZ, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LEAL, T. F.; BRANDÃO, A. C. P. É Possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental.(org) LEAL, T. F.; BRANDÃO, C. P. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Orgs.) Diversidade Textual: o gênero na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Os gêneros escolares - práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que nesta aula irão observar e tentar descobrir a pontuação e a letra maiúscula que aparecem no texto de instrução de montagem, mais especificamente o ponto final.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Inicialmente, retome as características de um texto de instruções de montagem: sua função, suas partes principais e como se estrutura. Nesse momento, os alunos apresentarão tudo o que sabem sobre esse gênero a partir do que já aprenderam e é importante que retomem as características das etapas do modo de fazer, que apresentam ações a serem desenvolvidas.
  • Em seguida, cole na lousa um cartaz com o texto “Brinquedos educativos: Alfabeto de Tampinhas” e faça a leitura coletiva. É importante que neste cartaz as letras estejam num tamanho maior para facilitar a visualização do texto por toda a turma.
  • Tanto o cartaz como a folha que será entregue para os alunos devem estar em letra imprensa, justamente para que possam identificar o uso da letra maiúscula ao analisarem o texto. É importante ressaltar que, apesar de no início da alfabetização ser importante o uso da letra bastão (apenas maiúsculas), no decorrer deste processo é necessário que os alunos tenham contato e sejam desafiados a lerem diferentes tipos de letras, que estão presentes no cotidiano, e envolvem habilidades previstas na BNCC.

Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui.

Fonte do texto: https://leiturinha.com.br/blog/7-brinquedos-reciclados-faceis-de-fazer/. Acesso em 05/10/2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Pergunte aos alunos o que eles observam, além das letras, no texto apresentado. É importante que eles também observem a pontuação no texto de instrução de montagem. Possivelmente os alunos irão comentar sobre a presença de números dos passos, ponto final, dois pontos, e vírgula (ainda que não nomeiem convencionalmente). Explique que neste momento, eles deverão investigar apenas o uso do ponto final.
  • Entregue, uma folha xerografada para cada criança com o mesmo texto e peça que identifiquem os pontos finais presentes nele, pintando-os de uma cor.
  • Peça aos alunos que compartilhem em quais trechos localizaram o ponto final. À medida que socializam a localização dos pontos finais, vá marcando no cartaz.
  • Após a identificação do ponto final, os alunos poderão comparar o texto do quadro com o texto em mãos, analisando se marcaram pontos diferentes ou esqueceram de identificar algum ponto.
  • Esse momento também é importante para a próxima etapa, onde os alunos identificarão a letra maiúscula. Como os pontos finais estarão marcados, ficará mais fácil perceberem que a letra maiúscula tem relação com essa pontuação.

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Orientações:

  • Agrupe os alunos em duplas para esse segundo momento para que possam trocar ideias e a discussão favoreça a descoberta.
  • Diga aos alunos: Agora que vocês identificaram os pontos finais, observem se há alguma semelhança na escrita depois desta pontuação.
  • Conduza a discussão para que os alunos analisem a letra seguinte à pontuação, observando que se trata da letra maiúscula.
  • Pergunte a eles: Vocês percebem algo diferente nas letras desse texto?

Aqui, espera-se que os alunos percebam que o texto possui letras maiúsculas e minúsculas.

  • Repita o mesmo processo, pedindo que identifiquem a letra maiúscula pintando, mas dessa vez devem escolher uma outra cor.
  • Retome o texto exposto no quadro e peça que compartilhem quais as pontuações foram identificadas e o que descobriram sobre o uso da letra maiúscula. Questione:
  • Em que trechos do texto, aparecem as letras maiúsculas?
  • Qual a relação da letra maiúscula com o ponto final? Aparece antes ou depois dele?

Espera-se que eles percebam que a letra maiúscula se faz presente no início das frases ou sempre após uma pontuação (isso sem contar nos nomes próprios, que não serão explorados nesta aula, pois não são comuns em textos de instrução de montagem).

É possível que surjam respostas diferentes, que será favorável para se discutir entre os alunos que indicarem locais diferentes do uso do ponto ou da letra maiúscula, a partir das justificativas de suas escolhas. Esse será um momento valioso para se validar os conhecimentos ou corrigir possíveis entendimentos equivocados.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Levante as hipóteses dos alunos sobre a função do ponto final:
  • Vocês já observaram o ponto final em outros textos?
  • Alguém pode citar um exemplo de uso do ponto final, num texto que já trabalhamos ou que vocês já viram em outros lugares?

Aqui, espera-se que os alunos citem diferentes textos, independente do que está sendo trabalhado. A ideia inicial é que percebam que a pontuação está presente em diferentes gêneros, além dos textos de instruções de montagem, para que no decorrer da aula descubram sua finalidade no texto de instrução de montagem.

  • Continue questionando e pedindo que justifiquem suas respostas. É importante que busquem essas justificativas para que de fato compreendam a relação entre a pontuação e o texto. Pergunte também:
  • Que situações ou parte do texto de instrução de montagem o ponto final dá encerramento?
  • Retomando a parte do “modo de fazer” num texto de instrução de montagem, o que o ponto final encerra?
  • Se não houvesse essa pontuação, a pessoa que usasse o texto para construir o brinquedo conseguiria identificar facilmente cada ação a ser realizada?

Aqui, espera-se que os alunos identifiquem o modo de fazer como a parte do texto que aparece o ponto final e que à medida que a discussão é conduzida percebam a função do texto sendo favorecida pelo uso do ponto final. O ponto final pode não necessariamente interferir na função do texto de instrução de montagem, mas ajuda a organizá-lo. Além disso, é possível que os alunos levantem várias hipóteses sobre o uso da pontuação, entre elas que o ponto final serve para terminar a frase, que ele aparece quando acabam as palavras da linha, quando acaba uma parte do texto, etc. Quando hipóteses equivocadas como estas forem levantadas, retome o cartaz e analise junto com os alunos se a ideia proposta é válida ou não.

6. Em seguida, convide alguns alunos para lerem as etapas, respeitando as pausas indicadas pelo ponto final. Os alunos devem perceber que a pontuação favorece a leitura, dando maior sentido ao texto.

7. Para finalizar, retome com os alunos que num texto de instrução de montagem o ponto final aparece a cada ação ou etapa terminada. Ou seja, ele encerra a ação ou etapa. Uma etapa pode ter mais de uma ação, então nela aparecerá mais de um ponto final. A letra maiúscula é usada da mesma maneira só que quando se inicia a ação ou etapa, por isso, ela aparece logo no início da frase ou logo após o ponto final.

8. Seja o escriba dos alunos colocando as conclusões que chegaram sobre o uso do ponto final e letra maiúscula em um texto de Instrução de Montagem. Faça um esquema num cartaz, para que, se for o caso possa ser usado futuramente ou para consulta dos alunos quando necessário.

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