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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contando histórias: palavras com F e V

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre palavras com F e V

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios 

Título da Aula: Contando histórias: palavras com F e V

Finalidade da aula: Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Desenvolver a consciência fonológica dos alunos.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC: EF01LP05/ EF01LP07  

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Caixa contendo figuras de palavras com F e V; som e música; atividade para impressão.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e SSV poderão não compreender a correspondência entre o falado e o escrito, não conseguindo registrar o nome da imagem no quadro, bem como utilizar letras e símbolos para escrever tais palavras. As hipóteses SSV e SCV poderão encontrar dificuldades em registrar os nomes das figuras no quadro, apresentando apenas uma letra para compor uma sílaba. A hipótese silábica-alfabética poderá apresentar dificuldades omitindo ou acrescentando letras a mais no registro das palavras no quadro. Os alunos alfabéticos, diante da semelhança de som entre F e V, poderão realizar trocas (formiga| Vormiga). Todos os alunos poderão ainda apresentar dificuldades em contar histórias, não conseguindo continuar a história da atividade de introdução.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?) In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, pp. 111-132. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.


Código: LPO1_16ATS03

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


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