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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Contando histórias: palavras com F e V

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre palavras com F e V

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 3ª aula de um conjunto de três planos, com a finalidade de desenvolver a consciência fonológica através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

- Opcionais: Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).

Introdução
Era uma vez… Prepare com antecedência uma caixa contendo várias imagens ou objetos que possuam a letra F e V em seus nomes. O plano sugere algumas imagens (disponíveis aqui). Para esta aula, o professor deve criar um ambiente favorável para contar uma história, ou gravar um vídeo em que retira um objeto ou imagem de uma caixa e começa a contar uma história utilizando o item selecionado. Faça isso com alguns objetos ou imagens e crie um ar de mistério.

Desenvolvimento
Após encaminhar o vídeo, desafie-os a escolher 6 objetos em casa que devem ter a letra V e F (3 de cada), e solicite que façam o mesmo: tirem o objeto da caixa (ou sacola), um a um, e criem uma história. Quem se sentir confiante deve solicitar a um adulto que filme sua história e compartilhe no grupo de WhatsApp. Peça que registrem no caderno o título: ERA UMA VEZ… e escrevam os nomes dos objetos que utilizaram para a história (com auxílio, se precisarem). Esta atividade deve ser fotografada e enviada ao professor.
Fechamento
Marque um horário para conversar por videochamada sobre o que acharam das histórias. Explique que terão uma atividade individual de leitura: uma folha com algumas imagens (da atividade de introdução) para que marquem a opção com a grafia correta da palavra. O professor pode utilizar uma palavra da sua história como exemplo, como FITA, trocando-a por VITA, para que indiquem, de forma oral, qual é a grafia correta. Esta atividade de sistematização deve ser supervisionada por um adulto, no entanto, sem que ele faça pela criança. A atividade para impressão está disponível aqui, e também pode ser encaminhada por e-mail, WhatsApp ou impressa na escola para ser retirada pelos responsáveis.

Convite às famílias
Seja um ouvinte da história, proporcione um ambiente favorável para realização das atividades propostas, incentive e auxilie quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_16ATS03

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


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