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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sons parecidos: palavras com V e F

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sons parecidas das palavras V e F

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios 

Título da Aula: Sons parecidos: palavras com V e F

Finalidade da aula: Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Desenvolver a consciência fonológica dos alunos.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)

Habilidades da BNCC: EF01LP05 EF01LP07  

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.

Materiais necessários: Cartaz/projeção do poema Vento Forte de Maria Alice Penna de Azevedo (1988).
Banco de palavras com F e V; tabela com 2 colunas; fichas de imagens; nome das imagens.

Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir relacionar a imagem ao seu nome, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada.

Referências sobre o assunto:

LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.

LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.

MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.


Código: LPO1_16ATS01

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


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