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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sons parecidos: palavras com V e F

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sons parecidas das palavras V e F

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Suzanne Morais

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
LPO1_16ATS01
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com a finalidade desenvolver a consciência fonológica através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V).

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos disponíveis no plano (clique aqui).
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meets ou o Hangout.

Introdução
Envie pelo WhatsApp a imagem do slide da introdução do plano com o poema “Vento Forte”, de Alice Penna de Azevedo. A intenção é aguçar a curiosidade sobre o que sugere a imagem e a atenção no texto.

Desenvolvimento
Marque o horário para uma videochamada e leia o poema para os alunos, segmentando as palavras, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido. Converse sobre as palavras do título: VENTO - FORTE, o som das letras iniciais e instigue-os a falar outras palavras que iniciam com estas letras. Explique que muitas vezes confundimos como se escreve palavras com F e V porque o som das duas consoantes é muito semelhante, e não há pistas ou dicas para identificarmos como se escreve as palavras, e que por isso precisamos prestar atenção ao som delas.
Organize grupos de alunos no WhastApp (entre 2 e 4 crianças), considerando os saberes de cada, conforme orientações do plano. Explique que será encaminhado um banco de palavras que apresente palavras escrita com F e V no início da palavra, mas também em posição medial e final, e também uma tabela com duas colunas, sendo a primeira coluna para palavras com V, e a segunda coluna para as palavras com F. Este material pode ser impresso na escola, enviado por e-mail ou pelo WhatsApp (acesse aqui).

Fechamento
Chame-os por videochamada para conversar sobre a atividade realizada, se conseguiram fazer com facilidade e quais foram as dificuldades. Explique que terão um novo desafio, mas agora de forma individual, pois serão publicadas no WhatsApp duas imagens e cada um deverá gravar um áudio ou vídeo para o professor e responder às seguintes perguntas:
     - Quais são as imagens?
     - Com que letra iniciam?
     - Qual o som dessas letras?

Atenção professor: O plano original apresenta várias imagens no banco de palavras (disponível aqui) no entanto, considerando que a aula remota deve ser mais curta, optou-se por apenas duas figuras para otimizar o tempo e que podem ser escolhidas pelo professor.

Convite às famílias
Acompanhe a atividade a ser realizada nos grupos de WhatsApp incentivando-os a falar as palavras em voz alta para que percebam que, embora o som seja parecido, quando trocamos o V/F a palavra muda, como por exemplo: PROvESSOR.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO1_16ATS01

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


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