Atividade para impressão - Banco de palavras
Banco de palavras
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pares mínimos com consoantes homorgânicas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Cartaz/projeção do poema Vento Forte de Maria Alice Penna de Azevedo (1988).
Banco de palavras com F e V; tabela com 2 colunas; fichas de imagens; nome das imagens.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir relacionar a imagem ao seu nome, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1. Apresente aos alunos a proposta da aula do dia e explique que irão conhecer palavras com sons muito parecidos.
Atenção: segundo Athur Gomes de Moraes, nessa correspondência (F\V) não existe, no sistema alfabético do português, outra letra para registrar o som de F, ou o de V, etc. Nesses casos, nossa função é ajudar o aprendiz a analisar fonologicamente as palavras em que está cometendo trocas.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Materiais complementares: Cartaz do poema “Vento Forte” de Alice Penna de Azevedo.
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Atenção: para saber mais sobre a formação ideal nos agrupamentos produtivos, clique aqui.
Materiais complementares: Banco de palavras, tabela com duas colunas. Clique aqui para acessar o banco de palavras.
Tempo sugerido: 7 minutos (primeira parte).
Orientações:
Materiais complementares: fichas de imagens, tabela com nomes das imagens. Clique aqui para acessar o arquivo.
Tempo sugerido: 8 minutos (segunda parte).
Orientações:
Materiais complementares: fichas de imagens, tabela com nomes das imagens. Clique aqui para acessar o arquivo.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO1_16ATS01
(Esta é a 1ª aula de um conjunto de três planos com a finalidade desenvolver a consciência fonológica através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V).
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos disponíveis no plano (clique aqui).
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meets ou o Hangout.
Introdução
Envie pelo WhatsApp a imagem do slide da introdução do plano com o poema “Vento Forte”, de Alice Penna de Azevedo. A intenção é aguçar a curiosidade sobre o que sugere a imagem e a atenção no texto.
Desenvolvimento
Marque o horário para uma videochamada e leia o poema para os alunos, segmentando as palavras, apontando e fazendo o ajuste do falado ao escrito, conforme o poema vai sendo lido. Converse sobre as palavras do título: VENTO - FORTE, o som das letras iniciais e instigue-os a falar outras palavras que iniciam com estas letras. Explique que muitas vezes confundimos como se escreve palavras com F e V porque o som das duas consoantes é muito semelhante, e não há pistas ou dicas para identificarmos como se escreve as palavras, e que por isso precisamos prestar atenção ao som delas.
Organize grupos de alunos no WhastApp (entre 2 e 4 crianças), considerando os saberes de cada, conforme orientações do plano. Explique que será encaminhado um banco de palavras que apresente palavras escrita com F e V no início da palavra, mas também em posição medial e final, e também uma tabela com duas colunas, sendo a primeira coluna para palavras com V, e a segunda coluna para as palavras com F. Este material pode ser impresso na escola, enviado por e-mail ou pelo WhatsApp (acesse aqui).
Fechamento
Chame-os por videochamada para conversar sobre a atividade realizada, se conseguiram fazer com facilidade e quais foram as dificuldades. Explique que terão um novo desafio, mas agora de forma individual, pois serão publicadas no WhatsApp duas imagens e cada um deverá gravar um áudio ou vídeo para o professor e responder às seguintes perguntas:
- Quais são as imagens?
- Com que letra iniciam?
- Qual o som dessas letras?
Atenção professor: O plano original apresenta várias imagens no banco de palavras (disponível aqui) no entanto, considerando que a aula remota deve ser mais curta, optou-se por apenas duas figuras para otimizar o tempo e que podem ser escolhidas pelo professor.
Convite às famílias
Acompanhe a atividade a ser realizada nos grupos de WhatsApp incentivando-os a falar as palavras em voz alta para que percebam que, embora o som seja parecido, quando trocamos o V/F a palavra muda, como por exemplo: PROvESSOR.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Suzanne Silva Rodrigues de Morais
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da Aula: Sons parecidos: palavras com V e F
Finalidade da aula: Empregar adequadamente o F e o V em diferentes palavras; Desenvolver a consciência fonológica dos alunos.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetos do conhecimento: Construção do sistema alfabético
Prática de linguagem: Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Habilidades da BNCC: EF01LP05 EF01LP07
Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é desenvolver a consciência fonológica dos alunos através dos pares mínimos com as consoantes homorgânicas F e V.
Materiais necessários: Cartaz/projeção do poema Vento Forte de Maria Alice Penna de Azevedo (1988).
Banco de palavras com F e V; tabela com 2 colunas; fichas de imagens; nome das imagens.
Dificuldades antecipadas: Dependendo da hipótese de escrita em que os alunos se encontram, poderão encontrar dificuldades diferentes. Os alunos nas hipóteses pré-silábica e na silábica sem valor sonoro poderão encontrar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir identificar a diferença entre os sons de /f/ e/v/, pois não realizam o registro escrito ao falado. Os alunos na hipótese silábica com valor sonoro poderão apresentar dificuldades em ler as palavras apresentadas e separá-las em colunas, bem como não conseguir relacionar a imagem ao seu nome, pois não possuem ainda a estrutura de sílabas formada.
Referências sobre o assunto:
LEAL, T. F.; ALBUQUERQUE, E. B.; LEITE, T. M. R. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: MORAIS, A. G. de; ALBUQUERQUE, E. B. (Orgs.). Alfabetização: apropriação do sistema alfabético. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 111-132. Disponível em http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/20.pdf. Acesso em: 04 de agosto de 2018.
LEAL, T; MORAIS, A.G. O aprendizado do sistema de escrita alfabética: uma tarefa complexa, cujo funcionamento precisamos aprender. In.: LEAL, T.F.; ALBUQUERQUE, E.B.C.; MORAIS, A.G. Alfabetizar letrando na EJA: fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 129-152.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
Alfabetização
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