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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Parlendas para escrever - escrita de parlendas em painéis

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre parlendas para escrever

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Andrade De Lima Rabelo

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios 

Título da aula: Parlendas para escrever - escrita de parlendas em painéis

Finalidade da aula: Escrever e ilustrar um painel de parlenda.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção dos sistema alfabético / Produção de texto oral

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09, EF01LP19


Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.

Materiais necessários:

  1. local-Laboratório de informática
  2. Impressão de painéis de parlendas
  3. Recortes de imagens que façam referências às parlendas para ilustração dos painéis

Dificuldades antecipadas:

  1. Algumas crianças podem ter dificuldades em encontrar estratégias para desenvolver a leitura, por ainda, não conseguirem relacionar sons a letras (crianças com hipóteses de escrita pré silábica, ou ainda, hipótese silábica sem valor sonoro - neste último caso conseguem perceber que aquilo que escrevemos representam sons, mas ainda não consegue relacionar fonema ao correto grafema). Nestes casos, as suas intervenções serão fundamentais para que as crianças percebam o quanto já sabem a respeito do nosso sistema de escrita. Ajude-as a utilizar as palavras estáveis para servirem de referência para a leitura. Clique aqui e entenda mais sobre a importância de trabalho com listas na alfabetização.
  2. Quando a criança percebe que o PA de Paulo é o mesmo PA de parede, ela começa a desenvolver estratégias para ler ainda que não leia convencionalmente. Nos slides, desafio a desafio estão sugeridas intervenções que podem tornar o seu trabalho mais produtivo, resultando no avanço da aprendizagem.   
  3. Por outro lado, algumas crianças podem encontrar facilidade nos desafios neste plano por já conseguirem ler e escrever com certa autonomia (crianças com hipóteses alfabética e silábica alfabética, pois já conseguem relacionar muitos fonemas aos respectivos grafemas):
    1. Na leitura, desafie-os a ir além de ler e localizar palavras, mas incentive-os a criar novas rimas e versões para as parlendas.
    2. Na escrita, após realizarem a sua atividade, convide-os a serem monitores dos amigos ajudando-os a revisar os textos.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.  

PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.

SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.

WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao

https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf

https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las

https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma

https://novaescola.org.br/conteudo/2491/por-que-as-criancas-devem-aprender-a-escrever-com-letra-de-forma-para-depois-passar-para-a-cursiva

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente

https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/5330/grandes-obras-de-escritores-para-alfabetizar-os-pequenos&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNG_W93WdoUJDk6gub0Sk1VJtOCUyg

https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/2498/ler-rima-com-prazer&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNFH0o2TxG3GqIFFd2f66pQQUCULw

https://www.google.com/url?q=https://novaescola.org.br/conteudo/4734/blog-de-alfabetizacao-conheca-um-jeito-diferente-de-alfabetizar-com-poesia&sa=D&ust=1538937682313000&usg=AFQjCNEYqKiWOGcYT0mf2LUyLY2DsrSWVA

https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/

https://novaescola.org.br/conteudo/9766/blog-alfabetizacao-hipoteses-escrita-pre-silabico-silabico-como-avancar

http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7864-oito-erros-sobre-alfabetizacao

 


Código: LPO1_14ATS03

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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