Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michele Rabelo
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tania Rios
Título da aula: Parlendas para escrever - escrita de parlendas em painéis
Finalidade da aula: Escrever e ilustrar um painel de parlenda.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Construção dos sistema alfabético / Produção de texto oral
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09, EF01LP19
Sobre esta aula: esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita. Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais. Recitar parlendas com entonação adequada e observando as rimas.
Materiais necessários:
Dificuldades antecipadas:
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: O Real, o Possível e o Necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORAIS, A. G. de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NOBREGA, M. J. Salada, saladinha: parlendas. São Paulo: Moderna, 2005.
PRIETO, Heloisa. O Jogo da parlenda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2005.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Guia prático de alfabetização. São Paulo: Contexto, 2012.
WEISZ, Telma. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1360/a-funcao-das-listas-na-alfabetizacao
https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/43/alfabetizacao-e-consciencia-fonologica-como-trabalha-las
https://novaescola.org.br/conteudo/2489/diagnostico-na-alfabetizacao-para-conhecer-a-nova-turma
https://www.normaculta.com.br/classificacao-de-rimas/
http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticias/7864-oito-erros-sobre-alfabetizacao
Código: LPO1_14ATS03
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.
AULA 01
AULA 02
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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