14677
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Parlendas e rimas para brincar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre parlendas e rimas lúdicas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Andrade De Lima Rabelo

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail; impressos de atividades disponibilizados na escola ou enviados digitalmente para impressão, caso seja possível.

- Opcionais: canais para aula ou reunião online, como Google Sala de Aula, Google Meet ou Google Jamboard (tutoriais disponíveis aquiaquiaqui).

Introdução
Envie uma mensagem de áudio, pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, compartilhando que a aula será sobre parlendas.
Se for possível, utilize um dos canais online com grupos reduzidos de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios.
Na sequência, considere as observações e efetue as orientações do slide tema da aula. Envie o vídeo aos alunos nos grupinhos (link disponibilizado no mesmo slide).
Atenção: as aulas remotas, gravadas ou online, precisam ser muito mais curtas que as presenciais, na escola. Considere efetuar as aulas (todas) em apenas 25% do tempo da aula presencial na escola.

Desenvolvimento
Ainda nos grupinhos, prossiga observando as considerações e seguindo algumas das orientações do slide de introdução do plano. Selecione apenas algumas das intervenções propostas nesse slide, e balize sua seleção frente aos diferentes saberes e necessidades de aprendizagem dos alunos de cada grupo. São mais de 20 intervenções propostas, todas excelentes para que a criança avance no SEA; porém, muitas não são pertinentes em situação de aula remota.
Acolha e incentive a participação dos alunos durante a atividade.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da turma com você.

Fechamento
Considerando a situação remota de ensino e aprendizagem. O fechamento desta aula ocorrerá após sua orientação. As crianças efetuarão a(s) atividade(s) autonomamente, sem seu acompanhamento.
Selecione quais delas são mais adequadas para cada aluno; pode ser apenas 1 ou as 3 disponíveis, a depender dos saberes e da necessidade de aprendizagem de cada um, além da facilidade de disponibilização às famílias.
Comunique aos grupinhos que agora já podem realizar a(s) atividade(s) que receberam.
Tais atividades são importantes para os alunos Silábicos, com pouco desafio para os Silábicos-alfabéticos, e não são indicadas para os Alfabéticos, já que não há qualquer desafio para eles.
Os Pré-silábicos precisam de orientação e acompanhamento do professor; só proponha a atividade impressa se for possível atuar com cada aluno individualmente, o que pode ser feito pelo WhatsApp.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança na atividade, mas é preciso que você efetue orientações com o intuito de assegurar o protagonismo do aluno e o respeito pelo processo de alfabetização dele.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina C. Ruiz


Código: LPO1_14ATS01

(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas