14673
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Escrita de cantigas de roda

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre escrita em cantigas de roda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, e 1 impresso por aluno (disponível no plano de aula), disponibilizado na escola para as famílias retirarem ou enviado digitalmente para imprimirem, caso seja possível.

- Opcional: canal para reunião online, como Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma mensagem de áudio, pelo WhatsApp, dirigida às crianças e às famílias, informando que hoje farão a produção escrita de uma cantiga de roda.
Se for possível, utilize o Google Meet com um grupo reduzido de alunos (10 de cada vez); não havendo essa possibilidade, crie pequenos grupos no WhatsApp, com 4 ou 5 crianças no máximo. Considere as hipóteses de escrita e afinidades para criar os grupinhos. A comunicação no WhatsApp será feita através de áudios; utilize textos somente se a turma já for leitora fluente.
Na sequência, considere as observações do slide de introdução e efetue as orientações desse slide. No ensino remoto, a atividade será feita apenas com a canção Peixe-vivo. Envie o vídeo aos alunos (link disponível no slide).

Desenvolvimento
Continue nos grupinhos e oriente-os a pegar o impresso com a cantiga Peixe-vivo, utilizada na aula anterior.
Prossiga seguindo as orientações do 1º slide de desenvolvimento do plano de aula; entretanto, efetue apenas as seguintes (marcadores de bolinha): de 1 a 4 e de 7 a 9. A questão “Como vocês descobriram?é essencial que seja efetuada, pois possibilita que as crianças refaçam e justifiquem seu processo reflexivo; além disso, ao ouvirem como os colegas justificam e realizam a leitura, todos aprendem ainda mais.
Na sequência, há mais de 20 intervenções, mas não faça todas elas. Selecione apenas algumas, conforme os saberes e necessidades de aprendizagem dos alunos. Acolha e incentive a participação deles durante a atividade. Realize a proposta apenas com a música Peixe-vivo.
É importante considerar que as atividades remotas devem propiciar a interação entre a turma e da turma com você, e a duração da aula remota deve ser muito mais curta que a presencial.

Fechamento
Para encerrar, efetue a proposta do slide de fechamento, com a atividade impressa apenas da canção Peixe-vivo (disponível na aba de materiais do plano).
Será necessário considerar a situação remota de ensino e aprendizagem, e orientar a turma realizar a atividade em casa, com autonomia. Não é pertinente realizar todas as intervenções propostas, a menos que você verifique que, para alguns alunos (provavelmente as crianças Silábicas-alfabéticas e Silábicas), se faz necessário. Os alunos Pré-silábicos e Alfabéticos não se beneficiam de atividades com lacunas.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança na atividade, mas é preciso que você efetue orientações com o intuito de assegurar o protagonismo da criança e o respeito pelo processo de alfabetização dela.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_09ATS02

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas