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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Alfabetizando cantando

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre alfabetização

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: MIX Os Pequerruchos - Cantiga de roda. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=Gv0Q_W6G3yE. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem apresentar dificuldade para acompanhar o ritmo da cantiga de roda e as mais tímidas em aceitar participar da ciranda. Além disso, as crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem encontrar dificuldade em localizar palavras no texto, pois as crianças que se encontram nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VAMOS escrever AO, pois ainda não percebe que para formar a sílaba VA é necessário a consoante (V) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A.M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018;

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão cantar uma cantiga de roda muito conhecida, participar de uma ciranda, e ler e localizar na letra da canção palavras ditadas pelo(a) professor(a).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade da aula é conhecer cantigas de roda próprias do folclore brasileiro, promover uma ciranda com os alunos, localizar e ler palavras na letra da canção, globalmente, por meio da memorização.

Trabalhar com as cantigas de roda permite um resgate das manifestações artísticas e folclóricas por meio da musicalidade, e por ser um texto de fácil memorização, ajuda as crianças a refletirem sobre a relação entre o que se fala e o que se escreve. Clique aqui para aprofundar mais no assunto, caso necessário.

  • Pergunte:
  • Alguém aqui conhece alguma cantiga de roda? (Respostas pessoais - espera-se que as crianças respondam que sim, que elas conhecem algumas cantigas de roda.)
  • Qual? (Respostas pessoais - É provável que as crianças citem algumas cantigas de roda mais conhecidas entre as crianças, por exemplo: Atirei o pau no gato, Marcha soldado, Ciranda, cirandinha, entre outras.)
  • Cante para a turma.
  • Assistam a um vídeo que apresentará uma cantiga de roda muito conhecida.
  • Exiba o vídeo de 4 minutos: MIX Os Pequerruchos - Cantiga de roda. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=Gv0Q_W6G3yE. Acesso em 9 de outubro de 2018.

Caso não seja possível exibir o vídeo, apresente a letra da canção através de um cartaz e cante a música para a turma. Clique aqui para acessar a sugestão de cartaz.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações:

  • Organize a sala em círculo de modo que o centro fique livre para poder fazer a ciranda. Se preferir, a brincadeira pode ser realizada num espaço fora da sala de aula, como por exemplo, no pátio ou na quadra da escola.
  • Convide as crianças para brincarem de ciranda com a cantiga de roda apresentada no vídeo. Diga às crianças:
  • Vamos brincar de ciranda com a canção que assistimos no vídeo?
  • Quem gostaria de dizer um versinho durante a ciranda?
  • Escolha 4 ou 5 crianças para irem ao centro da roda recitar um versinho durante a brincadeira.
  • Motive as crianças para que todas participem da ciranda.
  • Inicie a brincadeira e repita a ciranda até que todas as crianças voluntárias recitem o seu versinho.
  • Depois de terminar a brincadeira, solicite que as crianças voltem para os seus lugares.
  • Pergunte:
  • Gostaram de participar da ciranda?
  • Do que vocês mais gostaram?
  • O que a gente pôde aprender durante a brincadeira?
  • Vamos brincar de ciranda mais vezes durante o recreio?
  • Em seguida, coloque no quadro o cartaz com a cantiga de roda trabalhada.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste da mesma.

Atenção:

Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita, as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, levantando hipóteses, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome ou de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido, os procedimentos de leitura de ajuste vão ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente.

Portanto, para realizar a leitura de ajuste, proceda da seguinte forma:

*Ao cantar (ou recitar) a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta ou recita a cantiga de roda.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste:

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente)

  • Pergunte à criança que fez a leitura de ajuste:
  • Onde está a palavra anel?
  • Leia a palavra.
  • Com que letra começa? (a)
  • Com que letra termina? (l)
  • Quantas letras tem essa palavra? (4 letras)
  • Pergunte à turma:
  • Que palavra do texto tem o mesmo som inicial da palavra anel? (amor, acabou)
  • Leiam essas palavras para mim. (amor; acabou)
  • Quantos sons têm essas palavras? (2 sons: a - mor; 3 sons: a-ca-bou)
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Em seguida, pergunte:
  • Onde está a palavra vidro?
  • Qual a letra inicial dessa palavra? (v)
  • E o letra final? (O)
  • Você saberia me dizer outra palavra que comece com a letra v? (vaca, vela, viagem, etc.)
  • Pergunte para a turma:
  • Qual a palavra que rima com quebrou, ou seja, que tem o mesmo som final dessa palavra? (acabou)
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som “OU” no final? (falou, andou, brincou)
  • Pergunte à turma:
  • Que palavra identificamos dentro da palavra CIRANDAR se tirarmos as letras CIR? (andar)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (an)
  • E o som final? (dar)
  • Quantos sons têm essa palavra? (2 sons)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: No fechamento da aula as criança irão em duplas ler e circular na cantiga de roda trabalhada as palavras ditadas pelo(a) professor(a).

Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, pois as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Explique para as crianças que elas terão que localizar e circular as palavras que você solicitar.
  • Distribua uma cópia da cantiga de roda para cada uma das crianças. Clique aqui para ter acesso à atividade para impressão.
  • Pergunte:
  • Qual a maior palavra dessa cantiga de roda? (cirandinha)
  • Leiam essa palavra para mim.
  • Com que som começa essa palavra? (ci)
  • Quais os sons que estão no meio dessa palavra? (randi)
  • Qual o som final? (nha)
  • Vamos ler lentamente essa palavra para identificar os sons que a formam? (ci-ran-di-nha)
  • Quantos sons tem essa palavra? (4 sons)
  • Circule ela para mim.
  • Peça:
  • Localize para mim a palavra ciranda.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ci)
  • Quais palavras no texto tem o mesmo som inicial dessa palavra? (cirandinha, cirandar)
  • Qual dessas palavras têm a mesma quantidade de sons da palavra ciranda? (cirandar)
  • Vamos ler essas palavras lentamente para perceber os sons que as formam? (ci-ran- da; ci-ran-dar)
  • Quantos sons elas têm? (3 sons).
  • O que torna uma palavra diferente da outra? (a letra r)
  • Circule a palavra ciranda para mim.

6. Pergunte:

  • Onde está a palavra TODOS?
  • Qual a letra inicial dessa palavra? (t)
  • E com que letra termina? (s)
  • Vocês saberiam me dizer uma palavra iniciada com a letra T? (tatu, tomada, tubarão, etc.)
  • Circule a palavra todos para mim.

7. Peça:

  • Circule a palavra SE.
  • Com que letra começa? (s)
  • Com que letra termina? (e)
  • Quantos sons tem essa palavra? (um som)
  • Que outras palavras aparecem no texto com apenas um som? (dar, a, e, o, que, tu, me)

8. Diga para as crianças:

  • Localize no texto o artigo O.
  • Circule-o para mim.
  • Esse artigo aparece outras vezes no texto?
  • Onde?
  • Circule também.

9. Encerre a aula solicitando que as crianças leiam as palavras que foram circuladas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora e da compreensão do sistema de escrita através do trabalho com cantigas de roda.

Materiais necessários: Computador com internet, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, tesoura, cola, fita adesiva e cópias dos materiais listados nas orientações.

Vídeo: MIX Os Pequerruchos - Cantiga de roda. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=Gv0Q_W6G3yE. Acesso em 02 de outubro de 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem apresentar dificuldade para acompanhar o ritmo da cantiga de roda e as mais tímidas em aceitar participar da ciranda. Além disso, as crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem encontrar dificuldade em localizar palavras no texto, pois as crianças que se encontram nas hipóteses SSV e SCV ainda não compreendem a estrutura da sílaba dentro das palavras, podendo uma criança na hipótese SCV, por exemplo, para a palavra VAMOS escrever AO, pois ainda não percebe que para formar a sílaba VA é necessário a consoante (V) + a vogal (A), achando que cada sílaba deve ser escrita com uma única letra.

Referências sobre o assunto:

CHARTIER, A.M. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos. Acesso em 04 de outubro de 2018; https://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/. Acesso em 02 de outubro de 2018;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão cantar uma cantiga de roda muito conhecida, participar de uma ciranda, e ler e localizar na letra da canção palavras ditadas pelo(a) professor(a).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade da aula é conhecer cantigas de roda próprias do folclore brasileiro, promover uma ciranda com os alunos, localizar e ler palavras na letra da canção, globalmente, por meio da memorização.

Trabalhar com as cantigas de roda permite um resgate das manifestações artísticas e folclóricas por meio da musicalidade, e por ser um texto de fácil memorização, ajuda as crianças a refletirem sobre a relação entre o que se fala e o que se escreve. Clique aqui para aprofundar mais no assunto, caso necessário.

  • Pergunte:
  • Alguém aqui conhece alguma cantiga de roda? (Respostas pessoais - espera-se que as crianças respondam que sim, que elas conhecem algumas cantigas de roda.)
  • Qual? (Respostas pessoais - É provável que as crianças citem algumas cantigas de roda mais conhecidas entre as crianças, por exemplo: Atirei o pau no gato, Marcha soldado, Ciranda, cirandinha, entre outras.)
  • Cante para a turma.
  • Assistam a um vídeo que apresentará uma cantiga de roda muito conhecida.
  • Exiba o vídeo de 4 minutos: MIX Os Pequerruchos - Cantiga de roda. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=Gv0Q_W6G3yE. Acesso em 9 de outubro de 2018.

Caso não seja possível exibir o vídeo, apresente a letra da canção através de um cartaz e cante a música para a turma. Clique aqui para acessar a sugestão de cartaz.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos.

Orientações:

  • Organize a sala em círculo de modo que o centro fique livre para poder fazer a ciranda. Se preferir, a brincadeira pode ser realizada num espaço fora da sala de aula, como por exemplo, no pátio ou na quadra da escola.
  • Convide as crianças para brincarem de ciranda com a cantiga de roda apresentada no vídeo. Diga às crianças:
  • Vamos brincar de ciranda com a canção que assistimos no vídeo?
  • Quem gostaria de dizer um versinho durante a ciranda?
  • Escolha 4 ou 5 crianças para irem ao centro da roda recitar um versinho durante a brincadeira.
  • Motive as crianças para que todas participem da ciranda.
  • Inicie a brincadeira e repita a ciranda até que todas as crianças voluntárias recitem o seu versinho.
  • Depois de terminar a brincadeira, solicite que as crianças voltem para os seus lugares.
  • Pergunte:
  • Gostaram de participar da ciranda?
  • Do que vocês mais gostaram?
  • O que a gente pôde aprender durante a brincadeira?
  • Vamos brincar de ciranda mais vezes durante o recreio?
  • Em seguida, coloque no quadro o cartaz com a cantiga de roda trabalhada.
  • Convide uma criança para fazer a leitura de ajuste da mesma.

Atenção:

Mesmo sem ainda dominar o sistema de escrita, as crianças estão sempre antecipando o que está escrito, levantando hipóteses, fazendo uso das informações sobre a escrita do próprio nome ou de outros que trazem de suas experiências. Nesse sentido, os procedimentos de leitura de ajuste vão ajudar as crianças a construir as relações entre o que se fala e a escrita correspondente.

Portanto, para realizar a leitura de ajuste, proceda da seguinte forma:

*Ao cantar (ou recitar) a cantiga de roda com toda a turma, a criança convidada - com ajuda do(a) professor(a), se necessário - vai acompanhando o texto escrito, apontando com o dedo e fazendo o ajuste do falado com o escrito enquanto canta ou recita a cantiga de roda.

*Caso necessário acesse o link abaixo para maiores esclarecimentos acerca dos procedimentos em relação à atividade de leitura de ajuste:

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente)

  • Pergunte à criança que fez a leitura de ajuste:
  • Onde está a palavra anel?
  • Leia a palavra.
  • Com que letra começa? (a)
  • Com que letra termina? (l)
  • Quantas letras tem essa palavra? (4 letras)
  • Pergunte à turma:
  • Que palavra do texto tem o mesmo som inicial da palavra anel? (amor, acabou)
  • Leiam essas palavras para mim. (amor; acabou)
  • Quantos sons têm essas palavras? (2 sons: a - mor; 3 sons: a-ca-bou)
  • Convide mais uma criança para fazer a leitura de ajuste.
  • Em seguida, pergunte:
  • Onde está a palavra vidro?
  • Qual a letra inicial dessa palavra? (v)
  • E o letra final? (O)
  • Você saberia me dizer outra palavra que comece com a letra v? (vaca, vela, viagem, etc.)
  • Pergunte para a turma:
  • Qual a palavra que rima com quebrou, ou seja, que tem o mesmo som final dessa palavra? (acabou)
  • Vocês saberiam me dizer outra palavra que tenha o mesmo som “OU” no final? (falou, andou, brincou)
  • Pergunte à turma:
  • Que palavra identificamos dentro da palavra CIRANDAR se tirarmos as letras CIR? (andar)
  • Qual o som inicial dessa palavra? (an)
  • E o som final? (dar)
  • Quantos sons têm essa palavra? (2 sons)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: No fechamento da aula as criança irão em duplas ler e circular na cantiga de roda trabalhada as palavras ditadas pelo(a) professor(a).

Atenção, esta atividade será realizada com agrupamentos produtivos, pois as crianças aprendem na interação com os colegas. Clique aqui para aprofundar um pouco mais sobre o assunto.

  • Organize a turma em duplas segundo o nível de escrita de cada criança. Por exemplo: Crianças com escrita silábica sem valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional. Crianças com escrita silábica com valor sonoro convencional junto com crianças com escrita silábico alfabética.
  • Explique para as crianças que elas terão que localizar e circular as palavras que você solicitar.
  • Distribua uma cópia da cantiga de roda para cada uma das crianças. Clique aqui para ter acesso à atividade para impressão.
  • Pergunte:
  • Qual a maior palavra dessa cantiga de roda? (cirandinha)
  • Leiam essa palavra para mim.
  • Com que som começa essa palavra? (ci)
  • Quais os sons que estão no meio dessa palavra? (randi)
  • Qual o som final? (nha)
  • Vamos ler lentamente essa palavra para identificar os sons que a formam? (ci-ran-di-nha)
  • Quantos sons tem essa palavra? (4 sons)
  • Circule ela para mim.
  • Peça:
  • Localize para mim a palavra ciranda.
  • Qual o som inicial dessa palavra? (ci)
  • Quais palavras no texto tem o mesmo som inicial dessa palavra? (cirandinha, cirandar)
  • Qual dessas palavras têm a mesma quantidade de sons da palavra ciranda? (cirandar)
  • Vamos ler essas palavras lentamente para perceber os sons que as formam? (ci-ran- da; ci-ran-dar)
  • Quantos sons elas têm? (3 sons).
  • O que torna uma palavra diferente da outra? (a letra r)
  • Circule a palavra ciranda para mim.

6. Pergunte:

  • Onde está a palavra TODOS?
  • Qual a letra inicial dessa palavra? (t)
  • E com que letra termina? (s)
  • Vocês saberiam me dizer uma palavra iniciada com a letra T? (tatu, tomada, tubarão, etc.)
  • Circule a palavra todos para mim.

7. Peça:

  • Circule a palavra SE.
  • Com que letra começa? (s)
  • Com que letra termina? (e)
  • Quantos sons tem essa palavra? (um som)
  • Que outras palavras aparecem no texto com apenas um som? (dar, a, e, o, que, tu, me)

8. Diga para as crianças:

  • Localize no texto o artigo O.
  • Circule-o para mim.
  • Esse artigo aparece outras vezes no texto?
  • Onde?
  • Circule também.

9. Encerre a aula solicitando que as crianças leiam as palavras que foram circuladas.

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