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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sons iniciais em nomes próprios e palavras

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre sons iniciais em nomes próprios e palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Sons iniciais em nomes próprios e palavras

Finalidade da aula: Identificar sons iniciais (grafemas e fonemas) a partir de nomes próprios e palavras;Manipular os fonemas de nossa língua, por meio de atividades de análise e reflexão dos sons iniciais das palavras.

Ano: 1º ANO

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05 EF01LP07

Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas  letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos no avanço no SEA.

Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro(vogais e consoantes), podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. Demonstrando também dificuldades em perceber os sons iniciais (grafema e fonema) nas palavras. Pois, essa percepção de fonemas e grafemas implica em analisar as palavras e utilizá-las para codificação e decodificação.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KATO, Mary A. (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.

MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.


Código: LPO1_06ATS03

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


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