Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Sons iniciais em nomes próprios e palavras
Finalidade da aula: Identificar sons iniciais (grafemas e fonemas) a partir de nomes próprios e palavras;Manipular os fonemas de nossa língua, por meio de atividades de análise e reflexão dos sons iniciais das palavras.
Ano: 1º ANO
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema
Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05 EF01LP07
Sobre esta aula: Esta é a 3ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos no avanço no SEA.
Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro(vogais e consoantes), podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som. Demonstrando também dificuldades em perceber os sons iniciais (grafema e fonema) nas palavras. Pois, essa percepção de fonemas e grafemas implica em analisar as palavras e utilizá-las para codificação e decodificação.
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
KATO, Mary A. (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.
MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
Código: LPO1_06ATS03
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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