Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Bingo dos sons iniciais em palavras e nomes próprios
Finalidade da aula: Ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da análise e escrita de palavras e nomes próprios;Identificar letras (grafemas) e seus sons iniciais (fonemas) em palavras e nomes próprios.
Ano:1º
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05 EF01LP07
Sobre esta aula: Esta é 2ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes, reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos avanços no SEA.
Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo. Grãos.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
KATO, Mary A (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.
Código: LPO1_06ATS02
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes