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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo dos sons iniciais em palavras e nomes próprios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre nomes próprios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Bingo dos sons iniciais em palavras e nomes próprios

Finalidade da aula: Ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da análise e escrita de palavras e  nomes próprios;Identificar  letras (grafemas) e seus sons iniciais (fonemas) em palavras e nomes próprios.

Ano:

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05      EF01LP07

Sobre esta aula: Esta é aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes, reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos avanços no SEA.

Materiais necessários: Aparelho de computador para reprodução de vídeo. Grãos.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KATO, Mary A (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.


Código: LPO1_06ATS02

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


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