14670
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Bingo dos sons iniciais em palavras e nomes próprios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre nomes próprios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para se comunicar.

- Opcionais: Google Meet ou Google Sala de Aula (tutoriais disponíveis aquiaqui).

Introdução
Compartilhe, através de áudio pelo WhatsApp da turma, que a aula será sobre os nomes da turma. Esta aula deve ser apenas para os alunos que ainda não são alfabéticos ou não conhecem o nome das letras.
Crie grupos de 4 ou 5 alunos no WhatsApp, de modo que a participação de cada aluno seja potencializada. Pergunte: quem sabe a primeira letra do seu próprio nome? Escute as respostas. Oriente o grupo a escrever seu próprio nome no WhatsApp. Se houver alguma criança que ainda não escreve seu nome, faça orientações apenas a ela pelo WhatsApp ou peça auxílio à família, se for possível e pertinente.
Na sequência, observe as considerações e siga as orientações do slide de introdução do plano de aula; porém, efetue apenas algumas delas, lembrando que aula remota precisa ser muito mais curta que a aula presencial, em sala. 
O link do vídeo está disponível aqui.

Desenvolvimento
Leia a orientação abaixo. Com a lista dos nomes de todos os alunos da classe digitada nos grupinhos, pergunte:
- Seu nome está na lista? (Os alunos enviam as respostas por áudio.)
- Todos os nomes começam com a mesma letra?
- Qual é o primeiro nome da lista? Exemplo: AMANDA.
- Por que ele é o primeiro? Com qual letra inicia?
- Que nomes começam com a letra B? Exemplo: BRUNO e BEATRIZ.
- Quantas letras tem cada um desse nomes? Vamos contar?
- Alguém sabe me dizer por que na lista aparece BEATRIZ antes do nome do BRUNO?
Levante reflexões acerca da importância da ordem alfabética para escrever a lista de nomes.
- Quantos alunos começam seus nomes com a letra P? Vamos ler: PATRÍCIA, PAULO, PEDRO e PIETRO. Todos esses nomes começam com a letra P.
- O que precisamos observar na escrita dos nomes para colocá-los na ordem alfabética?
- E quando o nome tem a mesma sílaba inicial (ex. PATRíCIA e PAULO), que letra precisamos observar para colocar a lista na ordem alfabética?
- E as letras finais dos nomes, vamos observá-las? Todos os nome terminam com a mesma letra?

Fechamento
Encerre a atividade agradecendo a participação de todos e diga que haverá outras atividades com os nomes.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a participar acompanhando a criança. Lembre que não devem fazer pela criança nem corrigi-la. Explique que aprender a escrever o próprio nome é importante e podem continuar a ensinar a criança, mas sempre utilizando a letra maiúscula de forma.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_06ATS02

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas