Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Leitura e escrita de nomes próprios
Finalidade da aula: Ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da análise e escrita dos nomes próprios;Reconhecer os nomes próprios identificando suas letras (grafemas) e seus sons (fonemas); Listar palavras na ordem alfabética.
Ano: 1º
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05 EFO1LP07
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.
Materiais necessários: Alfabeto móvel, cartolinas, caneta hidrocor, papel pardo.
Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.
Referências sobre o assunto:
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
KATO, Mary A. (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.
Código: LPO1_06ATS01
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes