14669
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura e escrita de nomes próprios

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre leitura e escrita de nomes próprios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios 

Título da aula: Leitura e escrita de nomes próprios

Finalidade da aula: Ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da análise e escrita dos nomes próprios;Reconhecer os nomes próprios  identificando suas letras (grafemas) e seus sons (fonemas); Listar  palavras na ordem alfabética.

Ano: 1º 

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP05 EFO1LP07

Sobre esta aula: Esta é aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é ampliar conhecimentos sobre as letras do alfabeto através da escrita dos próprios nomes reconhecendo e identificando suas respectivas  letras (grafemas) e seus sons (fonemas), favorecendo aos alunos evolução nas estratégias do SEA.

Materiais necessários: Alfabeto móvel, cartolinas, caneta hidrocor, papel pardo.

Dificuldades antecipadas: Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização apresentando níveis de hipóteses de escritas diversificadas como pré-silábicos, silábicos sem valor sonoro ou com valor sonoro, podem apresentar dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, saber nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som.

Referências sobre o assunto:

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 1985.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

KATO, Mary A. (org.) A concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes, 1988.


Código: LPO1_06ATS01

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas