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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Analisar elementos composicionais, paralinguísticos e cinésicos em vlogs científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre análise elemental de vlogs científicos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail) para envio das orientações e das sugestões de atividades, escritas em um documento Word ou gravadas para serem disponibilizadas como arquivos. Escolha o modo mais acessível aos estudantes e às famílias.
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Introdução
Entre em contato com os alunos, por áudio ou e-mail, apresente a temática da aula e questione-os: quais fatores levam vocês a se interessarem por um vlog científico? Por quê? O modo de falar do locutor, as expressões faciais e a gestualidade interferem no interesse? Por quê? Oriente aos alunos a refletirem sobre essas questões, anotarem e guardarem suas respostas para serem discutidas em outro momento da aula.

Desenvolvimento
Envie aos alunos o link do vídeo Mitos e Verdades – Vacina – Golpe dos farmacêuticos?, disponível aqui, do canal Nerdologia, do doutor em Microbiologia pela Universidade de São Paulo Átila Iamarino. Convém ressaltar que o vídeo selecionado para a aula foi publicado em 2018; porém, por conta da pandemia de Covid-19, o cientista e criador do canal ganhou grande relevância no cenário brasileiro ao discutir questões e difundir estudos sobre o coronavírus. Por isso, considere a possibilidade de selecionar um vídeo mais recente para a discussão da aula.

Oriente os alunos a primeiramente ouvirem apenas o áudio do vídeo, sem visualizarem suas cenas, observando os elementos paralinguísticos, tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.). Oriente-os a tomarem nota de suas observações. Explique que, depois de realizada essa etapa, eles devem assistir ao vídeo completo, observando os elementos anteriores e os elementos cinésicos, tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com a câmera, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc. Oriente-os alunos a tomarem notas das características observadas e fazerem a comparação entre elas e as observações registradas ao ouvirem apenas o áudio do vlog.

Fechamento
Para o fechamento da aula, se possível, organize um encontro síncrono usando o Google Meet ou o Zoom. Caso não seja possível, organize um grupo de WhatsApp para tal fim, pois é importante que haja um momento de interação e troca de ideias sobre as observações feitas anteriormente. Retome, então, a pergunta realizada na introdução da aula: O modo de falar do locutor, as expressões faciais e a gestualidade interferem no interesse pelo vlog? Por quê? Peça aos alunos que respondam novamente à questão orientando-se pelas observações realizadas ao longo da exibição do áudio/vídeo e principalmente comparando a resposta anterior a esta.

Ao ouvir o áudio, os estudantes conseguirão identificar os elementos composicionais do gênero, além dos elementos paralinguísticos; ao assistir ao vlog, poderão perceber que os elementos cinésicos contribuem tanto para manter a atenção do espectador como para colaborar com a compreensão da mensagem veiculada. Espera-se que os estudantes percebam que elementos paralinguísticos e cinésicos contribuem para atrair e manter a atenção do público, assim como fazem com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso. Além disso, podem provocar sentimentos como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Esses elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois dão credibilidade à fala do locutor.

Convite às famílias
Incentive os alunos a escolherem um vlog no canal Nerdologia e o assistirem com seus familiares, a fim de discutirem tanto o tema da vacina quanto aspectos composicionais do gênero. Essa interação pode manter e/ou fortalecer os vínculos entre os estudantes e entre a família e a escola.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_10SQA08

(EF69LP40) Analisar, em gravações de seminários, conferências rápidas, trechos de palestras, dentre outros, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.), para melhor performar apresentações orais no campo da divulgação do conhecimento.


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