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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Analisar elementos composicionais, paralinguísticos e cinésicos em vlogs científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre análise elemental de vlogs científicos

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana De Souza Azevedo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Vídeo: Mitos e verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2018.

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em duplas, de forma que possibilite a interação entre os estudantes. Certifique-se de que as duplas fiquem confortáveis para assistir ao vídeo sugerido e, posteriormente, tomar notas acerca das características do vlog.
  • Os estudantes ouvirão apenas o áudio de um vlog e depois o assistirão para que possam verificar se é possível identificar os elementos composicionais do gênero apenas com o áudio e se faz diferença para a compreensão ver as imagens do mesmo vlog.
  • As características composicionais do vlog são: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Além disso, há elementos paralinguísticos e cinésicos que contribuem para atrair e manter a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor.
  • A aula disponível neste link trata mais detidamente da forma composicional do gênero Vlog.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Execute apenas o áudio do vlog Mitos e Verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2018.
  • Antes de iniciar o áudio, solicite aos estudantes que observem elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.).
  • Oriente as duplas a tomar notas, em seus cadernos, das características observadas.
  • Sobre o narrador: Átila Iamarino é biólogo bacharelado (2006) e doutor em Microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Atualmente é pós-doutorando da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente em evolução molecular. Faz comunicação de ciência no ScienceBlogs Brasil e no canal Nerdologia. (Fonte: Currículo Lattes, acesso em: 7/11/2018.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o vídeo: Mitos e verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2018.
  • Antes de iniciar a exibição do vídeo, solicite aos estudantes que observem elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.).
  • Oriente as duplas a tomar notas das características observadas em seus cadernos e fazer a comparação entre as observações realizadas com a escuta do vlog e com as observações realizadas quando assistiram ao vlog.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Retome a pergunta realizada na introdução da aula: O modo de falar do locutor, as expressões faciais e gestualidade interferem no seu interesse pelo vlog?
    Por quê?
  • Peça às duplas para que respondam novamente a esta questão tendo como orientação as observações realizadas ao longo da exibição do áudio/vídeo, principalmente fazendo uma comparação entre as duas. Ao ouvir o áudio os estudantes conseguirão identificar os elementos composicionais do gênero, além dos elementos paralinguísticos, ao assistir ao vlog poderão perceber que os elementos cinésicos contribuem tanto para manter a atenção do espectador como para colaborar na compreensão da mensagem veiculada.
  • Solicite aos estudantes que anotem as respostas dos colegas que complementem suas observações iniciais.
  • Espera-se que os estudantes percebam que elementos paralinguísticos e cinésicos contribuem para atrair e manter a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Vlog científico e no campo de atuação práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

Vídeo: Mitos e verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2018.

Vlogs científicos indicados pelos estudantes.

Materiais: Computador, projetor multimídia e tela.

Informações sobre o gênero: A reportagem de divulgação científica e o vlog científico apresentam informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade destes gêneros é a divulgação de pesquisas e estudos, assim eles precisam ser construídos com linguagem clara e objetiva, geralmente utilizando a norma-padrão da língua. O vlog, por ser um gênero que nasceu das novas tecnologias digitais, apresenta maior variedade de registro.

Dificuldades antecipadas: É possível que os estudantes tenham dificuldades em compreender que os elementos que compõem o gênero não estão distribuídos de forma aleatória e que é preciso observar como eles são organizados.

Referências sobre o assunto:

MOTTA-ROTH, D. MARCUZZO, P. Análise crítica de gêneros midiáticos de popularização da ciência. In.: NASCIMENTO, E.L.; ROJO, R.H.R. (Orgs.) Gêneros de texto/discurso e os desafios da contemporaneidade. Campinas, SP: Ponts Editores, 2014. p. 273-300

LEIBRUDER, A.P. O discurso de divulgação científica. In.: BRANDÃO, H.N. (coord.) Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção Aprender e ensinar com textos; v.5), p. 229 - 253.

Artigos

https://www.researchgate.net/publication/312268919_A_SEDUCAO_DA_AUSENCIA_O_TEXTO_E_A_EPISTEMOLOGIA_DA_CIENCIA

O discurso promocional em artigos de divulgação científica midiática para jovens leitores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-45732016000200052&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Bom exemplares de gêneros:

Links

Comciência, publicação eletrônica Labjor UNICAMP: http://www.comciencia.br/

Ciência hoje – Primeira revista de divulgação científica do Brasil: http://cienciahoje.org.br/noticias/

chc – Ciência Hoje das crianças:http://chc.org.br/

Ver as dicas em Blogs da ciência da UNICAMP

https://www.youtube.com/watch?v=fCa3v8QPOos

Science Vlogs – Prof. Andre Azevedo da Fonseca

https://www.youtube.com/watch?v=QeeamF3cq5M

Um exemplo:

https://www.youtube.com/watch?v=nWmIF8xmIAU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema da aula aos estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em duplas, de forma que possibilite a interação entre os estudantes. Certifique-se de que as duplas fiquem confortáveis para assistir ao vídeo sugerido e, posteriormente, tomar notas acerca das características do vlog.
  • Os estudantes ouvirão apenas o áudio de um vlog e depois o assistirão para que possam verificar se é possível identificar os elementos composicionais do gênero apenas com o áudio e se faz diferença para a compreensão ver as imagens do mesmo vlog.
  • As características composicionais do vlog são: abertura, cenário, narrador que conversa com o espectador de forma direta, geralmente olhando diretamente para a câmera, conclusão ou opinião e despedida. Além disso, há elementos paralinguísticos e cinésicos que contribuem para atrair e manter a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor.
  • A aula disponível neste link trata mais detidamente da forma composicional do gênero Vlog.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Execute apenas o áudio do vlog Mitos e Verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2018.
  • Antes de iniciar o áudio, solicite aos estudantes que observem elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.).
  • Oriente as duplas a tomar notas, em seus cadernos, das características observadas.
  • Sobre o narrador: Átila Iamarino é biólogo bacharelado (2006) e doutor em Microbiologia (2012) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorando pela Universidade de São Paulo e pela Yale University. Atualmente é pós-doutorando da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos, atuando principalmente em evolução molecular. Faz comunicação de ciência no ScienceBlogs Brasil e no canal Nerdologia. (Fonte: Currículo Lattes, acesso em: 7/11/2018.)
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Orientações:

  • Exiba o vídeo: Mitos e verdades - Vacina - GOLPE DOS FARMACÊUTICOS? Disponível em: . Acesso em: 20 novembro 2018.
  • Antes de iniciar a exibição do vídeo, solicite aos estudantes que observem elementos paralinguísticos (tais como: tom e volume da voz, pausas e hesitações – que, em geral, devem ser minimizadas –, modulação de voz e entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como: postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da fala com ferramenta de apoio etc.).
  • Oriente as duplas a tomar notas das características observadas em seus cadernos e fazer a comparação entre as observações realizadas com a escuta do vlog e com as observações realizadas quando assistiram ao vlog.
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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Retome a pergunta realizada na introdução da aula: O modo de falar do locutor, as expressões faciais e gestualidade interferem no seu interesse pelo vlog?
    Por quê?
  • Peça às duplas para que respondam novamente a esta questão tendo como orientação as observações realizadas ao longo da exibição do áudio/vídeo, principalmente fazendo uma comparação entre as duas. Ao ouvir o áudio os estudantes conseguirão identificar os elementos composicionais do gênero, além dos elementos paralinguísticos, ao assistir ao vlog poderão perceber que os elementos cinésicos contribuem tanto para manter a atenção do espectador como para colaborar na compreensão da mensagem veiculada.
  • Solicite aos estudantes que anotem as respostas dos colegas que complementem suas observações iniciais.
  • Espera-se que os estudantes percebam que elementos paralinguísticos e cinésicos contribuem para atrair e manter a atenção do público, assim como faz com que o público se identifique com quem fala, com o assunto, e muitas vezes se convença de que há verdade naquele discurso, além de poder provocar sentimentos como admiração, revolta, repulsa, carinho etc. Estes elementos, assim como o texto proferido pelo narrador, fazem parte da estrutura composicional do vlog. Como no nosso caso estamos estudando vlogs científicos, as referências são fundamentais e parte indispensável da estrutura composicional, pois elas dão credibilidade à fala do locutor.
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