14661
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Recursos multissemióticos em vlogs

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Recursos multissemióticos em vlogs

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem não atentar aos recursos extralinguísticos como constituintes da progressão temática desse gênero; nesse caso, tecer comentários referentes a esse aspecto durante a exibição do vídeo que servirá de suporte para as análises propostas.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro. O Gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino da Língua Portuguesa: Uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que, nesta etapa, eles deverão analisar recursos como entonação, pausas, expressões corporais de vloggers, cenário, ambientação, iluminação, para compreender a importância desses aspectos na interação com o público.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Leia o início da matéria para os alunos e proponha as seguintes perguntas a eles:
  • Com que frequência vocês acessam o Youtube? Espera-se que a resposta seja afirmativa, dada a popularidade da plataforma.
  • Que tipo de conteúdo vocês procuram nesse tipo de plataforma? Resposta pessoal.
  • Vocês já acessaram canais que se dedicam a veicular resenhas de livros e filmes? Comentem. Resposta pessoal.
  • Vocês já conheciam as expressões vlog e booktuber? Comentem. Espera-se que os alunos conheçam a primeira expressão, por ser mais comum. Quanto à segunda, podem chegar à conclusão por dedução.
  • Observe que todas as perguntas são pessoais e visam a uma ativação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero vlog. (É possível que os alunos desconheçam a expressão “booktubers”, mas sejam capazes de inferir seu significado através da associação de termos: book = livro; youtuber=que posta no Youtube)

Materiais complementares:

Se houver tempo disponível, apresente a matéria na íntegra aos alunos.

ABREU, Kaype. Boca a boca online. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1068>. Acesso em 16 set. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo para sala, disponível aqui.
  • Após a exibição, divida a sala em oito grupos, para garantir uma distribuição uniforme das perguntas, como explicado no item 4.
  • Acesse a folha de questões disponíveis em materiais complementares, imprima duas cópias e recorte as perguntas. (As perguntas serão exibidas nos próximos slides, para facilitar a discussão durante o compartilhamento das conclusões dos grupos).
  • Sorteie duas perguntas por equipe e peça ao grupo que discuta as questões e anote as respostas.
  • Circule entre os grupos, durante as discussões, para poder realizar uma avaliação individual do progresso dos alunos.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida apresente suas conclusões para a sala.
  • Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
  • As respostas esperadas são:

1) O objetivo é apresentar - e recomendar - a obra para os seguidores do canal.

2) Jovens interessados em leitura.

3) O vídeo foi gravado em um ambiente repleto de livros, o que pode sugerir que a vlogueira gosta de ler e lê muito.

4) O rosto da vlogueira e a capa do livro.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida, apresente suas conclusões para a sala.
  • Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
  • As respostas esperadas são:

(3) - (4) - (5) - (1) - (2) - (6)

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida, apresente suas conclusões para a sala.
  • Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
  • As respostas esperadas são:

6) Ao numerar as personagens e discorrer sobre elas de forma ordenada, focando em uma por vez, a vlogueira traça um caminho seguro para descrever as personagens, garantindo a progressão de seu discurso.
7) Espera-se que os alunos percebam que a vlogueira é bastante consistente na apresentação de seus argumentos. Ela tece comparações, dá exemplos, relaciona a obra com a realidade atual, por exemplo.

8) Esses sinais podem indicar que ela está fazendo uma reflexão mais íntima e emocional sobre o que está sendo dito. É importante lembrar que no início do vídeo, ela afirma que se identificou com a obra por estar se sentido “perdida” no momento em que entrou em contato com a obra.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente essas questões finais para todos os alunos, de forma coletiva.
  • Leia cada um dos itens e peça que os alunos se manifestem. se desejar, aponte voluntários específicos para responder a cada uma delas.
  • As respostas esperadas são:

I- A apresentadora mostra-se sorridente o tempo todo e demonstra segurança no que diz; ela aponta para o livro ou dirige seu olhar a ele nos momentos em que quer destacá-lo e olha sutilmente para os lados quando há momentos de introspecção.

II- Não há lacunas a serem preenchidas, nem longas pausas que quebrem o ritmo da gravação. Percebe-se momentos em que houve cortes de edição, mas isso não prejudica o bom andamento do vídeo.

III- O tom de voz da apresentadora é bastante agradável e adequado; ela fala de forma rápida, mas isso não compromete a compreensão do que está sendo dito.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide para os alunos e peça que eles anotem no caderno a ordem em que apresentariam os elementos no suposto vídeo. (Alguns elementos possíveis: apresentação formal do livro, apresentação da sinopse, comentários acerca do autor, comparações, revelações pessoais, exposição embasada em opiniões).
  • Permita que os alunos incluam mais linhas na tabela, caso sintam necessidade.
  • Indique alguns alunos para fornecer as respostas e peça aos demais que verifiquem se houve concordância de opinião.
  • Por fim, peça a outros alunos que justifiquem a escolha. Nesse momento, destaque a importância de se estabelecer uma sequência que permita a progressão textual; espera-se que os alunos percebam que deixar a apresentação da obra ou a exposição da sinopse para o final pode comprometer a articulação das informações e atrapalhar a progressão.

Em relação aos itens B e C, é importante que eles percebam que o local deve ser bem iluminado e sem ruídos, e propiciar proximidade com o leitor, como um quarto, um canto na sala, até mesmo uma área tranquila, no lado externo da casa.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.

Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.

Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem não atentar aos recursos extralinguísticos como constituintes da progressão temática desse gênero; nesse caso, tecer comentários referentes a esse aspecto durante a exibição do vídeo que servirá de suporte para as análises propostas.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.

SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro. O Gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino da Língua Portuguesa: Uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que, nesta etapa, eles deverão analisar recursos como entonação, pausas, expressões corporais de vloggers, cenário, ambientação, iluminação, para compreender a importância desses aspectos na interação com o público.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Leia o início da matéria para os alunos e proponha as seguintes perguntas a eles:
  • Com que frequência vocês acessam o Youtube? Espera-se que a resposta seja afirmativa, dada a popularidade da plataforma.
  • Que tipo de conteúdo vocês procuram nesse tipo de plataforma? Resposta pessoal.
  • Vocês já acessaram canais que se dedicam a veicular resenhas de livros e filmes? Comentem. Resposta pessoal.
  • Vocês já conheciam as expressões vlog e booktuber? Comentem. Espera-se que os alunos conheçam a primeira expressão, por ser mais comum. Quanto à segunda, podem chegar à conclusão por dedução.
  • Observe que todas as perguntas são pessoais e visam a uma ativação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero vlog. (É possível que os alunos desconheçam a expressão “booktubers”, mas sejam capazes de inferir seu significado através da associação de termos: book = livro; youtuber=que posta no Youtube)

Materiais complementares:

Se houver tempo disponível, apresente a matéria na íntegra aos alunos.

ABREU, Kaype. Boca a boca online. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1068>. Acesso em 16 set. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Exiba o vídeo para sala, disponível aqui.
  • Após a exibição, divida a sala em oito grupos, para garantir uma distribuição uniforme das perguntas, como explicado no item 4.
  • Acesse a folha de questões disponíveis em materiais complementares, imprima duas cópias e recorte as perguntas. (As perguntas serão exibidas nos próximos slides, para facilitar a discussão durante o compartilhamento das conclusões dos grupos).
  • Sorteie duas perguntas por equipe e peça ao grupo que discuta as questões e anote as respostas.
  • Circule entre os grupos, durante as discussões, para poder realizar uma avaliação individual do progresso dos alunos.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida apresente suas conclusões para a sala.
  • Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
  • As respostas esperadas são:

1) O objetivo é apresentar - e recomendar - a obra para os seguidores do canal.

2) Jovens interessados em leitura.

3) O vídeo foi gravado em um ambiente repleto de livros, o que pode sugerir que a vlogueira gosta de ler e lê muito.

4) O rosto da vlogueira e a capa do livro.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida, apresente suas conclusões para a sala.
  • Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
  • As respostas esperadas são:

(3) - (4) - (5) - (1) - (2) - (6)

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida, apresente suas conclusões para a sala.
  • Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
  • Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
  • As respostas esperadas são:

6) Ao numerar as personagens e discorrer sobre elas de forma ordenada, focando em uma por vez, a vlogueira traça um caminho seguro para descrever as personagens, garantindo a progressão de seu discurso.
7) Espera-se que os alunos percebam que a vlogueira é bastante consistente na apresentação de seus argumentos. Ela tece comparações, dá exemplos, relaciona a obra com a realidade atual, por exemplo.

8) Esses sinais podem indicar que ela está fazendo uma reflexão mais íntima e emocional sobre o que está sendo dito. É importante lembrar que no início do vídeo, ela afirma que se identificou com a obra por estar se sentido “perdida” no momento em que entrou em contato com a obra.

Materiais complementares:

Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.

Para acessar o gabarito, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente essas questões finais para todos os alunos, de forma coletiva.
  • Leia cada um dos itens e peça que os alunos se manifestem. se desejar, aponte voluntários específicos para responder a cada uma delas.
  • As respostas esperadas são:

I- A apresentadora mostra-se sorridente o tempo todo e demonstra segurança no que diz; ela aponta para o livro ou dirige seu olhar a ele nos momentos em que quer destacá-lo e olha sutilmente para os lados quando há momentos de introspecção.

II- Não há lacunas a serem preenchidas, nem longas pausas que quebrem o ritmo da gravação. Percebe-se momentos em que houve cortes de edição, mas isso não prejudica o bom andamento do vídeo.

III- O tom de voz da apresentadora é bastante agradável e adequado; ela fala de forma rápida, mas isso não compromete a compreensão do que está sendo dito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Exiba o slide para os alunos e peça que eles anotem no caderno a ordem em que apresentariam os elementos no suposto vídeo. (Alguns elementos possíveis: apresentação formal do livro, apresentação da sinopse, comentários acerca do autor, comparações, revelações pessoais, exposição embasada em opiniões).
  • Permita que os alunos incluam mais linhas na tabela, caso sintam necessidade.
  • Indique alguns alunos para fornecer as respostas e peça aos demais que verifiquem se houve concordância de opinião.
  • Por fim, peça a outros alunos que justifiquem a escolha. Nesse momento, destaque a importância de se estabelecer uma sequência que permita a progressão textual; espera-se que os alunos percebam que deixar a apresentação da obra ou a exposição da sinopse para o final pode comprometer a articulação das informações e atrapalhar a progressão.

Em relação aos itens B e C, é importante que eles percebam que o local deve ser bem iluminado e sem ruídos, e propiciar proximidade com o leitor, como um quarto, um canto na sala, até mesmo uma área tranquila, no lado externo da casa.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano