Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero resenha/vlog e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.
Materiais necessários: Datashow, caixas de som, texto impresso.
Informações sobre o gênero: O vlog é uma espécie de blog em que são exibidos vídeos sobre variados assuntos. Sua função social é comentar e avaliar obras e espetáculos para que o leitor possa ter informações e avaliações. O gênero circula em suportes digitais (páginas da internet, redes sociais, plataformas de vídeo) e, a depender do veículo, pode estar voltado a diferentes públicos. Ao explorar tal gênero na escola, espera-se desenvolver a oralidade, levando em conta a progressão temática e a capacidade argumentativa do estudante com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante de variados temas.
Dificuldades antecipadas: Alguns estudantes podem não atentar aos recursos extralinguísticos como constituintes da progressão temática desse gênero; nesse caso, tecer comentários referentes a esse aspecto durante a exibição do vídeo que servirá de suporte para as análises propostas.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2007.
SANTOS, Záira Bomfante dos. A concepção de texto e discurso para semiótica social e o desdobramento de uma leitura multimodal. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistagatilho/files/2011/10/Santos.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.
SOUSA, Guilherme Moés Ribeiro. O Gênero discursivo/multimodal vlog como alicerce para o ensino da Língua Portuguesa: Uma proposta de leitura, escrita e oralidade para a sala de aula. In: IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID25_14032017175639.pdf>. Acesso em: 16 set. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Leia o tema da aula e esclareça aos alunos que, nesta etapa, eles deverão analisar recursos como entonação, pausas, expressões corporais de vloggers, cenário, ambientação, iluminação, para compreender a importância desses aspectos na interação com o público.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Leia o início da matéria para os alunos e proponha as seguintes perguntas a eles:
- Com que frequência vocês acessam o Youtube? Espera-se que a resposta seja afirmativa, dada a popularidade da plataforma.
- Que tipo de conteúdo vocês procuram nesse tipo de plataforma? Resposta pessoal.
- Vocês já acessaram canais que se dedicam a veicular resenhas de livros e filmes? Comentem. Resposta pessoal.
- Vocês já conheciam as expressões vlog e booktuber? Comentem. Espera-se que os alunos conheçam a primeira expressão, por ser mais comum. Quanto à segunda, podem chegar à conclusão por dedução.
- Observe que todas as perguntas são pessoais e visam a uma ativação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero vlog. (É possível que os alunos desconheçam a expressão “booktubers”, mas sejam capazes de inferir seu significado através da associação de termos: book = livro; youtuber=que posta no Youtube)
Materiais complementares:
Se houver tempo disponível, apresente a matéria na íntegra aos alunos.
ABREU, Kaype. Boca a boca online. Disponível em: <http://www.candido.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1068>. Acesso em 16 set. 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Exiba o vídeo para sala, disponível aqui.
- Após a exibição, divida a sala em oito grupos, para garantir uma distribuição uniforme das perguntas, como explicado no item 4.
- Acesse a folha de questões disponíveis em materiais complementares, imprima duas cópias e recorte as perguntas. (As perguntas serão exibidas nos próximos slides, para facilitar a discussão durante o compartilhamento das conclusões dos grupos).
- Sorteie duas perguntas por equipe e peça ao grupo que discuta as questões e anote as respostas.
- Circule entre os grupos, durante as discussões, para poder realizar uma avaliação individual do progresso dos alunos.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida apresente suas conclusões para a sala.
- Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
- Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
- As respostas esperadas são:
1) O objetivo é apresentar - e recomendar - a obra para os seguidores do canal.
2) Jovens interessados em leitura.
3) O vídeo foi gravado em um ambiente repleto de livros, o que pode sugerir que a vlogueira gosta de ler e lê muito.
4) O rosto da vlogueira e a capa do livro.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida, apresente suas conclusões para a sala.
- Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
- Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
- As respostas esperadas são:
(3) - (4) - (5) - (1) - (2) - (6)
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Terminadas as discussões, releia as perguntas, uma a uma, e peça que um integrante de cada equipe responsável por responder a pergunta lida, apresente suas conclusões para a sala.
- Verifique se as duas equipes apresentaram respostas semelhantes e peça aos demais alunos que também se manifestem, concordando, discordando ou ampliando a discussão, através da exposição de novos pontos de vista.
- Atue como mediador, organizando os turnos da fala.
- As respostas esperadas são:
6) Ao numerar as personagens e discorrer sobre elas de forma ordenada, focando em uma por vez, a vlogueira traça um caminho seguro para descrever as personagens, garantindo a progressão de seu discurso.
7) Espera-se que os alunos percebam que a vlogueira é bastante consistente na apresentação de seus argumentos. Ela tece comparações, dá exemplos, relaciona a obra com a realidade atual, por exemplo.
8) Esses sinais podem indicar que ela está fazendo uma reflexão mais íntima e emocional sobre o que está sendo dito. É importante lembrar que no início do vídeo, ela afirma que se identificou com a obra por estar se sentido “perdida” no momento em que entrou em contato com a obra.
Materiais complementares:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar o gabarito, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente essas questões finais para todos os alunos, de forma coletiva.
- Leia cada um dos itens e peça que os alunos se manifestem. se desejar, aponte voluntários específicos para responder a cada uma delas.
- As respostas esperadas são:
I- A apresentadora mostra-se sorridente o tempo todo e demonstra segurança no que diz; ela aponta para o livro ou dirige seu olhar a ele nos momentos em que quer destacá-lo e olha sutilmente para os lados quando há momentos de introspecção.
II- Não há lacunas a serem preenchidas, nem longas pausas que quebrem o ritmo da gravação. Percebe-se momentos em que houve cortes de edição, mas isso não prejudica o bom andamento do vídeo.
III- O tom de voz da apresentadora é bastante agradável e adequado; ela fala de forma rápida, mas isso não compromete a compreensão do que está sendo dito.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Exiba o slide para os alunos e peça que eles anotem no caderno a ordem em que apresentariam os elementos no suposto vídeo. (Alguns elementos possíveis: apresentação formal do livro, apresentação da sinopse, comentários acerca do autor, comparações, revelações pessoais, exposição embasada em opiniões).
- Permita que os alunos incluam mais linhas na tabela, caso sintam necessidade.
- Indique alguns alunos para fornecer as respostas e peça aos demais que verifiquem se houve concordância de opinião.
- Por fim, peça a outros alunos que justifiquem a escolha. Nesse momento, destaque a importância de se estabelecer uma sequência que permita a progressão textual; espera-se que os alunos percebam que deixar a apresentação da obra ou a exposição da sinopse para o final pode comprometer a articulação das informações e atrapalhar a progressão.
Em relação aos itens B e C, é importante que eles percebam que o local deve ser bem iluminado e sem ruídos, e propiciar proximidade com o leitor, como um quarto, um canto na sala, até mesmo uma área tranquila, no lado externo da casa.