14659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A adaptação de textos: correção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A adaptação de textos: correção textual

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Carolina Silva
Mentor: Mara Emília Gonçalves
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A adaptação de textos: correção textual
Finalidade da aula: Preparar os alunos para os bastidores da correção textual; consolidar as aprendizagens sobre a estrutura e o arranjo linguístico característico do gênero dramático propondo aos alunos uma troca das adaptações feitas das crônicas a fim de que os colegas possam ampliar o olhar crítico sobre revisão/apontamentos de correção textual.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica de humor/texto dramático
Objetos do conhecimento: Recursos linguísticos e semióticos que operam nos textos pertencentes aos gêneros literários/variação linguística.
Prática de linguagem: Análise linguística/semiótica
Habilidade da BNCC: EF69LP54 / EF69LP55 / EF89LP37  
Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso deste plano em sequência.  

Código: LPO8_02SQA09

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas