Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.
Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o à maior compreensão da realidade.
Materiais necessários: As produções dos alunos, os materiais das aulas anteriores para consultas e revisões; uso do quadro.
Dificuldades antecipadas: Dúvidas, inseguranças quanto à correção textual. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.
Referências bibliográficas: 1) MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2001. 2) MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262f. Tese de Doutorado - USP, São Paulo, 2015. 3) “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.
Introdução
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Professor, converse com os alunos sobre a experiência deles com os bastidores de uma produção textual. A partir disso, indague sobre os pensamentos que eles nutrem acerca da revisão textual, por meio de perguntas como:
1. Como funciona o processo de escrita de vocês? É de uma só vez? Vocês já escreveram algum texto por etapas? (Respostas pessoais)
2. Um mesmo texto costuma ter várias versões ou apenas uma? Vocês costumam corrigir os textos depois que estes são produzidos? (Respostas pessoais)
3. Já escreveram algo que vocês ou outras pessoas não entenderam? Se sim, por que acham que isso ocorreu?
4. A revisão ou correção de textos parece importante? Na opinião de vocês, por quê? Que aspectos textuais ela poderia melhorar? (Respostas pessoais)
Professor, considere as respostas dos alunos e diga-lhes que esta aula estimulará a correção textual, de acordo com os critérios voltados à composição do texto dramático (teatral). Para isso, serão desenvolvidas tarefas de análise e revisão linguística, passando por questões de estética, gramática e estrutura.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Professor, proponha à turma a elaboração de um questionário de correção, como o exemplificado no slide acima. (Você poderá revisar, com os alunos, os aspectos fundamentais do texto dramático para, então, definirem juntos o que servirá de critério na avaliação das produções. Alguns pontos a ser considerados são: narrativa estruturada pelas rubricas e pelas falas dos personagens, emprego do discurso direto, adequação da linguagem aos níveis de formalidade ou informalidade, uso variado de rubricas de interpretação, movimento e ambiente; pontuação expressiva. O questionário poderá ser colocado no quadro, à medida que os alunos forem dando suas contribuições. Assim, a turma poderá acompanhar as diretrizes de correção ao longo das etapas de revisão.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Professor, nesta etapa, os alunos deverão fazer as atividades abaixo:
1. Individualmente, releia a adaptação feita por você, com atenção especial ao primeiro parágrafo da crônica, observando se seu texto se adequa aos critérios constantes no questionário de correção. Faça marcações pertinentes sobre o que deve ou pode ser alterado. (Professor, o slide em questão pode ser mostrado, aos alunos, no fim desta etapa, a título de exemplificação. Deixe que os estudantes façam as correções, refletindo sobre a tarefa.)
2. Agora, em duplas, troquem as produções com os colegas, de modo que um possa avaliar e registrar correções ou sugestões no texto do outro. Se for necessário, faça as alterações propostas. (Professor, deixe que os alunos trabalhem cooperativamente, supervisionando-os e orientando-os.)
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, proponha à turma uma correção coletiva das adaptações. Para isso, você poderá exibir o slide acima no quadro, ocultando os trechos destacados em vermelho ou realçados em cinza a fim de que os alunos preencham com suas respostas. Desta forma, todos os estudantes poderão dar palpites, ajudando aqueles que forem ao quadro, ou mesmo acompanhar a evolução de todos numa aprendizagem coletiva. Convide, ainda, os discentes a colaborarem com a correção de outras partes do texto, que não estejam presentes no trecho projetado. (À medida que os alunos forem indicando as correções, faça as considerações necessárias, avaliando a performance da turma na compreensão do conteúdo.)
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Professor, peça aos alunos que, voluntariamente, compartilhem suas adaptações revisadas com a turma, por meio de leitura expressiva. Para isso, os estudantes deverão ter atenção à entonação, altura e velocidade da voz; às indicações das rubricas e à expressividade na pontuação. (Após a atividade, adiante o tema da próxima aula, que versará sobre a leitura dramatizada, aprofundando conhecimentos sobre a oralidade).