14659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A adaptação de textos: correção textual

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A adaptação de textos: correção textual

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o à maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: As produções dos alunos, os materiais das aulas anteriores para consultas e revisões; uso do quadro.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas, inseguranças quanto à correção textual. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.

Referências bibliográficas: 1) MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2001. 2) MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262f. Tese de Doutorado - USP, São Paulo, 2015. 3) “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre a experiência deles com os bastidores de uma produção textual. A partir disso, indague sobre os pensamentos que eles nutrem acerca da revisão textual, por meio de perguntas como:

1. Como funciona o processo de escrita de vocês? É de uma só vez? Vocês já escreveram algum texto por etapas? (Respostas pessoais)

2. Um mesmo texto costuma ter várias versões ou apenas uma? Vocês costumam corrigir os textos depois que estes são produzidos? (Respostas pessoais)

3. Já escreveram algo que vocês ou outras pessoas não entenderam? Se sim, por que acham que isso ocorreu?

4. A revisão ou correção de textos parece importante? Na opinião de vocês, por quê? Que aspectos textuais ela poderia melhorar? (Respostas pessoais)

Professor, considere as respostas dos alunos e diga-lhes que esta aula estimulará a correção textual, de acordo com os critérios voltados à composição do texto dramático (teatral). Para isso, serão desenvolvidas tarefas de análise e revisão linguística, passando por questões de estética, gramática e estrutura.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Professor, proponha à turma a elaboração de um questionário de correção, como o exemplificado no slide acima. (Você poderá revisar, com os alunos, os aspectos fundamentais do texto dramático para, então, definirem juntos o que servirá de critério na avaliação das produções. Alguns pontos a ser considerados são: narrativa estruturada pelas rubricas e pelas falas dos personagens, emprego do discurso direto, adequação da linguagem aos níveis de formalidade ou informalidade, uso variado de rubricas de interpretação, movimento e ambiente; pontuação expressiva. O questionário poderá ser colocado no quadro, à medida que os alunos forem dando suas contribuições. Assim, a turma poderá acompanhar as diretrizes de correção ao longo das etapas de revisão.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, nesta etapa, os alunos deverão fazer as atividades abaixo:

1. Individualmente, releia a adaptação feita por você, com atenção especial ao primeiro parágrafo da crônica, observando se seu texto se adequa aos critérios constantes no questionário de correção. Faça marcações pertinentes sobre o que deve ou pode ser alterado. (Professor, o slide em questão pode ser mostrado, aos alunos, no fim desta etapa, a título de exemplificação. Deixe que os estudantes façam as correções, refletindo sobre a tarefa.)

2. Agora, em duplas, troquem as produções com os colegas, de modo que um possa avaliar e registrar correções ou sugestões no texto do outro. Se for necessário, faça as alterações propostas. (Professor, deixe que os alunos trabalhem cooperativamente, supervisionando-os e orientando-os.)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor, proponha à turma uma correção coletiva das adaptações. Para isso, você poderá exibir o slide acima no quadro, ocultando os trechos destacados em vermelho ou realçados em cinza a fim de que os alunos preencham com suas respostas. Desta forma, todos os estudantes poderão dar palpites, ajudando aqueles que forem ao quadro, ou mesmo acompanhar a evolução de todos numa aprendizagem coletiva. Convide, ainda, os discentes a colaborarem com a correção de outras partes do texto, que não estejam presentes no trecho projetado. (À medida que os alunos forem indicando as correções, faça as considerações necessárias, avaliando a performance da turma na compreensão do conteúdo.)

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, peça aos alunos que, voluntariamente, compartilhem suas adaptações revisadas com a turma, por meio de leitura expressiva. Para isso, os estudantes deverão ter atenção à entonação, altura e velocidade da voz; às indicações das rubricas e à expressividade na pontuação. (Após a atividade, adiante o tema da próxima aula, que versará sobre a leitura dramatizada, aprofundando conhecimentos sobre a oralidade).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos; ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero textual dramático (comédias) e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte de uma sequência de atividades voltada para texto dramático, teatro e humor.

Informações sobre o Gênero: Texto dramático (comédias): produção artístico-literária que, reunindo texto e espetáculo, organiza e estrutura o humor numa apresentação por meio dos elementos/momentos da narrativa e sequências dialogais. É irreverente, retrata o cotidiano e as pessoas comuns. Seu objetivo é entreter, provocando o riso do espectador e ampliando seu imaginário, levando-o à maior compreensão da realidade.

Materiais necessários: As produções dos alunos, os materiais das aulas anteriores para consultas e revisões; uso do quadro.

Dificuldades antecipadas: Dúvidas, inseguranças quanto à correção textual. Desta forma, a troca de conhecimentos entre os alunos e uma ordenação da sala que favoreça discussões durante as atividades são bem-vindas. Você poderá solicitar que a turma se divida em grupos para acompanhar as tarefas da aula.

Referências bibliográficas: 1) MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo. Cortez, 2001. 2) MAREGA, Larissa Minuesa Pontes. A palavra em cena: o texto dramático no ensino de língua portuguesa. 262f. Tese de Doutorado - USP, São Paulo, 2015. 3) “PÁ, PÁ, PÁ”, de Luis Fernando Verissimo. Disponível em: http://gtdcronicas2009.blogspot.com/2009/09/cronica-1-pa-pa-pa.html - Acesso em: 10/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Professor, converse com os alunos sobre a experiência deles com os bastidores de uma produção textual. A partir disso, indague sobre os pensamentos que eles nutrem acerca da revisão textual, por meio de perguntas como:

1. Como funciona o processo de escrita de vocês? É de uma só vez? Vocês já escreveram algum texto por etapas? (Respostas pessoais)

2. Um mesmo texto costuma ter várias versões ou apenas uma? Vocês costumam corrigir os textos depois que estes são produzidos? (Respostas pessoais)

3. Já escreveram algo que vocês ou outras pessoas não entenderam? Se sim, por que acham que isso ocorreu?

4. A revisão ou correção de textos parece importante? Na opinião de vocês, por quê? Que aspectos textuais ela poderia melhorar? (Respostas pessoais)

Professor, considere as respostas dos alunos e diga-lhes que esta aula estimulará a correção textual, de acordo com os critérios voltados à composição do texto dramático (teatral). Para isso, serão desenvolvidas tarefas de análise e revisão linguística, passando por questões de estética, gramática e estrutura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Professor, proponha à turma a elaboração de um questionário de correção, como o exemplificado no slide acima. (Você poderá revisar, com os alunos, os aspectos fundamentais do texto dramático para, então, definirem juntos o que servirá de critério na avaliação das produções. Alguns pontos a ser considerados são: narrativa estruturada pelas rubricas e pelas falas dos personagens, emprego do discurso direto, adequação da linguagem aos níveis de formalidade ou informalidade, uso variado de rubricas de interpretação, movimento e ambiente; pontuação expressiva. O questionário poderá ser colocado no quadro, à medida que os alunos forem dando suas contribuições. Assim, a turma poderá acompanhar as diretrizes de correção ao longo das etapas de revisão.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, nesta etapa, os alunos deverão fazer as atividades abaixo:

1. Individualmente, releia a adaptação feita por você, com atenção especial ao primeiro parágrafo da crônica, observando se seu texto se adequa aos critérios constantes no questionário de correção. Faça marcações pertinentes sobre o que deve ou pode ser alterado. (Professor, o slide em questão pode ser mostrado, aos alunos, no fim desta etapa, a título de exemplificação. Deixe que os estudantes façam as correções, refletindo sobre a tarefa.)

2. Agora, em duplas, troquem as produções com os colegas, de modo que um possa avaliar e registrar correções ou sugestões no texto do outro. Se for necessário, faça as alterações propostas. (Professor, deixe que os alunos trabalhem cooperativamente, supervisionando-os e orientando-os.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Professor, proponha à turma uma correção coletiva das adaptações. Para isso, você poderá exibir o slide acima no quadro, ocultando os trechos destacados em vermelho ou realçados em cinza a fim de que os alunos preencham com suas respostas. Desta forma, todos os estudantes poderão dar palpites, ajudando aqueles que forem ao quadro, ou mesmo acompanhar a evolução de todos numa aprendizagem coletiva. Convide, ainda, os discentes a colaborarem com a correção de outras partes do texto, que não estejam presentes no trecho projetado. (À medida que os alunos forem indicando as correções, faça as considerações necessárias, avaliando a performance da turma na compreensão do conteúdo.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, peça aos alunos que, voluntariamente, compartilhem suas adaptações revisadas com a turma, por meio de leitura expressiva. Para isso, os estudantes deverão ter atenção à entonação, altura e velocidade da voz; às indicações das rubricas e à expressividade na pontuação. (Após a atividade, adiante o tema da próxima aula, que versará sobre a leitura dramatizada, aprofundando conhecimentos sobre a oralidade).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP37 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP55 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano