9960
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Potência de potência e potência de um expoente

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Compreender e sistematizar as propriedades de potência, nos casos de “potência de potência” e “potência de um expoente”.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Compreender e sistematizar as propriedades de potência, nos casos de “potência de potência” e “potência de um expoente”.

Conceito-chave

Potência de potência; potência de um expoente.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Vídeo aula de potência de potência e potência de um expoente do professor Jair Bueno da Jigsaw Brain.

https://www.youtube.com/watch?v=OxQlSPTKsnA

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que respondam a atividade proposta no slide. Enquanto respondem, peça também para que anotem suas dúvidas, para que ao fim da atividade, possam esclarecê-las em conjunto.

Propósito: Fazer com que os alunos recordem algumas propriedades das potenciações.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Poderíamos escrever a base de outra maneira?
  • Você achou difícil ou trabalhoso realizar essas contas? Por quê?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito aos casos de potência de potência e potência de um expoente estudados.. Mostre também as soluções dos slides 8 e 9, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente nas potências de potências e potência de um expoente.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito aos casos de potência de potência e potência de um expoente estudados.. Mostre também as soluções dos slides 8 e 9, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente nas potências de potências e potência de um expoente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e destaque as informações dos slides 10 e 11, onde são reveladas as propriedades.

Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em potência de potência.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria para seu colega a potência de uma potência? E potência de um expoente?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e destaque as informações dos slides 10 e 11, onde são reveladas as propriedades.

Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em potência de potência.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria para seu colega a potência de uma potência? E potência de um expoente?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na esta aula são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso e, por isso, o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.

Propósito: Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos. Peça que resolvam e respondam individualmente às perguntas.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos absorveram bem o conteúdos da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Vídeo aula de potência de potência e potência de um expoente do professor Jair Bueno da Jigsaw Brain.

https://www.youtube.com/watch?v=OxQlSPTKsnA


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Compreender e sistematizar as propriedades de potência, nos casos de “potência de potência” e “potência de um expoente”.

Conceito-chave

Potência de potência; potência de um expoente.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno.

Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Inicie este momento da aula solicitando aos alunos que respondam a atividade proposta no slide. Enquanto respondem, peça também para que anotem suas dúvidas, para que ao fim da atividade, possam esclarecê-las em conjunto.

Propósito: Fazer com que os alunos recordem algumas propriedades das potenciações.

Discuta com a turma:

  • Como é realizada a potência?
  • Poderíamos escrever a base de outra maneira?
  • Você achou difícil ou trabalhoso realizar essas contas? Por quê?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 a 7)

Orientações: A princípio, leia atentamente junto dos alunos as informações do slide 4 e solicite respondam a atividade do slide 5 individualmente. Após responderem, faça novamente uma leitura coletiva das informações do slide 6 e solicite que respondam a atividade do slide 7.

Enquanto os alunos respondem a atividade, circule pela sala e observe suas resoluções, se há dúvidas ou dificuldades. Se necessário, faça alguma intervenção com perguntas que instiguem esses alunos a pensar matematicamente e seguirem com a atividade. Consulte o guia de intervenções para mais informações.

Provavelmente, alguns alunos poderão realizar a potência dentro dos parênteses antes de resolver a potência de fora e depois tentarão fatorar o resultado. Não interfira na resolução dos alunos e acompanhe as estratégias utilizadas por eles.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que ocorre na potenciação de uma potência e na potência de um expoente.

Discuta com a turma:

  • Há outras maneiras de efetuar esse cálculo?
  • Foi observado algum padrão nas contas? Qual?
  • Como você explicaria isso a alguém?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito aos casos de potência de potência e potência de um expoente estudados.. Mostre também as soluções dos slides 8 e 9, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente nas potências de potências e potência de um expoente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Peça que um dos alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação das propriedades. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito aos casos de potência de potência e potência de um expoente estudados.. Mostre também as soluções dos slides 8 e 9, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o padrão presente nas potências de potências e potência de um expoente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e destaque as informações dos slides 10 e 11, onde são reveladas as propriedades.

Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em potência de potência.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria para seu colega a potência de uma potência? E potência de um expoente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 10 e 11).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e destaque as informações dos slides 10 e 11, onde são reveladas as propriedades.

Propósito: Fazer com que os alunos, de maneira autônoma, sistematizem o que ocorre em potência de potência.

Discuta com a turma:

  • Como você explicaria para seu colega a potência de uma potência? E potência de um expoente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na esta aula são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso e, por isso, o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.

Propósito: Retomar e destacar as principais aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos. Peça que resolvam e respondam individualmente às perguntas.

Propósito: Através da sistematização verificar se os alunos absorveram bem o conteúdos da aula.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano