14658
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A adaptação de textos: da crônica ao gênero dramático

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como o WhatsApp ou similares.

Opcionais: Formulários Google (tutorial disponível aqui) e Canva (tutorial disponível aqui).

Introdução
Encaminhe a alunos escolhidos por você, pelo WhatsApp, no privado, algumas características de um certo gênero textual: presença de personagens ligados, com lógica, uns aos outros e às ações; conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens, encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de situação inicial, conflito, clímax, desfecho e situação final; conjunto de circunstâncias físicas, sociais, históricas em que se situam as ações; exposição e interpretação real de um tema por meio da representação. Organize essas características, antes de enviá-las aos alunos, de forma diferente uma da outra e bem chamativas e interativas. Você pode utilizar o aplicativo Canva para isso (veja em Recursos Opcionais). Peça aos alunos escolhidos que, um por vez, durante todo o dia, com horários marcados, poste, no grupo da turma, a característica que recebeu, sem dizer mais nada. Ao final do dia, questione o grande grupo se ficaram curiosos. Em seguida, encaminhe por áudio uma reflexão sobre essas características e pergunte se eles sabem a que gênero elas se referem. Aguarde as respostas e confirme-as ou retifique-as, com a postagem do slide presente no plano original com o tema da aula.

Desenvolvimento
Professor, antes de iniciar esse exercício, peça aos alunos que pesquisem por: 1. tipologias textuais e seus principais aspectos (dissertação, narração, descrição, injunção e exposição); 2. tipos de discurso (direto, indireto e indireto livre). Após isso, convide os alunos a ler o texto de comédia “Pá, pá, pá”, de Luis Fernando Verissimo, e, em seguida, a resolver individualmente as questões propostas no plano original. Você pode criar um documento no Google Forms com as questões. Dessa forma, facilita a correção e análise de acertos e equívocos. Veja o tutorial para a utilização da plataforma em Recursos Opcionais.

Fechamento
Agora, professor, a fim de concluir a aula, convide os alunos para uma reflexão sobre a frase destacada no slide do plano original em Fechamento. A declaração esclarece que o fenômeno teatral, que pressupõe a junção de público, atores e texto, caracteriza-se em linguagem. De que maneira essa frase reflete o exercício que foi proposto nesta aula e as aprendizagens obtidas? Responda, justificando sua resposta e fornecendo exemplos dos conteúdos assimilados. (Professor, deixe que os alunos discutam entre si e utilize os palpites da turma para fazer as aproximações necessárias. O trecho tem muitas relações com o conteúdo visto anteriormente: parte-se de um texto literário para consolidar o conhecimento sobre o texto dramático e, assim, aprendermos a construir os sentidos deste gênero textual, com base na sua linguagem e no funcionamento dos recursos linguísticos que a constroem, como as tipologias textuais  no caso, a predominância da tipologia narrativa; a estrutura em sequências dialogais; os tipos de rubricas; o papel de elementos linguísticos como advérbios e adjetivos na composição da textualidade e na caracterização dos personagens etc. Assim, ampliamos a capacidade de sermos escritores de peças que, mais tarde, serão passíveis de leitura.) Peça que reflitam em trios, por meio do WhatsApp, e que, em seguida, compartilhem as impressões dos pequenos grupos no grupo da turma, por mensagem escrita, vídeo ou áudio.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar com as questões do Desenvolvimento e também com a síntese final. É importante que os responsáveis acompanhem momentos de ensino remoto para que os alunos tenham com quem falar e refletir no dia a dia, além do contato digital com o professor e colegas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_02SQA08

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas