14657
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A linguagem que constrói o humor: os recursos linguísticos na crônica “Papos”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A linguagem que constrói o humor: os recursos linguísticos na crônica “Papos”

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carolina Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares.

Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Encaminhe à turma, por meio de WhatsApp, o seguinte áudio: “O filho está lendo um livro de conto de fadas e pergunta para o pai: - Pai, todos os contos de fadas começam com 'Era uma vez'? - Não, filho… Tem outros que começam assim: ‘Quando eu for eleito…’”. (Ao gravar, procure ser descontraído, faça uma entonação diferente, divertida ou até mesmo peça a alguém de sua família para contar a piada.) Encaminhe, em seguida, um documento com algumas perguntas:
Você sabe a que gênero textual esse texto pertence ou como costumamos chamá-lo? (Espera-se que os alunos reconheçam que se trata de uma piada ou anedota).
Aponte a graça do texto e reflita sobre o que causou o efeito de humor no fragmento. (A comicidade do texto se dá pelo apelo irônico da resposta “Tem outros que começam assim: ‘Quando eu for eleito…’”. A frase “Quando eu for eleito” é associada aos contos de fadas como forma de considerá-la uma ficção, mentira. A declaração do pai faz alusão ao hábito, geralmente frequente, de políticos não cumprirem as promessas depois de eleitos.)
Com base na reflexão da questão anterior, pode-se dizer que a linguagem ajuda a construir o humor? (É provável que a turma reconheça que sim, pois a piada parte de uma crítica situada no âmbito social e político para a construção do humor, mediante emprego irônico da linguagem. Logo, colabora com a comicidade em questão).
Explique à turma que a aula versará sobre este tema: a construção do humor por meio da linguagem.

Desenvolvimento
Professor, ainda no documento com as atividades anteriores, convide os alunos a ler o texto de comédia “Papos”, de Luis Fernando Verissimo. Depois, proponha que respondam às questões presentes no plano original. Marque um momento específico para a devolutiva das atividades, por e-mail ou WhatsApp.

Fechamento
Agora, professor, na conclusão da aula, pergunte aos alunos que ideia eles fazem do crítico da língua portuguesa no texto em questão. Sugira à turma, como reflexão, a seguinte atividade em grupos, a fim de que eles possam discutir o tema e trocar conhecimentos e conclusões entre si:
1) Criem um estereótipo para o personagem que, na crônica, faz as correções linguísticas. (Os alunos podem pensar em alguém que tenha alto nível de escolaridade, maior posição social ou outras possibilidades.)
2) Façam uma montagem (com recortes de revistas, imagens da internet) para ilustrar a personagem criada por vocês. (Para isso, é preciso que os alunos se comuniquem com seus devidos grupos por chamada de vídeo ou de áudio, e um aluno fique responsável pela montagem.)
3) Observem as falas do texto: “Você está sendo grosseiro, pedante e chato” e “Pronome no lugar certo é elitismo”. Como você enxerga a postura desse personagem no contexto do diálogo? Com base nos conhecimentos adquiridos sobre adequação linguística, pode-se afirmar que esse falante está adequado à situação real de comunicação? Justifique sua resposta com um trecho retirado do texto. (Professor, considere as respostas e possíveis dificuldades dos alunos. Se necessário, é importante salientar que a principal função da língua é comunicar. Nesse caso, as interrupções para corrigir as variantes do interlocutor impediram que a mensagem se concretizasse, como ilustra o final da crônica: “- Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. - Por quê? - Porque, com todo este papo, esqueci-lo.”)
Peça que encaminhem a você, no privado, as produções e, em seguida, compare-as junto com os alunos, problematizando-as. Para isso, é necessário que você retorne às devolutivas dos pequenos grupos à turma toda, também por WhatsApp ou, em algum momento, caso seja possível, por meio de uma reunião em plataformas como o Google Meet (veja em Materiais Opcionais).

Convite às famílias
Convide os alunos a levar o áudio da anedota que você gravou a seus familiares. Sugira que reflitam juntos sobre as possibilidades de interpretação da mesma.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_02SQA07

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

(EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

(EF69LP55) Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas