14656
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O emprego dos recursos coesivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano 09 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o uso dos recursos coesivos a fim de evitar a repetição de termos na construção de um texto e de conectivos para relacionar as ideias estabelecendo a devida relação de coesão.

Materiais necessários:

Cópias de trechos do conto: POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em 11 de dez. de 2018.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

BELLIN, Greicy Pinto. Edgar Allan Poe e o surgimento do conto enquanto gênero de ficção. Anuário de literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 16, n. 2, 2011, p. 41-53.

Dificuldades antecipadas: Ter disposição e empregar corretamente os recursos coesivos no intuito de evitar a repetição de termos em um texto.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11 ed. São Paulo: Ática, 2009.

TORTELLI, Denise Menin. A coesão referencial em textos do gênero Conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir das sequências didáticas. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Leonor Werneck dos. Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror. Letras em Revista, Teresina, V. 08, n. 01, jan./jun. 2017, p. 13-31.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Falar sobre como a maneira como se escreve pode interferir no entendimento ou fluidez da leitura.
  • Dê o exemplo do substantivo “gato” e peça para que os alunos deem exemplos de maneiras utilizadas cotidianamente para se referir a este animal.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam silenciosamente o trecho adaptado do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Este trecho do conto foi adaptado no intuito de deixar mais clara para os alunos a repetição do termo “gato”.
  • Comente que Poe foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX e que este é um de seus contos mais famosos.
  • Após a leitura, questione o que os alunos acharam do trecho e se foi fácil compreendê-lo e se perceberam algo diferente no que diz respeito à escrita.
    É importante que os alunos percebam a repetição do termo “gato”, auxilie-os nesta tarefa. Para tanto, faça as seguintes perguntas: Como procedeu a leitura deste trecho? De maneira fluida ou houve alguma dificuldade? Percebeu algum problema? Há algum termo que se repete? Estas repetições são necessárias?

Materiais complementares: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:
Apresente novamente o trecho, agora com as repetições destacadas.

  • Leve os alunos a refletir sobre os problemas causados pela repetição desnecessária dos termos.
  • Peça para que deem sugestões de como evitar esta repetição.

Materiais complementares: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Orientações:

  • Distribua cópias do trecho original do conto.
  • Instrua os alunos a ler silenciosamente a versão original do trecho.

Materiais necessários: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a versão original do trecho do conto com os recursos coesivos utilizados para referenciar o termo “o gato”. Caso não disponha deste recurso, peça que os alunos marquem estes recursos em suas cópias.
  • Mostre aos alunos que, para evitar a repetição do termo “o gato”, o autor utiliza diferentes estratégias de coesão:
  • Substituindo o termo por pronomes pessoais (o, ele, lhe).
  • Substituindo o termo por outro que estabeleça com ele uma relação de sentido no texto (o pobre animal).
  • Chame atenção também para outro recurso coesivo utilizado: a coesão por elipse, quando se omite um termo subentendido no texto. Mostre a eles que, apesar de o narrador não utilizar o pronome “eu”, o contexto do texto nos permite saber que ele se refere a si mesmo. Isto é possível graças a “pistas” como as desinências verbais e os pronomes possessivos empregados.
  • Peça para que os alunos deem outras sugestões que possam substituir o termo “o gato” neste trecho.
  • Chame atenção dos alunos para o fato de este ser apenas um trecho adaptado do conto “O gato preto” e incentive-os a ler a versão original e completa, a qual está disponível no site Domínio Público.

POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .


Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Desafie os alunos a, em duplas, substituir os termos destacados no trecho do conto por elementos coesivos, visando eliminar as repetições. O trabalho em dupla neste momento é importante para que os alunos tenham oportunidade de discutir possibilidades e trocar conhecimentos.
  • Lembre que o trecho integra um texto pertencente ao gênero Conto de terror e suspense. Peça que lembrem disso para pensar nas possíveis substituições, deixando o trecho o mais assustador possível.
  • Peça que as duplas troquem entre si seus trechos adaptados e teçam comentários com os colegas sobre os recursos por eles utilizados.

Materiais complementares: Cópias do trecho 2 de “O gato preto”. Para acessar esse material, clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o uso dos recursos coesivos a fim de evitar a repetição de termos na construção de um texto e de conectivos para relacionar as ideias estabelecendo a devida relação de coesão.

Materiais necessários:

Cópias de trechos do conto: POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em 11 de dez. de 2018.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

BELLIN, Greicy Pinto. Edgar Allan Poe e o surgimento do conto enquanto gênero de ficção. Anuário de literatura, ISSNe: 2175-7917, vol. 16, n. 2, 2011, p. 41-53.

Dificuldades antecipadas: Ter disposição e empregar corretamente os recursos coesivos no intuito de evitar a repetição de termos em um texto.

Referências sobre o assunto:

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 22 ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FÁVERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 11 ed. São Paulo: Ática, 2009.

TORTELLI, Denise Menin. A coesão referencial em textos do gênero Conto de terror: um trabalho com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental a partir das sequências didáticas. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, 2017.

CARVALHO, José Ricardo; SANTOS, Leonor Werneck dos. Anáfora direta e encapsulamento em um conto de terror. Letras em Revista, Teresina, V. 08, n. 01, jan./jun. 2017, p. 13-31.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Falar sobre como a maneira como se escreve pode interferir no entendimento ou fluidez da leitura.
  • Dê o exemplo do substantivo “gato” e peça para que os alunos deem exemplos de maneiras utilizadas cotidianamente para se referir a este animal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam silenciosamente o trecho adaptado do conto “O gato preto”, de Edgar Allan Poe. Este trecho do conto foi adaptado no intuito de deixar mais clara para os alunos a repetição do termo “gato”.
  • Comente que Poe foi um importante autor americano de contos de terror no século XIX e que este é um de seus contos mais famosos.
  • Após a leitura, questione o que os alunos acharam do trecho e se foi fácil compreendê-lo e se perceberam algo diferente no que diz respeito à escrita.
    É importante que os alunos percebam a repetição do termo “gato”, auxilie-os nesta tarefa. Para tanto, faça as seguintes perguntas: Como procedeu a leitura deste trecho? De maneira fluida ou houve alguma dificuldade? Percebeu algum problema? Há algum termo que se repete? Estas repetições são necessárias?

Materiais complementares: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .

Slide Plano Aula

Orientações:
Apresente novamente o trecho, agora com as repetições destacadas.

  • Leve os alunos a refletir sobre os problemas causados pela repetição desnecessária dos termos.
  • Peça para que deem sugestões de como evitar esta repetição.

Materiais complementares: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Orientações:

  • Distribua cópias do trecho original do conto.
  • Instrua os alunos a ler silenciosamente a versão original do trecho.

Materiais necessários: Cópias do trecho 1 de “O gato preto”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete a versão original do trecho do conto com os recursos coesivos utilizados para referenciar o termo “o gato”. Caso não disponha deste recurso, peça que os alunos marquem estes recursos em suas cópias.
  • Mostre aos alunos que, para evitar a repetição do termo “o gato”, o autor utiliza diferentes estratégias de coesão:
  • Substituindo o termo por pronomes pessoais (o, ele, lhe).
  • Substituindo o termo por outro que estabeleça com ele uma relação de sentido no texto (o pobre animal).
  • Chame atenção também para outro recurso coesivo utilizado: a coesão por elipse, quando se omite um termo subentendido no texto. Mostre a eles que, apesar de o narrador não utilizar o pronome “eu”, o contexto do texto nos permite saber que ele se refere a si mesmo. Isto é possível graças a “pistas” como as desinências verbais e os pronomes possessivos empregados.
  • Peça para que os alunos deem outras sugestões que possam substituir o termo “o gato” neste trecho.
  • Chame atenção dos alunos para o fato de este ser apenas um trecho adaptado do conto “O gato preto” e incentive-os a ler a versão original e completa, a qual está disponível no site Domínio Público.

POE, Edgar Allan. O gato preto. Disponível em:<https://www.ufrgs.br/soft-livre-edu/vaniacarraro/files/2013/04/o_gato_preto-allan_poe.pdf> Acesso em de dez. de .


Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Desafie os alunos a, em duplas, substituir os termos destacados no trecho do conto por elementos coesivos, visando eliminar as repetições. O trabalho em dupla neste momento é importante para que os alunos tenham oportunidade de discutir possibilidades e trocar conhecimentos.
  • Lembre que o trecho integra um texto pertencente ao gênero Conto de terror e suspense. Peça que lembrem disso para pensar nas possíveis substituições, deixando o trecho o mais assustador possível.
  • Peça que as duplas troquem entre si seus trechos adaptados e teçam comentários com os colegas sobre os recursos por eles utilizados.

Materiais complementares: Cópias do trecho 2 de “O gato preto”. Para acessar esse material, clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano