Conto - O travesseiro de penas
Plano de Aula
Plano de aula: O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de suspense e de terror
Por: Joice Eloi Guimarães
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.
Nesta aula o foco de estudo será o emprego e a diferenciação entre substantivos e adjetivos na definição e na caracterização dos personagens e dos cenários no gênero Conto de terror e suspense. As atividades partirão da identificação destes empregos no conto, para, a posteriori, ser realizadas reflexões tendo em vista a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você analise previamente no conto o emprego dos substantivos e dos adjetivos.
Materiais necessários:
Xerox do conto: QUIROGA, Horácio. “O travesseiro de pena”. Disponível em:<https://revistamacondo.wordpress.com/2013/04/26/conto-o-travesseiro-de-penas-horacio-quiroga/> Acesso em: 5 de dez. de 2018.
Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.
CARMO, Aguinaldo Adolfo do. Considerações sobre o fantástico na literatura. Memento - Revista do Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso. v.6, n. 1. jan./jul. 2015.
FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2012.
Dificuldades antecipadas: Relacionar o emprego dos adjetivos à produção do suspense no gênero.
Referências sobre o assunto:
SILVA, Lucélia Magda Oliveira da; SANTOS, Naiara Sales Araújo Santos. A veracidade da existência de Ligeia no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Ininga. Universidade Federal do Piauí - UFPI, Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, vol. 4, n. 2, Jul./Dez. 2017.
VIGLIONI, Denise Pereira Rebello. O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto. Juiz de Fora: UFJF/FALE, 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Avise aos alunos que nesta aula eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Explique para os alunos que eles vão ler um trecho do conto “O travesseiro de penas”, de Horácio Quiroga.
- Apresente o autor do conto. Diga que Horácio de Quiroga foi um escritor uruguaio, representante do gênero Conto de terror e suspense.
- Retome o título do conto e questione os alunos sobre o que eles esperam desta leitura.
- Distribua cópias do trecho do conto “O travesseiro de penas”.
- Peça que leiam individualmente e anotem as palavras que não conhecem.
- Pergunte a opinião deles em relação ao conto. Que emoções a leitura provocou?
- Atente para as palavras anotadas pelos alunos, as quais eles desconhecem o significado. Peça que utilizem o celular e pesquisem o significado na internet e socializem com os colegas. Caso algum aluno não disponha deste dispositivo ou de acesso à internet, sugira que trabalhem em duplas.
- Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, proceda a leitura do texto. Para isso, peça que cada aluno leia um trecho em voz alta.
Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Questione os alunos sobre os personagens presentes no conto e os cenários em que a história se passa. À medida que os alunos respondem (eles podem para tanto consultar o texto) coloque as palavras no quadro. Em relação às possíveis respostas dos alunos, estas podem ser: Alícia, Jórdan, marido, noiva, loira, angelical, casa, pátio, silencioso, jardim, médico, quarto etc.
- Explique que as palavras que estão no quadro pertencem à classe dos substantivos, os quais nomeiam coisas ou seres. Após uma breve explicação sobre os substantivos, chame a atenção para o fato de que estas palavras, em geral, são caracterizadas no texto por meio do uso de outras palavras - os adjetivos.
Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Organize-os em grupos de três ou quatro estudantes para que a atividade seja realizada coletivamente.
- Distribua entre os grupos a atividade. Explique que, entre os substantivos que nomeiam personagens e cenários no conto, foram selecionados quatro, e que os alunos devem buscar no conto, primeiramente, as caracterizações destes substantivos, colocando-as na tabela da atividade e, em seguida, devem selecionar, nestas caracterizações, as palavras que pertencem à classe dos adjetivos. Exemplo de possível resposta dos alunos: Substantivo: Alícia; Caracterização: Loura, angelical e tímida, o temperamento sisudo do marido lhe gelou as sonhadas fantasias de noiva; Adjetivos utilizados: loura, angelical e tímida.
- Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.
- Peça que os grupos socializem suas respostas. À medida que fazem isso, teça comentários sobre as relações de concordância necessárias entre o adjetivo e o substantivo ao qual se refere.
Materiais complementares: Fotocópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui
Atividade. Para acessar este material clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Lembre os alunos que no gênero Conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
- Peça para que os alunos reflitam agora sobre as escolhas do autor em relação aos adjetivos utilizados para caracterizar os personagens e os cenários.
- Questione: Que adjetivos utilizados atribuem aos personagens e cenários características que provocam sensações relacionadas ao medo no leitor?
- Peça que cada grupo sugira outros adjetivos visando, para tanto, a finalidade comunicativa do conto de suspense e terror.
- Peça que os alunos apresentem suas sugestões.
Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui
Para o aluno
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessário:
Plataformas de mensagens, áudio e vídeo, como o WhatsApp.
Opcionais:
Roleta de nomes (tutorial disponível aqui);
PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Tema
Avise aos alunos, via grupo escolar no Whatsapp, que eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.
Introdução
Envie um áudio à turma explicando para os alunos que eles lerão um trecho do conto “O travesseiro de penas”, de Horácio Quiroga (veja no plano original). Apresente o autor do conto: Horácio de Quiroga foi um escritor uruguaio, representante do gênero conto de terror e suspense. Retome o título do conto e questione os alunos sobre o que eles esperam dessa leitura. Encaminhe aos alunos um trecho do conto “O travesseiro de penas”. Peça que leiam e anotem as palavras que não conhecem. Por escrito, pergunte a opinião deles em relação ao conto: que emoções a leitura provocou? Peça que pesquisem o significado das palavras desconhecidas na internet e socializem com os colegas. Para a socialização das respostas aos questionamentos, você pode fazer um sorteio utilizando o Random Name Picker (Roleta de nomes). Veja o link com o tutorial em Recursos opcionais. Mostre o resultado da roleta no grupo do WhatsApp e peça para o aluno sorteado colocar suas respostas no grupo. Se necessário, sugira que os colegas o auxiliem.
Desenvolvimento
Encaminhe ao grupo, via WhatsApp, questionamentos sobre os personagens presentes no conto e os cenários onde a história se passa. Faça um novo sorteio com a roleta de nomes ou, se preferir, utilize um sorteio com papéis e os números dos alunos. As possíveis respostas dos alunos podem ser: Alícia, Jórdan, marido, noiva, loira, angelical, casa, pátio, silencioso, jardim, médico, quarto etc. Explique, por meio de áudio ou vídeo, que as palavras indicadas pelos colegas sorteados pertence à classe dos substantivos, os quais nomeiam coisas ou seres. Depois, compartilhe no grupo da turma uma breve explicação sobre os substantivos (você pode fazê-la em PowerPoint narrado). Chame a atenção para o fato de que essas palavras, em geral, são caracterizadas no texto por meio do uso de outras palavras: os adjetivos. Organize-os em grupos de três ou quatro estudantes (sugira que combinem a discussão sobre as atividades via videochamada, pelo WhatsApp) para que a atividade seja realizada coletivamente. Encaminhe a atividade como anexo (PDF ou Word) via WhatsApp. Explique que, entre os substantivos que nomeiam personagens e cenários no conto, foram selecionados quatro (Alícia - Jórdan - Casa - Pátio), e que os alunos devem buscar no conto, primeiramente, as caracterizações desses substantivos, colocando-as na tabela da atividade (veja no plano original). Em seguida, devem selecionar, nessas caracterizações, as palavras que pertencem à classe dos adjetivos. Exemplo de possíveis respostas dos alunos: Substantivo – Alícia; Caracterização – Loura, angelical e tímida, o temperamento sisudo do marido lhe gelou as sonhadas fantasias de noiva; Adjetivos utilizados – loura, angelical e tímida. Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade. Peça que os grupos socializem suas respostas, sendo que apenas um representante de cada grupo será seu redator, ou seja, o responsável por encaminhar as respostas do grupo, no privado, ao professor. Com base nas respostas dos grupos, teça comentários, via WhatsApp, sobre as relações de concordância necessárias entre o adjetivo e o substantivo ao qual se refere.
Fechamento
Encaminhe mais uma folha-tarefa aos alunos com um lembrete: no gênero conto de suspense e terror, a finalidade é provocar no leitor sensações relacionadas ao medo. Inclua os questionamentos: sobre as escolhas do autor em relação aos adjetivos utilizados para caracterizar os personagens e os cenários, que adjetivos utilizados atribuem aos personagens e cenários características que provocam no leitor sensações relacionadas ao medo? Sugira outros adjetivos visando, para tanto, a finalidade comunicativa do conto de suspense e terror.
Convite às famílias
Os familiares podem auxiliar sendo instigados a questionar os filhos quanto a características de objetos domiciliares em geral. Essa atividade pode se tornar uma divertida brincadeira!