14654
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O uso dos substantivos e dos adjetivos no gênero Conto de terror e suspense

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Joice Eloi Guimarães

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego e a diferenciação entre substantivos e adjetivos na definição e na caracterização dos personagens e dos cenários no gênero Conto de terror e suspense. As atividades partirão da identificação destes empregos no conto, para, a posteriori, ser realizadas reflexões tendo em vista a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você analise previamente no conto o emprego dos substantivos e dos adjetivos.

Materiais necessários:

Xerox do conto: QUIROGA, Horácio. “O travesseiro de pena”. Disponível em:<https://revistamacondo.wordpress.com/2013/04/26/conto-o-travesseiro-de-penas-horacio-quiroga/> Acesso em: 5 de dez. de 2018.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

CARMO, Aguinaldo Adolfo do. Considerações sobre o fantástico na literatura. Memento - Revista do Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso. v.6, n. 1. jan./jul. 2015.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2012.

Dificuldades antecipadas: Relacionar o emprego dos adjetivos à produção do suspense no gênero.

Referências sobre o assunto:

SILVA, Lucélia Magda Oliveira da; SANTOS, Naiara Sales Araújo Santos. A veracidade da existência de Ligeia no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Ininga. Universidade Federal do Piauí - UFPI, Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, vol. 4, n. 2, Jul./Dez. 2017.

VIGLIONI, Denise Pereira Rebello. O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto. Juiz de Fora: UFJF/FALE, 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Avise aos alunos que nesta aula eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique para os alunos que eles vão ler um trecho do conto “O travesseiro de penas”, de Horácio Quiroga.
  • Apresente o autor do conto. Diga que Horácio de Quiroga foi um escritor uruguaio, representante do gênero Conto de terror e suspense.
  • Retome o título do conto e questione os alunos sobre o que eles esperam desta leitura.
  • Distribua cópias do trecho do conto “O travesseiro de penas”.
  • Peça que leiam individualmente e anotem as palavras que não conhecem.
  • Pergunte a opinião deles em relação ao conto. Que emoções a leitura provocou?
  • Atente para as palavras anotadas pelos alunos, as quais eles desconhecem o significado. Peça que utilizem o celular e pesquisem o significado na internet e socializem com os colegas. Caso algum aluno não disponha deste dispositivo ou de acesso à internet, sugira que trabalhem em duplas.
  • Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, proceda a leitura do texto. Para isso, peça que cada aluno leia um trecho em voz alta.

Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Questione os alunos sobre os personagens presentes no conto e os cenários em que a história se passa. À medida que os alunos respondem (eles podem para tanto consultar o texto) coloque as palavras no quadro. Em relação às possíveis respostas dos alunos, estas podem ser: Alícia, Jórdan, marido, noiva, loira, angelical, casa, pátio, silencioso, jardim, médico, quarto etc.
  • Explique que as palavras que estão no quadro pertencem à classe dos substantivos, os quais nomeiam coisas ou seres. Após uma breve explicação sobre os substantivos, chame a atenção para o fato de que estas palavras, em geral, são caracterizadas no texto por meio do uso de outras palavras - os adjetivos.

Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Organize-os em grupos de três ou quatro estudantes para que a atividade seja realizada coletivamente.
  • Distribua entre os grupos a atividade. Explique que, entre os substantivos que nomeiam personagens e cenários no conto, foram selecionados quatro, e que os alunos devem buscar no conto, primeiramente, as caracterizações destes substantivos, colocando-as na tabela da atividade e, em seguida, devem selecionar, nestas caracterizações, as palavras que pertencem à classe dos adjetivos. Exemplo de possível resposta dos alunos: Substantivo: Alícia; Caracterização: Loura, angelical e tímida, o temperamento sisudo do marido lhe gelou as sonhadas fantasias de noiva; Adjetivos utilizados: loura, angelical e tímida.
  • Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.
  • Peça que os grupos socializem suas respostas. À medida que fazem isso, teça comentários sobre as relações de concordância necessárias entre o adjetivo e o substantivo ao qual se refere.

Materiais complementares: Fotocópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Atividade. Para acessar este material clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Lembre os alunos que no gênero Conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
  • Peça para que os alunos reflitam agora sobre as escolhas do autor em relação aos adjetivos utilizados para caracterizar os personagens e os cenários.
  • Questione: Que adjetivos utilizados atribuem aos personagens e cenários características que provocam sensações relacionadas ao medo no leitor?
  • Peça que cada grupo sugira outros adjetivos visando, para tanto, a finalidade comunicativa do conto de suspense e terror.
  • Peça que os alunos apresentem suas sugestões.

Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Conto de suspense e terror e no campo de atuação
Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Nesta aula o foco de estudo será o emprego e a diferenciação entre substantivos e adjetivos na definição e na caracterização dos personagens e dos cenários no gênero Conto de terror e suspense. As atividades partirão da identificação destes empregos no conto, para, a posteriori, ser realizadas reflexões tendo em vista a finalidade comunicativa do gênero Conto de suspense e terror - provocar sensações relacionadas ao medo. É importante que você analise previamente no conto o emprego dos substantivos e dos adjetivos.

Materiais necessários:

Xerox do conto: QUIROGA, Horácio. “O travesseiro de pena”. Disponível em:<https://revistamacondo.wordpress.com/2013/04/26/conto-o-travesseiro-de-penas-horacio-quiroga/> Acesso em: 5 de dez. de 2018.

Informações sobre o gênero: O conto de terror e suspense é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos. Neste gênero, a narrativa é organizada de forma a criar um clima de expectativa e suspense no leitor.

CARMO, Aguinaldo Adolfo do. Considerações sobre o fantástico na literatura. Memento - Revista do Mestrado em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso. v.6, n. 1. jan./jul. 2015.

FREITAS, Bruna Longo Biasioli de. Um olhar semiótico sobre as obras de terror mais vendidas no Brasil entre 1980 e 2007. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras – Unesp/Araraquara, 2012.

Dificuldades antecipadas: Relacionar o emprego dos adjetivos à produção do suspense no gênero.

Referências sobre o assunto:

SILVA, Lucélia Magda Oliveira da; SANTOS, Naiara Sales Araújo Santos. A veracidade da existência de Ligeia no conto homônimo de Edgar Allan Poe. Ininga. Universidade Federal do Piauí - UFPI, Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, vol. 4, n. 2, Jul./Dez. 2017.

VIGLIONI, Denise Pereira Rebello. O ensino do substantivo e do adjetivo em perspectiva: proposta de aplicação a partir do gênero conto. Juiz de Fora: UFJF/FALE, 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Avise aos alunos que nesta aula eles estudarão o emprego e a diferenciação de duas classes gramaticais: os substantivos e os adjetivos. As atividades e as discussões serão realizadas por meio do estudo de um conto de suspense e terror.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Explique para os alunos que eles vão ler um trecho do conto “O travesseiro de penas”, de Horácio Quiroga.
  • Apresente o autor do conto. Diga que Horácio de Quiroga foi um escritor uruguaio, representante do gênero Conto de terror e suspense.
  • Retome o título do conto e questione os alunos sobre o que eles esperam desta leitura.
  • Distribua cópias do trecho do conto “O travesseiro de penas”.
  • Peça que leiam individualmente e anotem as palavras que não conhecem.
  • Pergunte a opinião deles em relação ao conto. Que emoções a leitura provocou?
  • Atente para as palavras anotadas pelos alunos, as quais eles desconhecem o significado. Peça que utilizem o celular e pesquisem o significado na internet e socializem com os colegas. Caso algum aluno não disponha deste dispositivo ou de acesso à internet, sugira que trabalhem em duplas.
  • Sanadas as dúvidas em relação ao vocabulário, proceda a leitura do texto. Para isso, peça que cada aluno leia um trecho em voz alta.

Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Questione os alunos sobre os personagens presentes no conto e os cenários em que a história se passa. À medida que os alunos respondem (eles podem para tanto consultar o texto) coloque as palavras no quadro. Em relação às possíveis respostas dos alunos, estas podem ser: Alícia, Jórdan, marido, noiva, loira, angelical, casa, pátio, silencioso, jardim, médico, quarto etc.
  • Explique que as palavras que estão no quadro pertencem à classe dos substantivos, os quais nomeiam coisas ou seres. Após uma breve explicação sobre os substantivos, chame a atenção para o fato de que estas palavras, em geral, são caracterizadas no texto por meio do uso de outras palavras - os adjetivos.

Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Organize-os em grupos de três ou quatro estudantes para que a atividade seja realizada coletivamente.
  • Distribua entre os grupos a atividade. Explique que, entre os substantivos que nomeiam personagens e cenários no conto, foram selecionados quatro, e que os alunos devem buscar no conto, primeiramente, as caracterizações destes substantivos, colocando-as na tabela da atividade e, em seguida, devem selecionar, nestas caracterizações, as palavras que pertencem à classe dos adjetivos. Exemplo de possível resposta dos alunos: Substantivo: Alícia; Caracterização: Loura, angelical e tímida, o temperamento sisudo do marido lhe gelou as sonhadas fantasias de noiva; Adjetivos utilizados: loura, angelical e tímida.
  • Circule pelos grupos para auxiliá-los no desenvolvimento da atividade.
  • Peça que os grupos socializem suas respostas. À medida que fazem isso, teça comentários sobre as relações de concordância necessárias entre o adjetivo e o substantivo ao qual se refere.

Materiais complementares: Fotocópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Atividade. Para acessar este material clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Lembre os alunos que no gênero Conto de suspense e terror a finalidade é provocar sensações relacionadas ao medo no leitor.
  • Peça para que os alunos reflitam agora sobre as escolhas do autor em relação aos adjetivos utilizados para caracterizar os personagens e os cenários.
  • Questione: Que adjetivos utilizados atribuem aos personagens e cenários características que provocam sensações relacionadas ao medo no leitor?
  • Peça que cada grupo sugira outros adjetivos visando, para tanto, a finalidade comunicativa do conto de suspense e terror.
  • Peça que os alunos apresentem suas sugestões.

Materiais complementares: Cópias do conto “O travesseiro de penas”. Para acessar este material, clique aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP54 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano