14653
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Poemas: rimas e aliterações

Explore recursos usados pela linguagem poética nas suas composições

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para o envio das propostas de atividade e de orientações que contribuam para a autonomia dos alunos na resolução das tarefas.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom;
Google Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Oriente a atividade gravando um áudio ou vídeo com a explicação da mesma, e envie aos alunos pelo WhatsApp. Diga que eles irão ler poemas e aprender um pouco mais sobre os recursos sonoros do gênero. Apresente o escritor Fernando Pessoa e leia o texto Poema pial em voz alta, garantindo entonação e ritmo na leitura. Faça uma exploração acerca dos recursos sonoros do poema utilizando as orientações da Introdução do plano de aula. Solicite aos alunos que leiam as anotações sobre os recursos sonoros do poema, realizadas na aula anterior, para relembrar o conteúdo.

Desenvolvimento
Envie pelo WhatsApp a parlenda O macaco e o trava-língua O sapo no saco. Realize a leitura em voz alta dos textos e proponha aos alunos que os leiam em voz alta. Fale sobre esses tipos de texto e os elementos sonoros presentes. Proponha aos alunos que leiam os textos, localizem e circulem os recursos sonoros e, em seguida, organizem as rimas e aliterações na tabela abaixo:

Para a atividade, você pode propor que os alunos copiem os textos e a tabela no caderno, ou você pode criar a atividade utilizando o Google Jamboard e enviá-la para que façam na própria ferramenta. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e possibilite que os alunos dialoguem sobre a atividade. Aproveite para esclarecer dúvidas e explicar melhor os recursos sonoros do poema.

Fechamento
Proponha aos alunos que complementem a anotação da aula anterior dizendo o que aprenderam sobre os recursos sonoros nesta atividade. Oriente-os a escolher um dos poemas trabalhados para fazer uma ilustração. Depois, sugira que leiam o poema para alguém e compartilhem a ilustração.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que leiam o poema escolhido para os familiares e compartilhem a sua ilustração com eles.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_12ATS03

(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas