14652
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Rimas e aliterações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Rimas e aliterações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações necessárias para que os alunos realizem a tarefa com autonomia;
Textos para leitura, disponíveis aqui e aqui;
Vídeos disponíveis aquiaqui.

- Opcionais: videoaula disponível aqui.
Formulários Google (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade aos alunos. Pergunte se eles conhecem o poeta Vinícius de Moraes, se já leram ou ouviram algum texto dele. Apresente a biografia do escritor e cite algumas das suas obras com as quais os alunos já devem ter tido contato, como A casa, O pato, e O leão. Diga aos alunos que alguns poemas desse escritor foram musicados. Fale que a finalidade de aula é aprender sobre recursos rítmicos do poema e dê um exemplo com o trecho de algum. Proponha que pesquisem na internet sobre Vinícius de Moraes, para saber um pouco mais sobre o poeta.

Desenvolvimento
Grave um áudio ou vídeo lendo o poema em voz alta para os alunos, dando ênfase à entonação, e envie a eles pelo WhatsApp. Proponha uma reflexão sobre a sonoridade do poema seguindo as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Disponibilize o vídeo com o poema musicado e solicite que os alunos assistam e reflitam sobre as questões propostas no slide do Desenvolvimento do plano de aula. Envie aos alunos o texto e o vídeo do poema O pato, de Vinícius de Moraes. Oriente que leiam o poema, ouçam a canção e respondam às questões propostas no segundo slide do Desenvolvimento do plano de aula (envie as questões pelo WhatsApp ou e-mail, e oriente os alunos a copiarem no caderno, responder e enviar uma foto da atividade, ou crie a atividade usando o Formulário Google e envie aos alunos). Para apoiar os alunos na análise do poema, uma opção é propor que assistam a uma videoaula sobre os recursos rítmicos.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno o que aprenderam sobre os recursos sonoros de um poema. Envie pelo WhatsApp as questões propostas no slide do Fechamento do plano de aula, e proponha que respondam às questões no caderno, para consultar na aula seguinte.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para uma roda de poemas, leiam para eles os poemas de Vinícius de Moraes e apresentem um pouco sobre a biografia do poeta.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_12ATS02

(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas