Atividade ou texto para impressão - Poemas
Plano de Aula
Plano de aula: Rimas e aliterações
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é conhecer a linguagem poética, compreendendo a função das rimas e aliterações na sonoridade do poema.
Materiais necessários: Aparelho de som ou projetor, folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: O aluno poderá apresentar dificuldade no reconhecimento das aliterações e sua função na sonoridade do poema.
Referências sobre o assunto:
GEBARA, A. E. L. A poesia na escola; leitura e análise de poesias para crianças. São Paulo: Cortez, 2002 (Aprender e Ensinar com textos, 10)
MOISÉS, C. F. Poeta aprendiz. São Paulo: Companhia Editora Nacional/ Lazuli, 2005 (Lazuli Infantil).
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor- 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. P. 125 - 127. Disponível em: http://lereescrever.fde.sp.gov.br/Handler/ExibImagem.ashx?isnsaj=661&arq=S . Acesso em 28/07/2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie a aula com alguns questionamentos para levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero poema e canções. Sugestões: “Na sua opinião, o que é uma canção? Você acha que há diferença entre poema e canção? Todo poema pode ser uma canção? Será que toda canção é um poema?”
- Explique que, na aula de hoje, iremos trabalhar com a sonoridade e o ritmo dos poemas e canções.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a biografia do poeta Vinicius de Moraes.
- Pergunte se alguém conhece o autor ou algum texto escrito por ele.
- Explique que algumas poesias do Vinicius de Moraes foram musicadas, isto é, ganharam uma melodia.
- Fale que a finalidade da aula será aprender alguns recursos linguísticos usados nas poesias, como: aliteração (repetição de fonemas consonantais idênticos ou parecidos), assonância (recurso sonoro que consiste em repetir sons vocálicos especialmente em final das frases que se sucedem), rimas, versos e estrofes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações
- Apresente a canção “ O Relógio” de Vinicius de Moraes, disponível no link http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/musica/cancoes/o-relogio.
- Leia o poema para a turma dando destaque especial para a postura e entonação.
- Após a leitura, questione se os alunos conhecem esse poema ou se já ouviram a canção. Apresente, também, o vídeo com o poema musicado, disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/vinicius-de-moraes/87218/ (acesso em 10/10/2018).
- Apresente as questões do slide e explique que as rimas podem aparecer no final e/ou no interior dos versos (no poema: embora/hora/demora, alegria/dia). Explique, também, que as rimas ajudam a imprimir ritmo e sonoridade ao poema.
- Sobre a repetição da palavra tic e tac, espera-se que os alunos compreendam que essas palavras imitam o som do relógio, contribuindo com o ritmo e a sonoridade do poema. Explique que na Língua Portuguesa, palavras que imitam o som de algo são chamadas de onomatopeias.
- O uso das palavras dia e noite, repetidas quatro vezes, apresenta a repetição dos fonemas /d/ e /t/. Explique que essa repetição é proposital e tem a intenção de intensificar o ritmo e produzir um efeito sonoro.
- Explique que a repetição harmônica de sons vocálicos, nas palavras dia e noite, repetidas ao longo do poema, chama-se assonância.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente o poema “O pato” de Vinicius de Moares, disponível em: http://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/o-pato
Acesso em 10/10/2018.
- Realize a leitura do poema com ritmo e entonação. Depois, apresente o poema musicado disponível em: https://www.ouvirmusica.com.br/vinicius-de-moraes/86808/ (acesso em 10/10/18).
- Peça que os alunos cantem o poema.
- Aponte os questionamentos do slide e, se necessário, anote no quadro as respostas dos alunos.
- Explique que, neste poema, foram usados os seguintes recursos: rima e repetição dos fonemas /t/ e /p/ (aliteração : repetição de sons consonantais), que dão ritmo e imprimem sonoridade aos versos.
- Registre junto com os alunos as rimas do poema no quadro: acolá/há, caneco/marreco, cavalo/galo, jenipapo/papo, poço/moço e tigela/panela. E também as aliterações: pato, pata, para, pateta, pintou, pulou, poleiro, pé, papo, pedaço, jenipapo, poço, panela.
- Espera-se que eles percebam que a sonoridade desse poema ocorre por conta das rimas e das aliterações, ou seja, da repetição dos fonemas /t/ e /p/.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de quatro crianças. Cada grupo deverá sortear um poema, disponível no material para impressão.
- Explique aos grupos, que deverão apresentar uma leitura com ritmo e entonação ou musicalizar o poema. Combine um tempo de cinco minutos para combinarem como farão a leitura.
- Todos os grupos deverão apresentar a leitura do poema, dizendo quem é o autor. Valorize a leitura de todos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Proponha que os grupos se reúnam novamente para registrar as respostas aos questionamentos sobre poemas (disponível no material para impressão).
- Faça as intervenções necessárias para que os alunos compreendam que o poema possui uma apresentação diferente dos outros textos, sendo escrito em linhas mais curtas (versos), por vezes separados por espaços (estrofes), apresentando rimas ao final dos versos. Às vezes, os poemas podem virar músicas e as letras das músicas podem ser lidas como poemas. Deixe claro também que existem poemas que não apresentam rimas. Os alunos devem concluir que a leitura de poemas é diferente de outros textos, pois apresentam ritmo, rimas e recursos sonoros. São textos que, geralmente, expressam sentimentos e emoções.
- Promova um debate sobre as conclusões às quais cada grupo chegou e verifique se observaram que as rimas dão ritmo aos poemas e que recursos como aliteração e assonância também contribuem para o ritmo e a sonoridade.
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Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações necessárias para que os alunos realizem a tarefa com autonomia;
Textos para leitura, disponíveis aqui e aqui;
Vídeos disponíveis aqui e aqui.
- Opcionais: videoaula disponível aqui.
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
Introdução
Envie uma orientação em áudio ou vídeo explicando a atividade aos alunos. Pergunte se eles conhecem o poeta Vinícius de Moraes, se já leram ou ouviram algum texto dele. Apresente a biografia do escritor e cite algumas das suas obras com as quais os alunos já devem ter tido contato, como A casa, O pato, e O leão. Diga aos alunos que alguns poemas desse escritor foram musicados. Fale que a finalidade de aula é aprender sobre recursos rítmicos do poema e dê um exemplo com o trecho de algum. Proponha que pesquisem na internet sobre Vinícius de Moraes, para saber um pouco mais sobre o poeta.
Desenvolvimento
Grave um áudio ou vídeo lendo o poema em voz alta para os alunos, dando ênfase à entonação, e envie a eles pelo WhatsApp. Proponha uma reflexão sobre a sonoridade do poema seguindo as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Disponibilize o vídeo com o poema musicado e solicite que os alunos assistam e reflitam sobre as questões propostas no slide do Desenvolvimento do plano de aula. Envie aos alunos o texto e o vídeo do poema O pato, de Vinícius de Moraes. Oriente que leiam o poema, ouçam a canção e respondam às questões propostas no segundo slide do Desenvolvimento do plano de aula (envie as questões pelo WhatsApp ou e-mail, e oriente os alunos a copiarem no caderno, responder e enviar uma foto da atividade, ou crie a atividade usando o Formulário Google e envie aos alunos). Para apoiar os alunos na análise do poema, uma opção é propor que assistam a uma videoaula sobre os recursos rítmicos.
Fechamento
Proponha aos alunos que registrem no caderno o que aprenderam sobre os recursos sonoros de um poema. Envie pelo WhatsApp as questões propostas no slide do Fechamento do plano de aula, e proponha que respondam às questões no caderno, para consultar na aula seguinte.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para uma roda de poemas, leiam para eles os poemas de Vinícius de Moraes e apresentem um pouco sobre a biografia do poeta.