Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividades e as orientações para que os alunos tenham condições de realizar as tarefas com autonomia, e para dar as devolutivas das atividades.
Vídeo disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.
Introdução
Oriente os alunos através de áudio, vídeo ou mensagem de texto, enviando pelo WhatsApp uma explicação sobre a atividade. Pergunte se sabem o que é uma superlua, se já viram, leram ou ouviram uma explicação sobre por que ela acontece. Envie a eles o vídeo "A superlua explicada" e convide-os a assistir para compreenderem esse fenômeno natural. Disponibilize as questões propostas nas orientações da Introdução do plano de aula, através de mensagem de texto pelo WhatsApp ou e-mail, e oriente os alunos a responder no caderno.
Desenvolvimento
Através de WhatsApp ou e-mail, lance o desafio aos alunos: vamos brincar de ser jornalistas? Diga que eles farão o papel de jornalistas e escreverão um texto de divulgação científica sobre o tema do vídeo. Oriente que utilizem o mesmo título. Relembre o que é um texto de divulgação científica para que os alunos possam escrever próximo das características do mesmo. Relembre que eles deverão escrever utilizando pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos para organizarem as ideias e dar sentido ao texto. Para a escrita do texto, você pode propor que os alunos escrevam no caderno e enviem uma foto do texto pelo WhatsApp ou, caso seja possível, utilizem o Word ou Google Docs para digitar e editar o texto. Oriente a turma a ler os seus próprios textos depois de escrever e localizar os pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos, para verificar se não há repetições excessivas. Faça devolutivas a respeito do texto dos alunos pelo WhatsApp e envie de volta.
Fechamento
Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo com os alunos utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e realize uma revisão coletiva de um dos textos, explicando para os alunos o uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como recurso de coesão referencial. Depois, pergunte aos alunos o que eles aprenderam sobre o uso dos pronomes como recurso de referência no texto e faça uma anotação coletiva. Solicite aos alunos que anotem no caderno (Caso seja possível, grave a videochamada para disponibilizar aos alunos que não tiveram como participar). Caso não seja possível realizar a chamada de vídeo, solicite que os alunos anotem no caderno o que aprenderam sobre o uso dos pronomes.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para assistirem ao vídeo sobre a superlua e discutirem sobre o fenômeno. Depois, sugira que leiam as suas produções para eles.