Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.
Materiais necessários: Folhas de sulfite ou A4 em quantidade suficiente para os grupos de quatro alunos, dicionários.
Dificuldades antecipadas: Não-reconhecimento dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.
Referências sobre o assunto:
ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
A Superlua explicada. vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U . Acesso em 12 de outubro de 2018.
FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
Tema da aula
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Relembre o conhecimento acerca dos pronomes e qual o papel deles na retomada de palavras, expressões ou trechos dentro do texto. Espera-se que cheguem à conclusão de que os pronomes são recursos importantes para a conexão, reiteração e associação de elementos relevantes à continuidade de sentido no texto (ANTUNES, 2005).
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Crie hipóteses sobre a explicação para o fenômeno Superlua e grave no aparelho celular.
- Assista o vídeo e promova a discussão sobre a explicação científica para a Superlua (3’36’’).
- Confronte com as hipóteses gravadas. Peça que falem um por vez e, caso muitos queiram se expressar, use um objeto que possa passar de mão em mão, representando a vez de fala ( pode ser um boneco de pano, uma pequena bola ou uma boca de tecido).
- Em seguida, repita o vídeo para a consolidação das informações.
- Anote no quadro as informações do vídeo:
Data da última Superlua: 14 de novembro de 2016
Próximas Superluas: 25 de novembro de 2034/ 25 de dezembro de 2052
Distância: 356,5 mil Km da Terra
Explicação: Elipse, perigeu, apogeu, horizonte.
Materiais complementares: Para assistir ao vídeo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Em grupos de quatro alunos, distribua uma folha de papel sulfite em branco para os grupos. Diga-lhes que vão brincar de jornalistas e apresente-os a dinâmica:
- Explique que caberá ao grupo escrever o mesmo título dado no vídeo A Superlua explicada.
- Com base nas informações do quadro e o vídeo assistido, o grupo discutirá entre si e produzirá um parágrafo inicial sobre o vídeo e o fenômeno Superlua (peça que façam de lápis). Sugira que um aluno sirva de escriba. Disponibilize dicionários entre os grupos da sala. O tempo para cada escrita será de 5 minutos (colocar placas no quadro ou dispor de cronômetro, ampulheta, etc)
- Após o primeiro tempo (5 minutos), cada grupo encaminha o seu texto para o grupo seguinte, em sentido horário. Ao receber o papel com a introdução, os alunos leem, revisam e dão continuidade ao texto, utilizando as informações passadas no vídeo. Lembre sempre que devem evitar as repetições.
- Após os 5 minutos, troque novamente os papéis e peça que o grupo seguinte conclua o texto. Caso haja necessidade de alteração de algum trecho feito por outro grupo, autorize a modificação.
- Recolha as folhas. Relembre sobre o uso dos mecanismos anafóricos para a garantia da continuidade de sentido. Anote no quadro para posterior consulta.
- O uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como elemento coesivo para a organização e clareza das ideias do texto.
- Alguns casos de uso dos pronomes possessivos podem causar ambiguidade (falta de clareza) como em Assim que se encontrou com Maria, Jorge fez comentários sobre seus resultados na prova. Resultado de Maria? de Jorge? ou dos dois? A utilização inadequada pode gerar problemas no sentido do que se quer passar. O ideal seria: Assim que se encontrou com Maria, Jorge fez comentários sobre os resultados na prova dela/dele/deles.
3. Redistribua os textos (cuide para que os grupos não recebam os textos feitos produzidos por eles - em nenhuma das três etapas anteriores). Nessa parte da dinâmica, o grupo fará a curadoria: leitura e revisão. Caso seja necessário, escrevam no verso da folha a versão melhorada.
Materiais complementares: Folhas sulfite ou A4 em branco, dicionários.
Fechamento
Tempo sugerido: 05 minutos
Orientações:
- Peça a um aluno que leia em voz alta o texto revisado por seu grupo. Coletivamente, façam as adaptações reescrevendo o texto no quadro.
- Encaminhe ao quadro o aluno que sugerir mudanças para que ele possa efetivar a adequação diretamente.
- Chame a atenção da turma para o referente - termo a ser retomado - e verifique a efetividade do termo.
- Fale para os alunos sobre a importância da revisão dos textos, principalmente, sobre a coesão textual e o quanto os pronomes trabalhados na aula contribuem para isso, evitando repetição de palavras e mensagens ambíguas.
- Recolha os textos revisados para correção.