14650
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Folhas de sulfite ou A4 em quantidade suficiente para os grupos de quatro alunos, dicionários.

Dificuldades antecipadas: Não-reconhecimento dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

A Superlua explicada. vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U . Acesso em 12 de outubro de 2018.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Relembre o conhecimento acerca dos pronomes e qual o papel deles na retomada de palavras, expressões ou trechos dentro do texto. Espera-se que cheguem à conclusão de que os pronomes são recursos importantes para a conexão, reiteração e associação de elementos relevantes à continuidade de sentido no texto (ANTUNES, 2005).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Crie hipóteses sobre a explicação para o fenômeno Superlua e grave no aparelho celular.
  • Assista o vídeo e promova a discussão sobre a explicação científica para a Superlua (3’36’’).
  • Confronte com as hipóteses gravadas. Peça que falem um por vez e, caso muitos queiram se expressar, use um objeto que possa passar de mão em mão, representando a vez de fala ( pode ser um boneco de pano, uma pequena bola ou uma boca de tecido).
  • Em seguida, repita o vídeo para a consolidação das informações.
  • Anote no quadro as informações do vídeo:

Data da última Superlua: 14 de novembro de 2016

Próximas Superluas: 25 de novembro de 2034/ 25 de dezembro de 2052

Distância: 356,5 mil Km da Terra

Explicação: Elipse, perigeu, apogeu, horizonte.

Materiais complementares: Para assistir ao vídeo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Em grupos de quatro alunos, distribua uma folha de papel sulfite em branco para os grupos. Diga-lhes que vão brincar de jornalistas e apresente-os a dinâmica:
  • Explique que caberá ao grupo escrever o mesmo título dado no vídeo A Superlua explicada.
  • Com base nas informações do quadro e o vídeo assistido, o grupo discutirá entre si e produzirá um parágrafo inicial sobre o vídeo e o fenômeno Superlua (peça que façam de lápis). Sugira que um aluno sirva de escriba. Disponibilize dicionários entre os grupos da sala. O tempo para cada escrita será de 5 minutos (colocar placas no quadro ou dispor de cronômetro, ampulheta, etc)
  • Após o primeiro tempo (5 minutos), cada grupo encaminha o seu texto para o grupo seguinte, em sentido horário. Ao receber o papel com a introdução, os alunos leem, revisam e dão continuidade ao texto, utilizando as informações passadas no vídeo. Lembre sempre que devem evitar as repetições.
  • Após os 5 minutos, troque novamente os papéis e peça que o grupo seguinte conclua o texto. Caso haja necessidade de alteração de algum trecho feito por outro grupo, autorize a modificação.
  • Recolha as folhas. Relembre sobre o uso dos mecanismos anafóricos para a garantia da continuidade de sentido. Anote no quadro para posterior consulta.
  • O uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como elemento coesivo para a organização e clareza das ideias do texto.
  • Alguns casos de uso dos pronomes possessivos podem causar ambiguidade (falta de clareza) como em Assim que se encontrou com Maria, Jorge fez comentários sobre seus resultados na prova. Resultado de Maria? de Jorge? ou dos dois? A utilização inadequada pode gerar problemas no sentido do que se quer passar. O ideal seria: Assim que se encontrou com Maria, Jorge fez comentários sobre os resultados na prova dela/dele/deles.

3. Redistribua os textos (cuide para que os grupos não recebam os textos feitos produzidos por eles - em nenhuma das três etapas anteriores). Nessa parte da dinâmica, o grupo fará a curadoria: leitura e revisão. Caso seja necessário, escrevam no verso da folha a versão melhorada.

Materiais complementares: Folhas sulfite ou A4 em branco, dicionários.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Peça a um aluno que leia em voz alta o texto revisado por seu grupo. Coletivamente, façam as adaptações reescrevendo o texto no quadro.
  • Encaminhe ao quadro o aluno que sugerir mudanças para que ele possa efetivar a adequação diretamente.
  • Chame a atenção da turma para o referente - termo a ser retomado - e verifique a efetividade do termo.
  • Fale para os alunos sobre a importância da revisão dos textos, principalmente, sobre a coesão textual e o quanto os pronomes trabalhados na aula contribuem para isso, evitando repetição de palavras e mensagens ambíguas.
  • Recolha os textos revisados para correção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é é verificar e utilizar as relações anafóricas estabelecidas pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos e seus efeitos de sentidos em textos de divulgação científica.

Materiais necessários: Folhas de sulfite ou A4 em quantidade suficiente para os grupos de quatro alunos, dicionários.

Dificuldades antecipadas: Não-reconhecimento dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Referências sobre o assunto:

ANTUNES, Irandé. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

A Superlua explicada. vídeo disponível em https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U . Acesso em 12 de outubro de 2018.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso. Produzir textos na educação básica: o que saber, como fazer. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Relembre o conhecimento acerca dos pronomes e qual o papel deles na retomada de palavras, expressões ou trechos dentro do texto. Espera-se que cheguem à conclusão de que os pronomes são recursos importantes para a conexão, reiteração e associação de elementos relevantes à continuidade de sentido no texto (ANTUNES, 2005).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Crie hipóteses sobre a explicação para o fenômeno Superlua e grave no aparelho celular.
  • Assista o vídeo e promova a discussão sobre a explicação científica para a Superlua (3’36’’).
  • Confronte com as hipóteses gravadas. Peça que falem um por vez e, caso muitos queiram se expressar, use um objeto que possa passar de mão em mão, representando a vez de fala ( pode ser um boneco de pano, uma pequena bola ou uma boca de tecido).
  • Em seguida, repita o vídeo para a consolidação das informações.
  • Anote no quadro as informações do vídeo:

Data da última Superlua: 14 de novembro de 2016

Próximas Superluas: 25 de novembro de 2034/ 25 de dezembro de 2052

Distância: 356,5 mil Km da Terra

Explicação: Elipse, perigeu, apogeu, horizonte.

Materiais complementares: Para assistir ao vídeo, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8Z1lGEao58U

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Em grupos de quatro alunos, distribua uma folha de papel sulfite em branco para os grupos. Diga-lhes que vão brincar de jornalistas e apresente-os a dinâmica:
  • Explique que caberá ao grupo escrever o mesmo título dado no vídeo A Superlua explicada.
  • Com base nas informações do quadro e o vídeo assistido, o grupo discutirá entre si e produzirá um parágrafo inicial sobre o vídeo e o fenômeno Superlua (peça que façam de lápis). Sugira que um aluno sirva de escriba. Disponibilize dicionários entre os grupos da sala. O tempo para cada escrita será de 5 minutos (colocar placas no quadro ou dispor de cronômetro, ampulheta, etc)
  • Após o primeiro tempo (5 minutos), cada grupo encaminha o seu texto para o grupo seguinte, em sentido horário. Ao receber o papel com a introdução, os alunos leem, revisam e dão continuidade ao texto, utilizando as informações passadas no vídeo. Lembre sempre que devem evitar as repetições.
  • Após os 5 minutos, troque novamente os papéis e peça que o grupo seguinte conclua o texto. Caso haja necessidade de alteração de algum trecho feito por outro grupo, autorize a modificação.
  • Recolha as folhas. Relembre sobre o uso dos mecanismos anafóricos para a garantia da continuidade de sentido. Anote no quadro para posterior consulta.
  • O uso dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos como elemento coesivo para a organização e clareza das ideias do texto.
  • Alguns casos de uso dos pronomes possessivos podem causar ambiguidade (falta de clareza) como em Assim que se encontrou com Maria, Jorge fez comentários sobre seus resultados na prova. Resultado de Maria? de Jorge? ou dos dois? A utilização inadequada pode gerar problemas no sentido do que se quer passar. O ideal seria: Assim que se encontrou com Maria, Jorge fez comentários sobre os resultados na prova dela/dele/deles.

3. Redistribua os textos (cuide para que os grupos não recebam os textos feitos produzidos por eles - em nenhuma das três etapas anteriores). Nessa parte da dinâmica, o grupo fará a curadoria: leitura e revisão. Caso seja necessário, escrevam no verso da folha a versão melhorada.

Materiais complementares: Folhas sulfite ou A4 em branco, dicionários.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações:

  • Peça a um aluno que leia em voz alta o texto revisado por seu grupo. Coletivamente, façam as adaptações reescrevendo o texto no quadro.
  • Encaminhe ao quadro o aluno que sugerir mudanças para que ele possa efetivar a adequação diretamente.
  • Chame a atenção da turma para o referente - termo a ser retomado - e verifique a efetividade do termo.
  • Fale para os alunos sobre a importância da revisão dos textos, principalmente, sobre a coesão textual e o quanto os pronomes trabalhados na aula contribuem para isso, evitando repetição de palavras e mensagens ambíguas.
  • Recolha os textos revisados para correção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano