14649
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre A retomada de termos pelos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiuscia Macêdo Cardoso Brandão

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividades e orientações aos alunos, de modo a garantir que tenham autonomia para resolver as tarefas, e para dar devolutivas das atividades;
Texto para leitura, disponível aqui;
Atividade disponível aqui.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom;
Formulários Google (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio, vídeo ou mensagem de texto explicando a atividade e garantindo condições para que consigam realizar as tarefas com autonomia. Diga que lerão o texto de divulgação científica “Por que um copo com água gelada 'transpira'?”. Pergunte se eles já leram textos desse tipo e explique o que são textos de divulgação científica. Proponha aos alunos que encham um copo com água gelada e observem o que acontece com ele. Convide-os a ler o texto para entenderem o fenômeno científico.

Desenvolvimento
Grave um áudio ou vídeo realizando a leitura do texto em voz alta e envie aos alunos pelo WhatsApp. Oriente que ouçam o texto com atenção para compreenderem a curiosidade científica e realizar a atividade seguinte. Envie a atividade com o texto lacunado aos alunos com um banco de palavras para que o preencham do modo como acharem que produza sentido (você pode enviar o texto impresso, caso seja possível, ou solicitar que os alunos copiem os trechos no caderno, incluindo as palavras que preenchem o texto, ou ainda criar um Formulário Google com os trechos do texto lacunado para que os alunos respondam com as palavras que completam cada lacuna). Oriente os alunos a escolherem uma palavra do banco de palavras para preencher cada lacuna. Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcione um diálogo sobre as palavras usadas para preencher o texto. Explique aos alunos que essas palavras são pronomes e explicite as funções de cada tipo de pronome utilizado.

Fechamento
Proponha aos alunos que registrem uma nota no caderno sobre o que aprenderam na atividade. Envie pelo WhatsApp a seguinte questão como disparadora da sistematização da atividade: “Qual a função dos pronomes no texto?”

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para realizarem juntos o experimento do copo com água gelada e discutam por que o copo “transpira”. Oriente os alunos a compartilharem o texto depois do experimento, garantindo uma nova descoberta científica em família. 

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_09ATS01

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas