Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Multiplicação e divisão de potências de mesma base
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Potenciação nos números inteiros
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Compreender e sistematizar as propriedades de potência nos casos de Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.
Conceito-chave
Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Compreender e sistematizar as propriedades de potência nos casos de Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar
- Sugestão de Vìdeo:
Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:
https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8
- Sugestão de Leitura:
Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla
https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
Aquecimento
Tempo previsto: 4 minutos.
Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo uma leitura junto dos alunos da situação apresentada e, se necessário, converse com eles sobre a decomposição de números em forma de produtos. Proponha que os alunos, antes de calcularem o resultado das potenciações, escrevam as multiplicações sucessivas que cada potência representa, para que possam verificar, em casos como a alternativa d, se o resultado será um número maior ou menor que zero.
Propósito: Fazer com que os alunos recordem a potenciação com números inteiros no início da aula.
Discuta com a turma:
- Como é calculada uma potência?
- O cálculo de potências sempre é rápido de ser feito?
Material complementar:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos se organizem em duplas e faça uma leitura coletiva do enunciado da atividade do slide 7. Certifique-se de que os alunos entenderam o que precisa ser feito e então deixe que as duplas tentem resolver esta primeira parte.
Logo depois, passe para a atividade do slide 8 e repita o mesmo procedimento da atividade do slide anterior.
Em ambos os momentos da atividade principal, enquanto os alunos respondem, circule pela sala a fim de verificar as estratégias que eles utilizam para resolver a atividade, se há dúvidas ou erros que podem ser esclarecidos. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Após todos os alunos terminarem, peça então para que as duplas pensem se ocorre algum padrão tanto para a multiplicação quanto para a divisão de potências de mesma base, e que os registrem em seus cadernos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Discuta com a turma:
- Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
- E nas divisões, há algum padrão? Qual?
- Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
- Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?
- Calcular 24, 25, multiplicar os resultados e fatorar é um caminho possível? É o mais rápido?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)
Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos se organizem em duplas e faça uma leitura coletiva do enunciado da atividade do slide 7. Certifique-se de que os alunos entenderam o que precisa ser feito e então deixe que as duplas tentem resolver esta primeira parte.
Logo depois, passe para a atividade do slide 8 e repita o mesmo procedimento da atividade do slide anterior.
Em ambos os momentos da atividade principal, enquanto os alunos respondem, circule pela sala a fim de verificar as estratégias que eles utilizam para resolver a atividade, se há dúvidas ou erros que podem ser esclarecidos. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.
Após todos os alunos terminarem, peça então para que as duplas pensem se ocorre algum padrão tanto para a multiplicação quanto para a divisão de potências de mesma base, e que os registrem em seus cadernos.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Discuta com a turma:
- Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
- E nas divisões, há algum padrão? Qual?
- Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
- Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?
- Calcular 24, 25, multiplicar os resultados e fatorar é um caminho possível? É o mais rápido?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)
Orientações: Peça que uma das duplas de alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação da propriedade. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro duplas de alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros. Mostre também as soluções dos slides 6 e 7, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Discuta com a turma:
- Vocês enxergaram algum padrão na formulação dessa solução?
- Poderiam explicar como foi escrito o resultado sem calcular cada potência?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)
Orientações: Peça que uma das duplas de alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação da propriedade. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro duplas de alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros. Mostre também as soluções dos slides 6 e 7, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.
Discuta com a turma:
- Vocês enxergaram algum padrão na formulação dessa solução?
- Poderiam explicar como foi escrito o resultado sem calcular cada potência?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e faça uma leitura compartilhada das informações dos slides 8 e 9, certificando-se que todos entenderam a propriedade.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como vocês explicariam para seus colegas a multiplicação de potência de mesma base?
- Como vocês explicariam para seus colegas a divisão de potência de mesma base?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9).
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e faça uma leitura compartilhada das informações dos slides 8 e 9, certificando-se que todos entenderam a propriedade.
Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.
Discuta com a turma:
- O que vocês viram de diferente?
- Como vocês explicariam para seus colegas a multiplicação de potência de mesma base?
- Como vocês explicariam para seus colegas a divisão de potência de mesma base?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na sistematização são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso, por isso o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.
Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula, informando a importância e utilidade das propriedades estudadas.
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos. Peça que resolvam e respondam individualmente às perguntas.
Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conteúdos da aula.
Discuta com a turma:
- Qual foi a padrão encontrado?
- Será que realizar esses cálculos de outra forma seria mais eficaz? Qual seria essa forma?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_05NUM02
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no WhatsApp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Formulário do Google
- Vídeo: “Revisão sobre expoentes negativos” - Khan Academy, disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-exponents-radicals/pre-algebra-negative-exponents/v/negative-exponents acesso em 20 de jun 2020.
Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal
Aquecimento
Professor use o Google Formulário para que os alunos respondam à atividade inicial digitando a resposta. Caso os alunos não tenham recursos digitais, o professor pode solicitar a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações. Ou ainda você pode sugerir que os alunos em um movimento de sala de aula invertida acessem o conteúdo “Revisão sobre expoentes negativos”, disponível no Khan Academy para uma retomada.
Atividade principal
Para a realização das atividades principais os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem usando o meio escolhido para comunicação. Oriente-os a reproduzir a atividade no caderno para pensarem sobre a atividade. Peça aos alunos que filmem ou fotografem as suas estratégias e respostas, e compartilharem com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação, como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na sistematização são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso, por isso o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.
Raio X
O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Compartilhe a imagem do slide com os alunos usando o recurso de e-mail ou foto via WhatsApp. Peça que respondam à questão e lhe devolva com ele resolvido. Analise as respostas e elabore devolutivas individuais sobre a atividade e reenvie com comentários para os alunos.
Convite às famílias
A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém, ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto, indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Jair Antonio Bueno Junior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
Objetivos específicos
Compreender e sistematizar as propriedades de potência nos casos de Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.
Conceito-chave
Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.
Recursos necessários
Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.