9959
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Números

Plano de aula - Multiplicação e divisão de potências de mesma base

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Compreender e sistematizar as propriedades de potência nos casos de Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jair Antonio Bueno Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Compreender e sistematizar as propriedades de potência nos casos de Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.

Conceito-chave

Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Sugestão de Vìdeo:

Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:

https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8

  • Sugestão de Leitura:

Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo uma leitura junto dos alunos da situação apresentada e, se necessário, converse com eles sobre a decomposição de números em forma de produtos. Proponha que os alunos, antes de calcularem o resultado das potenciações, escrevam as multiplicações sucessivas que cada potência representa, para que possam verificar, em casos como a alternativa d, se o resultado será um número maior ou menor que zero.

Propósito: Fazer com que os alunos recordem a potenciação com números inteiros no início da aula.

Discuta com a turma:

  • Como é calculada uma potência?
  • O cálculo de potências sempre é rápido de ser feito?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos se organizem em duplas e faça uma leitura coletiva do enunciado da atividade do slide 7. Certifique-se de que os alunos entenderam o que precisa ser feito e então deixe que as duplas tentem resolver esta primeira parte.

Logo depois, passe para a atividade do slide 8 e repita o mesmo procedimento da atividade do slide anterior.

Em ambos os momentos da atividade principal, enquanto os alunos respondem, circule pela sala a fim de verificar as estratégias que eles utilizam para resolver a atividade, se há dúvidas ou erros que podem ser esclarecidos. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Após todos os alunos terminarem, peça então para que as duplas pensem se ocorre algum padrão tanto para a multiplicação quanto para a divisão de potências de mesma base, e que os registrem em seus cadernos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
  • E nas divisões, há algum padrão? Qual?
  • Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
  • Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?
  • Calcular 24, 25, multiplicar os resultados e fatorar é um caminho possível? É o mais rápido?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos se organizem em duplas e faça uma leitura coletiva do enunciado da atividade do slide 7. Certifique-se de que os alunos entenderam o que precisa ser feito e então deixe que as duplas tentem resolver esta primeira parte.

Logo depois, passe para a atividade do slide 8 e repita o mesmo procedimento da atividade do slide anterior.

Em ambos os momentos da atividade principal, enquanto os alunos respondem, circule pela sala a fim de verificar as estratégias que eles utilizam para resolver a atividade, se há dúvidas ou erros que podem ser esclarecidos. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Após todos os alunos terminarem, peça então para que as duplas pensem se ocorre algum padrão tanto para a multiplicação quanto para a divisão de potências de mesma base, e que os registrem em seus cadernos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
  • E nas divisões, há algum padrão? Qual?
  • Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
  • Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?
  • Calcular 24, 25, multiplicar os resultados e fatorar é um caminho possível? É o mais rápido?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Peça que uma das duplas de alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação da propriedade. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro duplas de alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros. Mostre também as soluções dos slides 6 e 7, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Vocês enxergaram algum padrão na formulação dessa solução?
  • Poderiam explicar como foi escrito o resultado sem calcular cada potência?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Peça que uma das duplas de alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação da propriedade. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro duplas de alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros. Mostre também as soluções dos slides 6 e 7, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Vocês enxergaram algum padrão na formulação dessa solução?
  • Poderiam explicar como foi escrito o resultado sem calcular cada potência?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e faça uma leitura compartilhada das informações dos slides 8 e 9, certificando-se que todos entenderam a propriedade.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a multiplicação de potência de mesma base?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a divisão de potência de mesma base?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e faça uma leitura compartilhada das informações dos slides 8 e 9, certificando-se que todos entenderam a propriedade.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a multiplicação de potência de mesma base?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a divisão de potência de mesma base?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na sistematização são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso, por isso o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.

Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula, informando a importância e utilidade das propriedades estudadas.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos. Peça que resolvam e respondam individualmente às perguntas.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conteúdos da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a padrão encontrado?
  • Será que realizar esses cálculos de outra forma seria mais eficaz? Qual seria essa forma?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar

  • Sugestão de Vìdeo:

Vídeo do Professor Jair Bueno sobre Multiplicação e Divisão de Potência de mesma base:

https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8

  • Sugestão de Leitura:

Agrupamento Produtivo: Trabalho em Dupla

https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Jair Antonio Bueno Junior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF07MA04) Resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.

Objetivos específicos

Compreender e sistematizar as propriedades de potência nos casos de Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.

Conceito-chave

Multiplicação e Divisão de potências de mesma base.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno. Se possível, atividades impressas em folhas.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 4 minutos.

Orientações: Inicie esta etapa da aula fazendo uma leitura junto dos alunos da situação apresentada e, se necessário, converse com eles sobre a decomposição de números em forma de produtos. Proponha que os alunos, antes de calcularem o resultado das potenciações, escrevam as multiplicações sucessivas que cada potência representa, para que possam verificar, em casos como a alternativa d, se o resultado será um número maior ou menor que zero.

Propósito: Fazer com que os alunos recordem a potenciação com números inteiros no início da aula.

Discuta com a turma:

  • Como é calculada uma potência?
  • O cálculo de potências sempre é rápido de ser feito?

Material complementar:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos se organizem em duplas e faça uma leitura coletiva do enunciado da atividade do slide 7. Certifique-se de que os alunos entenderam o que precisa ser feito e então deixe que as duplas tentem resolver esta primeira parte.

Logo depois, passe para a atividade do slide 8 e repita o mesmo procedimento da atividade do slide anterior.

Em ambos os momentos da atividade principal, enquanto os alunos respondem, circule pela sala a fim de verificar as estratégias que eles utilizam para resolver a atividade, se há dúvidas ou erros que podem ser esclarecidos. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Após todos os alunos terminarem, peça então para que as duplas pensem se ocorre algum padrão tanto para a multiplicação quanto para a divisão de potências de mesma base, e que os registrem em seus cadernos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
  • E nas divisões, há algum padrão? Qual?
  • Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
  • Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?
  • Calcular 24, 25, multiplicar os resultados e fatorar é um caminho possível? É o mais rápido?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (slides 4 e 5)

Orientações: Inicialmente, peça para que os alunos se organizem em duplas e faça uma leitura coletiva do enunciado da atividade do slide 7. Certifique-se de que os alunos entenderam o que precisa ser feito e então deixe que as duplas tentem resolver esta primeira parte.

Logo depois, passe para a atividade do slide 8 e repita o mesmo procedimento da atividade do slide anterior.

Em ambos os momentos da atividade principal, enquanto os alunos respondem, circule pela sala a fim de verificar as estratégias que eles utilizam para resolver a atividade, se há dúvidas ou erros que podem ser esclarecidos. Para mais informações, consulte o guia de intervenções indicado logo abaixo.

Após todos os alunos terminarem, peça então para que as duplas pensem se ocorre algum padrão tanto para a multiplicação quanto para a divisão de potências de mesma base, e que os registrem em seus cadernos.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
  • E nas divisões, há algum padrão? Qual?
  • Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
  • Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?
  • Calcular 24, 25, multiplicar os resultados e fatorar é um caminho possível? É o mais rápido?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Peça que uma das duplas de alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação da propriedade. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro duplas de alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros. Mostre também as soluções dos slides 6 e 7, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Vocês enxergaram algum padrão na formulação dessa solução?
  • Poderiam explicar como foi escrito o resultado sem calcular cada potência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos (slides 6 e 7)

Orientações: Peça que uma das duplas de alunos compartilhe na lousa as estratégias utilizadas para resolver a atividade. Dê uma atenção especial para os padrões que esses alunos encontraram, pois serão a base para a formulação da propriedade. Ao terminarem, pergunte aos demais alunos se também resolveram dessa forma, ou se utilizaram estratégias diferentes, para que possam juntos confrontar suas hipóteses, discutir erros e esclarecer dúvidas, contando também com a sua intervenção enquanto professor. Após cerca de três a quatro duplas de alunos compartilharem suas diferentes estratégias, peça que todos observem e reflitam se há um padrão que podemos enxergar no que diz respeito a potenciação de números inteiros. Mostre também as soluções dos slides 6 e 7, para que os alunos pensem ainda mais sobre os padrões que podem existir.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.

Discuta com a turma:

  • Vocês enxergaram algum padrão na formulação dessa solução?
  • Poderiam explicar como foi escrito o resultado sem calcular cada potência?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e faça uma leitura compartilhada das informações dos slides 8 e 9, certificando-se que todos entenderam a propriedade.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a multiplicação de potência de mesma base?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a divisão de potência de mesma base?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 8 e 9).

Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles viram de diferente nessa aula que não conheciam e faça uma leitura compartilhada das informações dos slides 8 e 9, certificando-se que todos entenderam a propriedade.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês viram de diferente?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a multiplicação de potência de mesma base?
  • Como vocês explicariam para seus colegas a divisão de potência de mesma base?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Comente com os alunos que utilizar as propriedades vistas na sistematização são, muitas vezes, atalhos úteis para a resolução de exercícios. Quanto maior o número, calcular potências se torna algo muito trabalhoso, por isso o uso de propriedades faz com que possamos desenvolver a solução de problemas com mais facilidade.

Propósito: Consolidar as aprendizagens da aula, informando a importância e utilidade das propriedades estudadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Apresente esses exercícios aos alunos. Peça que resolvam e respondam individualmente às perguntas.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam os conteúdos da aula.

Discuta com a turma:

  • Qual foi a padrão encontrado?
  • Será que realizar esses cálculos de outra forma seria mais eficaz? Qual seria essa forma?

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 7º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a resolver problemas com múltiplos e divisores de um número natural, conceituar os números inteiros e racionais como ampliação dos campos numéricos conhecidos, realizar as quatro operações e a potenciação com números inteiros, representar frações e porcentagens de todos discretos ou contínuos e explorar as quatro operações com números racionais positivos na forma decimal.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano