Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia;
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui).
Introdução
Utilizando um gravador de tela (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), explique a atividade para os alunos. Inicie incentivando-os alunos a refletir sobre a seguinte questão: “Quando devemos acentuar palavras terminadas com til?” Mostre a imagem disponível no slide da introdução do plano original e faça uma revisão do uso da acentuação em palavras terminadas em Ã, ÃS, ÃO e ÃOS. Para isso, retome o conceito de sílaba tônica e de classificação das palavras em oxítona, paroxítona e proparoxítona, para que os alunos compreendam que só serão acentuadas as palavras terminadas em til cuja sílaba tônica seja a penúltima.
Desenvolvimento
Envie aos alunos a atividade proposta no desenvolvimento do plano por e-mail ou WhatsApp e oriente como devem respondê-la. Explicite que, na primeira coluna da tabela, há uma lista de palavras que terminam com til, e que o til não é acento, mas um recurso de nasalização. Indique que devem analisar as palavras e preencher a tabela indicando a sílaba tônica, explicitando se a palavra leva ou não acento e qual acento deve ser utilizado. Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie as respostas para que os alunos a corrijam, ou, caso seja possível, realize uma chamada de vídeo, utilizando ferramentas como Google Meet ou Zoom, e possibilite a correção coletiva da atividade, explicitando a regra de acentuação de palavras terminadas em til.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro sobre os aprendizados acerca da acentuação de palavras terminadas em til a partir da consigna:
- Devo acentuar palavras terminadas em til somente quando...
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem com os familiares as descobertas sobre a acentuação de palavras terminadas em til e listem palavras para consultarem a escrita no dicionário, verificando se têm acento ou não.