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Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Palavras terminadas com til: quando elas têm acento?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do EF sobre Palavras terminadas com til: quando elas têm acento?

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tiago Elias Batista

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, giz de cera, canetinhas, projetor ou quadro, cartolinas ou papel pardo grande.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos ou identificar sílabas tônicas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos, perguntando se eles acham que a acentuação é algo difícil e se eles acreditam que exista algum meio para sabermos quando uma palavra é acentuada ou não. A ideia é prepará-los cognitivamente para a discussão a ser iniciada.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o conteúdo deste slide.
  • Realize uma breve revisão a respeito desse tema. É imprescindível que os alunos já tenham descoberto esse regularidade em algum momento, tendo em vista o caráter prático desta aula.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em duplas.
  • Distribua as folhas de atividades aos alunos e explique-as.
  • Neste exercício, os alunos devem completar a tabela da seguinte forma:
  • na segunda coluna, escrever a sílaba tônica da palavra;
  • na terceira, dizer se a palavra precisa de acento;
  • e na última coluna, indicar qual acento deve ser usado. Caso a palavra não precise de acento, basta deixar em branco.

Em seguida, os alunos devem corrigir a palavra de acordo com as suas respostas na tabela. A ideia é que eles percebam que quando a sílaba tônica é a mesma em que recai o til, a palavra não precisa de acento, enquanto que, se a sílaba tônica é outra, então ela deve ser marcada com o acento gráfico. É importante também que os alunos tenham a clareza de que o til não é um acento, cabendo a ele apenas a função de nasalização.

  • Durante a realização do exercício, é possível que alguma criança (principalmente se ela for muçulmana) não identifique a necessidade de acento na palavra ímã por confundí-la com a palavra imã, que se refere ao sacerdote muçulmano que dirige as preces em uma mesquita. Nesse caso, explique que se trata da palavra ímã, que se refere aos materiais que têm a propriedade de atrair o ferro.
  • O tempo de realização deste exercício deve ser de aproximadamente 15 minutos.

Materiais complementares:

Atividade para impressão: acesse aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Corrija a atividade de maneira breve. (5 minutos)
  • Pegue uma cartolina e fixe provisoriamente no quadro.
  • Peça aos alunos que falem as palavras da lista que possuem acento e, na medida em que forem falando, escreva essas palavras na cartolina com canetinhas ou giz de cera. A ideia é que a cartolina seja fixada na parede da sala de modo que os alunos tenham a sua disposição um material para consultas rápidas. (15 minutos)

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade: aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte se restou alguma dúvida e a resolva em caso positivo.
  • Pergunte o que os alunos acharam da atividade e como se sentiram.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é diferenciar os acentos agudo e circunflexo do til e reconhecer a regularidade para o emprego de acento em paroxítonas terminadas em -ã(s) e -ão(s).

Materiais necessários: Folhas de atividade, lápis, giz de cera, canetinhas, projetor ou quadro, cartolinas ou papel pardo grande.

Dificuldades antecipadas: Talvez alguns alunos não saibam reconhecer a regularidade para o emprego de acentos ou identificar sílabas tônicas.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade II – Palavra cantada : Desvios dos padrões de escrita : interferência da variedade linguística falada – Livro do Professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 80p. : il. Disponílvel em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16462.pdf

CUNHA, C. Gramática básica do português contemporâneo. Lexikon. Disponível em http://www.aulete.com.br/gram/cap02-05-regras_acentuacao. Acesso em 23/09/2018

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema para os alunos, perguntando se eles acham que a acentuação é algo difícil e se eles acreditam que exista algum meio para sabermos quando uma palavra é acentuada ou não. A ideia é prepará-los cognitivamente para a discussão a ser iniciada.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou escreva no quadro o conteúdo deste slide.
  • Realize uma breve revisão a respeito desse tema. É imprescindível que os alunos já tenham descoberto esse regularidade em algum momento, tendo em vista o caráter prático desta aula.
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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em duplas.
  • Distribua as folhas de atividades aos alunos e explique-as.
  • Neste exercício, os alunos devem completar a tabela da seguinte forma:
  • na segunda coluna, escrever a sílaba tônica da palavra;
  • na terceira, dizer se a palavra precisa de acento;
  • e na última coluna, indicar qual acento deve ser usado. Caso a palavra não precise de acento, basta deixar em branco.

Em seguida, os alunos devem corrigir a palavra de acordo com as suas respostas na tabela. A ideia é que eles percebam que quando a sílaba tônica é a mesma em que recai o til, a palavra não precisa de acento, enquanto que, se a sílaba tônica é outra, então ela deve ser marcada com o acento gráfico. É importante também que os alunos tenham a clareza de que o til não é um acento, cabendo a ele apenas a função de nasalização.

  • Durante a realização do exercício, é possível que alguma criança (principalmente se ela for muçulmana) não identifique a necessidade de acento na palavra ímã por confundí-la com a palavra imã, que se refere ao sacerdote muçulmano que dirige as preces em uma mesquita. Nesse caso, explique que se trata da palavra ímã, que se refere aos materiais que têm a propriedade de atrair o ferro.
  • O tempo de realização deste exercício deve ser de aproximadamente 15 minutos.

Materiais complementares:

Atividade para impressão: acesse aqui

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Orientações:

  • Corrija a atividade de maneira breve. (5 minutos)
  • Pegue uma cartolina e fixe provisoriamente no quadro.
  • Peça aos alunos que falem as palavras da lista que possuem acento e, na medida em que forem falando, escreva essas palavras na cartolina com canetinhas ou giz de cera. A ideia é que a cartolina seja fixada na parede da sala de modo que os alunos tenham a sua disposição um material para consultas rápidas. (15 minutos)

Materiais complementares:

Acesse a resolução da atividade: aqui

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Pergunte se restou alguma dúvida e a resolva em caso positivo.
  • Pergunte o que os alunos acharam da atividade e como se sentiram.

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